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Escola da Pediatria traz conteúdo interdisciplinar e diferenciado para alunos pacientes

 
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Escola da Pediatria traz conteúdo interdisciplinar e diferenciado para alunos pacientes

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O papel da escola, junto com a família, é o da formação cidadã e ética, essencial para desenvolver indivíduos pensantes e críticos. O desafio é tornar os espaços de aprendizagem mais atraentes para os alunos construírem o próprio projeto de vida de maneira responsável e autônoma. A escola é, assim, uma etapa fundamental, principalmente na infância. Por isso, caso a criança ou o jovem estejam impossibilitados de frequentá-la, por exemplo, por motivos de saúde, é importante que ela esteja disponível também no contexto hospitalar.

A Escola Especializada Schwester Heine, que atende aos pacientes pediátricos em tratamento no A.C.Camargo, tem exatamente esse objetivo: garantir a continuidade dos estudos, com oportunidades de inclusão e perspectiva de futuro a quem passa pelo tratamento do câncer e, também, a mudança de foco da doença. "Nossa proposta é instigar a criança e o jovem a terem um olhar crítico a partir da avaliação do que aprendem, com base em determinados critérios que possibilitam ao aluno paciente idealizar o seu projeto de vida", conta a Profª Dra. Maria do Carmo da Silva Wiese, gerente educacional da Instituição.

Com base na interdisciplinaridade, a escola atende da Educação Infantil ao Ensino Médio e é uma das referências no ensino em Classes Hospitalares. Esse reconhecimento é fruto do trabalho conjunto de professores, pedagogos, médicos e multiprofissionais da área da saúde, que atuam com dedicação, afetividade e comprometimento.

Em 2016, o principal tema de trabalho é sobre as Olimpíadas e as Paralimpíadas, que acontecem no Rio de Janeiro em agosto e setembro. Nos meses que antecedem o evento, os alunos pacientes conhecerão a história e a mitologia das competições, serão envolvidos no universo das principais modalidades olímpicas e paralímpicas, aprendendo desde técnicas e regras até quem são os medalhistas dos esportes estudados. Cada assunto terá seu espaço no calendário letivo, das ciências da natureza e exatas às humanas.

As atividades envolvem também oficinas de música e de cinema, além da criação de um mascote, com características que devem combinar o animal a importantes atributos dos Jogos Olímpicos. Biólogos do Zoológico de São Paulo serão parceiros nessa dinâmica, ajudando com oficinas sobre o reino animal.

A prática de esportes durante o tratamento oncológico, por outro lado, só é possível com autorização médica.
 

O papel de aluno na recuperação da própria saúde

A importância da escola para o paciente pediátrico com câncer é também destacada pela diretora da Oncologia Pediátrica do A.C.Camargo, Dra. Cecília Maria Lima da Costa. "Humanizar o tratamento é tornar esse momento o mais próximo possível de uma vida normal – e a da criança é na escola", enfatiza. "A Escola Schwester Heine traz perspectiva de futuro, de que essa fase vai passar e aquele jovem terá uma vida normal, sem perder etapas ou atrasá-las", explica.

O ambiente escolar também é importante para os pais. "Eles se reúnem e trocam experiências. Conhecer a história de alunos que estão na fase final de recuperação da saúde traz uma sensação de esperança com o seu próprio filho", observa Dra. Cecília. O rendimento escolar também costuma melhorar. "Familiares contam sobre algumas crianças que apresentavam dificuldades na outra escola e se tornaram superdedicadas, após brotar um sentimento de superação que extrapola a sala de aula".

A Escola Especializada Schwester Heine foi criada em 15 de outubro de 1987 por Carmen Prudente, fundadora do A.C.Camargo, e pela pedagoga Maria Genoveva Vello. Desde 2009, também promove um curso de Extensão em Pedagogia Hospitalar, no qual qualifica novos profissionais capacitados a atuar na área em outras instituições. Já dizia Carmen Prudente: "As crianças conseguem vencer a doença, mas não conseguem vencer na vida sem educação".

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