Diferenças entre câncer infantil e de adultos

 
Publicado em: 22/02/2018 - 21:02:00

Ao contrário do que acontece com adultos, o câncer em crianças não tem fatores de risco, como falta de exercícios físicos ou exageros na dieta. Suas causas ainda são desconhecidas.

O número: 12.600 novos casos de câncer infantil por ano no Brasil.

Câncer de criança é igual ao de adulto? Não.

O câncer em adultos, na maioria dos casos, está relacionado a fatores de risco do meio ambiente. Por exemplo, o câncer de pulmão, à exposição ao tabaco, o câncer de colo de útero, ao HPV. É preciso anos de exposição a fatores de risco até que a célula comece a se multiplicar de forma desorganizada dando origem ao câncer. Na criança, o câncer é formado por uma célula que não amadureceu como deveria e começou a se multiplicar de forma desordenada.

Leucemia linfoide aguda é o principal câncer na infância.

Sua principal característica é a juventude das células, que se proliferam rapidamente e ocupam a medula óssea acima de sua capacidade. Já em adultos, a incidência da leucemia é de apenas 1,6% e a mais comum é a leucemia linfoide crônica, que não ocorre na faixa etária pediátrica.

Linfomao 3º tipo de câncer mais comum na infância, também aparece em adultos, na 10ª posição. É o câncer no sistema linfático, que pode ser de dois tipos: linfoma não Hodgkin e linfoma de Hodgkin. O mais comum, tanto nas crianças quanto nos adultos jovens, é o linfoma não Hodgkin, agressivo, de rápido crescimento. O linfoma de Hodgkin, mais vagaroso, costuma aparecer nos adultos mais velhos.

Sarcomas são mais comuns entre crianças, com 10% dos casos.

Entre os adultos, a frequência é de apenas 1%. O rabdomiossarcoma é o tipo de sarcoma mais frequente entre crianças e adolescentes; atinge as partes moles (nos rabdomios, células que vão se tornar músculos esqueléticos do corpo), principalmente na região da cabeça e do pescoço, gênito-urinária (bexiga, próstata, testículo, vagina) e nas extremidades. Entre os adultos, os tipos mais incidentes de sarcomas de partes moles são o leiomiossarcomalipossarcoma e o fibrossarcoma. Entre os sarcomas ósseos, os mais comuns são o osteossarcoma e o sarcoma de Ewing, ambos mais frequentes na adolescência.

Conheça outros tipos de tumores pediátricos

  • Tumor de Wilms: tumor renal. Pode afetar um rim ou, raramente, ambos e é mais comum na faixa dos 2 a 3 anos de idade.
  • Neuroblastoma: mais comum no abdome e no mediastino. Costuma ser diagnosticado nos dois primeiros anos de vida.
  • Retinoblastoma: câncer nas células da retina e que tem como característica um brilho nos olhos, conhecido como reflexo do olho de gato. Pode ser hereditário ou não. Costuma aparecer em crianças de 0 a 3 anos de idade.
  • Tumores do Sistema Nervoso Central: são os tumores malignos sólidos mais comuns em crianças. Podem ocorrer em qualquer faixa etária.

O que muda no tratamento com a idade

Leucemia aguda: a resposta à quimioterapia costuma ser melhor em crianças, que apresentam prognóstico favorável em cerca de 80% dos casos. Esse número diminui um pouco entre os adultos.

Sarcomas: para as crianças, a quimioterapia é recomendada, pois o rabdomiossarcoma é bastante sensível a esse tratamento. Adultos com sarcomas são tratados com cirurgia e radioterapia na maioria das vezes.

 

Dra. Cecília Maria Lima da Costa CRM 77799
Diretora do Departamento de Oncologia Pediátrica
Especialista em Pediatria - RQE nº 57880

Avaliação de conteúdo

Você gostaria de avaliar esse conteúdo?
Esse conteúdo foi útil?
Gostaria de comentar algo sobre esse conteúdo?
Ao continuar você confirma ter ciência de nossa Política de Privacidade e dos respectivos Avisos de Privacidade e Proteção de Dados presentes em nosso Portal de Privacidade.
CAPTCHA
Esta pergunta é para testar se você é humano e para evitar envios de spam

Veja também

O que o paciente com câncer deve saber sobre interações medicamentosas?
Chás e alguns medicamentos podem interferir na ação dos quimioterápicos Por Daniel Garcia, médico oncologista clínico do A.C.Camargo Cancer Center Pacientes com câncer têm um risco particularmente alto de interações medicamentosas, que, por definição, são um efeito do uso de duas (ou mais) drogas, ou...
Touca de resfriamento - Uma forma de colaborar com a autoestima e preservar a privacidade dos pacientes
Tentar manter a autoestima durante o tratamento de câncer ajuda no bem-estar e na qualidade de vida e também a paciente a se sentir mais bonita e até mais forte para seguir com os cuidados necessários. Nem sempre isso é tão simples. Um dos efeitos...
Como o pioneirismo em cirurgia robótica acelera a recuperação de pacientes
Artigo científico descreve como foi a implementação dessa tecnologia aqui no A.C.Camargo e que temos, hoje, expertise similar aos melhores do mundo Somos pioneiros na América Latina em cirurgia robótica de cabeça e pescoço, com expertise similar aos centros de referência do mundo. A primeira...
Orientações sobre a gripe 2018
A gripe A influenza ou gripe é uma infecção respiratória aguda, causada pelo vírus influenza, com alto potencial de transmissão. Os primeiros sintomas geralmente são: febre, dor muscular e tosse seca. A evolução costuma ser branda e autolimitada, por período de quatro dias a sete...
O exame de sangue oculto nas fezes é o método ideal para rastreamento do câncer colorretal em grandes populações
Pouca gente se lembra de fazer – e às vezes até mesmo os médicos se esquecem de pedir – o exame de sangue oculto nas fezes. Entretanto, ele é muito eficiente para ajudar no diagnóstico do câncer de intestino e tem a vantagem de ser...