O câncer de próstata e a Oncogenética
O câncer de próstata e a Oncogenética
Alguns perfis de pacientes tendem a um risco aumentado de desenvolver esse tipo de tumor e precisam antecipar o rastreamento
Câncer de próstata, uma enfermidade ligada ao fator genético. Estudos mostram que de 10 a 12% desse tipo de tumor estão associados a mutações genéticas hereditárias.
“Sabemos que homens com familiares de primeiro e segundo graus com câncer de próstata têm um risco aumentado em relação à população geral, e, além disso, alguns casos estão associados a mutações herdadas em genes de predisposição a câncer”, explica Maria Nirvana da Cruz Formiga, médica oncologista e head do Departamento de Oncogenética do A.C.Camargo Cancer Center.
Câncer de próstata: rastreamento
O histórico familiar é importante para o risco de câncer de próstata. Se o pai ou o irmão tiveram, deve-se começar o toque retal aos 45 anos – o normal indicado seria aos 50.
“Sabendo que o paciente tem histórico familiar importante e/ou síndrome hereditária de predisposição ao câncer de próstata, como, por exemplo, a mutação nos genes BRCA2 e ATM, preconiza-se que este homem inicie rastreamento em idade mais jovem que o recomendado ”, afirma a Dra. Maria Nirvana.
Testes genéticos
Os testes genéticos para identificação de síndromes hereditárias de predisposição a câncer já se tornaram mais acessíveis, com valores mais em conta, embora ainda sejam considerados exames de alto custo, não disponíveis, por exemplo, na rede pública.
O preço, porém, não é a única barreira. “O maior desafio é o conhecimento das síndromes, a capacidade de fazer o aconselhamento pré e pós-teste, tendo competência para interpretar os resultados e passar para o paciente”, diz Maria Nirvana.
“Nem sempre um teste negativo significa que a pessoa não possa ter uma síndrome genética hereditária. Pode ser que aquele exame inicial não tenha tido uma cobertura ampla de genes e precise de alguma complementação”, finaliza a especialista.
Um Cancer Center não é um hospital, é uma plataforma completa de atendimento, incluindo prevenção, investigação, estadiamento, tratamento, cuidados paliativos e reabilitação. Tudo no mesmo local.