Cuidado com a saúde e criatividade, uma combinação perfeita

Publicado em: 16/11/2015 - 22:11:00
Notícias

Uma escola americana queria estimular duas atividades aparentemente inconciliáveis: leitura e exercício físico. Na hora de colocar o projeto em prática, os educadores resolveram inovar e substituíram as tradicionais carteiras por bicicletas ergométricas durante as aulas de leitura. Assim, ao mesmo tempo em que aproveitavam um bom livro, os alunos combatiam o sedentarismo. 


       
Para quem gostou da ideia, existem medidas bem mais simples que podem surtir o mesmo efeito. Confira as dicas do A.C.Camargo para cuidar da saúde com muita criatividade.
 

Mexa-se!

Melhorar o sistema imunológico, auxiliar na prevenção de doenças, acelerar o metabolismo, aumentar a autoestima e facilitar a inserção social... Os benefícios das atividades físicas para o organismo são incontáveis.
 

Passo a passo

Segundo a Organização Mundial de Saúde, dar cerca de 10 mil passos por dia é suficiente para sair do time dos sedentários. Uma pessoa sedentária faz de 6 a 7 mil passos diariamente, segundo o Centro de Estudos do Laboratório de Aptidão Física de São Caetano do Sul. Com mais 30 minutos de caminhada, seria possível acrescentar cerca de 3 mil passos e atingir a marca recomendada pela OMS.

Sem tempo para fazer esteira? Troque o carro por um bom par de tênis e vá a pé para o trabalho, para o banco ou para o supermercado. Os passos a mais nessas pequenas caminhadas serão "computados" pelo corpo do mesmo jeito.

No supermercado, aliás, dá para queimar cerca de 155 calorias empurrando o carrinho por 30 minutos, segundo levantamento da Escola Médica de Harvard.

Para os fãs de tecnologia, também vale apostar em games como o Kinect e o Wii, pois exigem esforço físico e movimentos corporais. Aproveite para se divertir com seus filhos e amigos!

Praticar exercício pode ser um jeito criativo de cuidar não apenas da saúde do corpo, mas também da mente. O estudo SMILE, da Universidade Duke, mostrou que a prática de atividades físicas pode ser tão eficaz quanto alguns medicamentos no tratamento da depressão.
 

Não saia do peso

Manter o peso normal ajuda a prevenir o diabetes, a hipertensão, o colesterol elevado e outros problemas. Como nem sempre é fácil cortar calorias do cardápio, boas recomendações para quem quer evitar o excesso de peso são:

Eliminar bebidas com açúcar, como refrigerantes, sucos e chás. Elas significam um consumo extra de 200 a 400 calorias, segundo um estudo feito na Argentina. O mais indicado é substituí-las por versões sem açúcar ou, melhor ainda, apostar na água para aliviar a sede.

Tomar um bom café da manhã. Segundo pesquisa do Wolfson Medical Center, em Israel, o consumo de uma refeição matutina rica em proteínas e carboidratos ajuda a secretar hormônios que aumentam a saciedade e turbinam a queima de gorduras.

Comer devagar, mastigando bem. Segundo estudo do Hospital Pediátrico de Bristol, na Inglaterra, reservar ao menos 30 minutos para as refeições principais ajuda a comer menos e auxilia na perda de peso e na prevenção do diabetes e de outros problemas.
 

Durma bem

sono é fundamental para uma boa saúde, pois enquanto dormimos o corpo continua trabalhando para assegurar o bom funcionamento do organismo. Alguns benefícios de dormir bem:

Acelera o metabolismo. Segundo pesquisadores da Universidade da Pensilvânia, nos Estados Unidos, dormir menos de seis horas por noite desregula a produção hormonal e aumenta o nível dos hormônios que provocam o apetite e reduzem o nível daqueles que elevam o gasto de energia.

Deixa a pele mais bonita, pois auxilia no combate aos radicais livres, que aceleram o envelhecimento. E melhora o humor, a memória e a capacidade de aprendizado.
 

Controle o colesterol

Estar sempre "de olho" nos níveis de colesterol ajuda a evitar doenças cardíacas, arteriosclerose e muitos outros problemas de saúde. E existem alguns modos acessíveis de fazer isso: 

Trocar alimentos refinados por alimentos integrais, pois têm mais fibras, que auxiliam no controle do colesterol.

Ingerir mais alimentos de cor roxa, como uva, cebola, repolho e alface. A maioria dos alimentos roxos contém antocianina, um corante natural e antioxidante que pode ajudar a evitar o colesterol alto.

Dr. Ademar Lopes - CRM 21092
Vice-Presidente da Fundação Antônio Prudente
Diretor do Departamento de Cirurgia Pélvica
Chefe do Núcleo de Sarcomas

Outras fontes:
<http://vida-estilo.estadao.com.br/noticias/comportamento,caminhar-e-preciso,418811>.

<http://clinicadue2.blogspot.com.br/2011/01/bebidas-comprometem-dieta-metade-das.html>.

<http://www.institutobrasileirodosono.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=96&Itemid=156>.

<http://idmed.terra.com.br/dieta-e-boa-forma/alimentacao-saudavel/conheca-os-beneficios-dos-alimentos-roxos.html>.

Avaliação de conteúdo

Você gostaria de avaliar esse conteúdo?
Esse conteúdo foi útil?
Gostaria de comentar algo sobre esse conteúdo?

Veja também

Novas Fronteiras - Preservação da fertilidade em mulheres com tumor ginecológico
Embora o câncer ginecológico seja mais prevalente na pós-menopausa, também existem mulheres que recebem o diagnóstico da doença em fase fértil e com o desejo de ter filhos. A preservação da fertilidade nesse grupo de pacientes com câncer de colo do útero, endométrio e ovário...
Alimentos que ajudam na prevenção do câncer: colo do útero, pulmão e estômago
Boa alimentação pode ajudar na prevenção do câncer. Confira dicas de alimentos que podem ser aliados na prevenção de tumores de colo do útero, pulmão e estômago.
Chegou o inverno. Descubra os cuidados necessários na estação mais gelada do ano
Além de se proteger do frio para evitar doenças como a gripe, diversos cuidados são necessários na estação mais fria do ano. Atividades que auxiliam na manutenção do calor no corpo, como a exposição ao sol e o consumo de bebidas quentes, podem ser uma...
Evolução na sobrevida de pacientes com metástase cerebral
A implementação e difusão de uma técnica de radioterapia cranial focal precisa, que possibilita a administração de uma alta dose de radiação restrita à lesão em fração única (radiocirurgia) ou poucas frações (radioterapia estereotática fracionada), assim como o aumento das opções de tratamento sistêmico (novas...
Em oficina gratuita, nutricionistas ensinam o passo a passo do preparo de receitas que auxiliam na prevenção de câncer
Adotar um estilo de vida saudável é fundamental para reduzir os riscos de desenvolver câncer, e um grande passo é estar atento ao que colocamos na mesa. Focado em difundir o papel protetor de uma alimentação equilibrada, o A.C.Camargo anuncia a agenda de 2013 da...