O A.C.Camargo Cancer Center assinou uma parceria com a BioMed Central, publisher de acesso aberto do grupo Springer Nature, com a proposta de internacionalizar a revista Applied Cancer Research e torná-la uma opção para autores de trabalhos voltados para diferentes áreas da Oncologia. Editada pela instituição paulista, a publicação reúne em seu Conselho Editorial revisores do Brasil e de outros sete países. São aceitos para avaliação artigos com resultados inéditos, artigos de revisão, relatos de caso e cartas para o editor. As normas para publicação e outras informações estão disponíveis em http://appliedcr.biomedcentral.com/
Por ser um centro especializado e integrado para diagnóstico, tratamento, ensino e pesquisa do câncer, sendo responsável inclusive por uma grande produção científica, o A.C.Camargo figura em um seleto time de instituições composto também por instituições dos Estados Unidos, Canadá e Europa que são classificadas como Cancer Center. Dentre os diferenciais, está a mais representativa produção científica do Brasil na área de Oncologia. A Organização publicou 168 artigos em revistas indexadas de maior relevância na área ao longo de 2015.
Com o objetivo de fortalecer sua atuação internacional em pesquisa, o A.C.Camargo Cancer Center anuncia a parceria com a BioMed Central, que é publisher de acesso aberto do grupo britânico Springer Nature. Com o acordo firmado, a revista Applied Cancer Research - criada e editada pela instituição paulista - passa a fazer parte do portfólio da BioMed e, desta forma, ganha ampla visibilidade. "Com este reposicionamento, acreditamos que, em médio prazo, será possível atingirmos a meta de indexar a revista nas mais importantes plataformas. É um investimento baseado no entendimento da importância da divulgação do trabalho científico de qualidade", destaca a cientista e Superintendente de Ensino e Pesquisa do A.C.Camargo, Vilma Regina Martins.
A Applied Cancer Research é uma revista científica online de acesso gratuito em qualquer lugar do mundo. O sistema para submissão de trabalhos, também de acesso livre e aberto, está disponível em http://appliedcr.biomedcentral.com/. Serão aceitos para análise os manuscritos integralmente produzidos em inglês e que sejam trabalhos originais nos seguintes formatos: artigo de pesquisa com dados inéditos, artigo de revisão dos dados da literatura sobre determinado tema voltado ao câncer, relato de caso ou carta para o editor.
O escopo da revista abrange a Oncologia como área central e as subáreas incluem aspectos clínicos, cirúrgicos e translacionais como genética, patologia, diagnóstico, tratamento, cuidados com o paciente e epidemiologia. "A Applied é uma revista multidisciplinar, que propicia a troca de informações importantes entre pesquisadores, profissionais de saúde e formuladores de políticas de saúde com foco na prevenção, melhor qualidade de vida do paciente durante e após o tratamento e diminuição das taxas de mortalidade", destaca o patologista, professor de Oncologia do A.C.Camargo, Professor Titular de Patologia da Unicamp e editor-chefe da Applied Cancer Research, José Vassallo.
O projeto de internacionalização da revista inclui o cumprimento de diretrizes para indexação da revista em plataformas como a Bireme e Pubmed. Para tanto, a publicação passa a ter sua política editorial adequada aos critérios da BioMed Central, elaboradas com base nos códigos de conduta do World of Medical Editor, do International Commitee of Medical (WAME), do International Commitee Journal Editors (ICMJE) e do Commitee on Publication Ethics (COPE).
Revista científica peer review (revisada por pares), a Applied Cancer Research reúne em seu Conselho Editorial especialistas de outras instituições brasileiras como Instituto D´Or, Universidade de São Paulo e Instituto Ludwig de Pesquisa sobre o Cancer e de outros sete países, casos de Universidad Catolica (Chile), University of Southern Denmark (Dinamarca), Universidades de Salamanca e de Barcelona (Espanha); Johns Hopkins University, Washington University School of Medicine e MD Anderson Cancer Center (Estados Unidos); Istituto Europeo di Oncologia (Itália), National Laboratory of Health (Luxemburgo) e Universidade Federal do Porto (Portugal).
TRAJETÓRIA - A história da Applied Cancer Research remete ao ano de 1975, quando a publicação, já editada pelo A.C.Camargo, era denominada Acta Oncológica Brasileira. A revista, que se encontra indexada na base de dados Lilacs, recebeu o nome atual em 2005, inicialmente sendo editada em versão impressa e distribuída, principalmente, para instituições de ensino de Oncologia e ex-residentes do A.C.Camargo. Em 2012, passou a adotar a plataforma online.
Sobre o A.C.Camargo Cancer Center - Fundado em 1953 e referência internacional em oncologia, o A.C.Camargo Cancer Center atua na prevenção, tratamento, ensino e pesquisa do câncer. Com serviços de assistência oncológica para a Saúde Suplementar e para o Sistema Único de Saúde (SUS), é uma Instituição privada sem fins lucrativos, mantida pela Fundação Antonio Prudente, um modelo sustentável que combina atuação social e geração de valor.
Em 2015, realizou mais de 3,7 milhões de atendimentos, 62% deles dedicados aos pacientes do SUS. Sua infraestrutura dispõe de rede com 480 leitos hospitalares, serviços de cirurgia oncológica e robótica, radioterapia, quimioterapia, anatomia patológica e diagnóstico por imagem. Sua equipe é composta por aproximadamente 5 mil profissionais, entre eles mais de 650 médicos, equipe especialista multidisciplinar, enfermeiros e nutricionistas.
A formação de especialistas e disseminação do conhecimento científico estão na essência do A.C.Camargo desde o início de sua história. Em 1953, criou o primeiro e maior Programa de Residência Médica em Oncologia do país com mais de mil especialistas formados ao longo de seis décadas. Seu Programa de Pós-graduação, iniciado em 1997, já formou 579 mestres e doutores. Em 1987, foi pioneiro na implantação da primeira escola hospitalar, a Escola Especializada Schwester Heine, para dar continuidade aos estudos das crianças e adolescentes em tratamento.
O A.C.Camargo ocupa o primeiro lugar no ranking mundial do SCIMAGO entre as instituições de saúde brasileiras que mais publicam nas revistas científicas de maior influência e impacto. Em 2015 esse trabalho resultou em 168 artigos publicados.
Possui também certificações e acreditações para os programas de qualidade e segurança assistencial, governança e gestão ambiental, sendo as mais importantes Acreditação ONA nível III - Excelência, Certificação Qmentum International - Padrão Diamante - pelo Canadian Council on Health Services Accreditation e Certificação ISO 14001 pela Fundação Carlos Alberto Vanzolini.
Facebook: http://www.facebook.com/accamargocancercenter
Twitter: http://www.twitter.com/haccamargo
Google+: https://plus.google.com/+ACCamargoCancerCenter
Youtube: http://www.youtube.com/accamargovideos
LinkedIn: http://www.linkedin.com/company/accamargo
Instagram: https://instagram.com/accamargocancercenter/