Um grupo de pessoas assistindo a apresentação de um médico

Leve a prevenção para sua empresa

Manter uma alimentação saudável, sem exageros, comendo bem, mas com moderação. Ficar longe do cigarro e moderar o consumo de bebidas alcoólicas. Evitar também a exposição exagerada aos raios solares. Pode até parecer simples, mas nem sempre as pessoas conseguem adotar estes hábitos de vida saudáveis.

Pensando nisso, criamos um Programa de Prevenção de Câncer para Empresas, que leva para o ambiente corporativo as principais orientações sobre como diminuir os fatores de risco que podem levar ao desenvolvimento do câncer e alertar sobre a importância da realização de exames periódicos para o diagnóstico precoce.

São palestras, workshops, exposições, webséries e dicas de saúde, que têm por objetivo proporcionar melhora na qualidade de vida dos colaboradores da sua empresa.

Programas de prevenção

Para as organizações interessadas não apenas em manter sua competitividade no mercado, mas também em oferecer bem-estar e qualidade de vida para seu time de colaboradores, o Programa de Prevenção de Câncer pode ser aplicado dentro da empresa.

Esse programa é desenvolvido de maneira estruturada, seguindo os critérios de elegibilidade, o perfil, os objetivos, além da política de Recursos Humanos, de cada organização.

Para conhecer melhor as possibilidades do Programa de Prevenção de Câncer do A.C.Camargo Cancer Center e os benefícios que ele pode trazer para sua empresa, entre em contato com o atendimento corporativo ou envie um e-mail.

Telefone: (11) 2189-5232
E-mail: [email protected]

     

    O Programa de Prevenção de Câncer divide-se em: Prevenção Primária e Prevenção Secundária

    Diferença entre tipos de prevenção: primária, secundária e terciária

    Conheça cada um deles:

    O que é prevenção primária?

    São ações voltadas para evitar a exposição a fatores de risco. No caso do câncer, os principais são o álcool, o tabagismo, a obesidade, a exposição solar, alguns vírus e hereditariedade (o único fator que não é possível prevenir de forma primária). Neste caso, as instituições de saúde podem promover campanhas de conscientização para disseminar informações e esclarecer dúvidas da população, além da promoção de campanhas de vacinação.

    Confira as principais formas de evitar a exposição as estes fatores de risco:

    • Mantenha o peso corporal adequado.
    • Adote uma alimentação balanceada.
    • Pratique atividade física. O nível recomendado é de, pelo menos, 150 minutos semanais de atividade física de intensidade leve ou moderada ou de, pelo menos, 75 minutos semanais de intensidade vigorosa.
    • Não fume.
    • Evite bebidas alcoólicas.
    • Evite o sol das 10h às 16h e use sempre filtro solar, mesmo em dias nublados. Chapéu e óculos escuros também são ótimos para proteger a área delicada em torno dos olhos.
    • Vacine-se contra o vírus da hepatite, responsável por tumores no fígado, e contra o HPV, que causa câncer de colo uterino, nos genitais masculino e feminino, ânus, boca e faringe.
    • Proteja-se nas relações sexuais. Use camisinha inclusive durante a prática de sexo oral.

    As palestras e workshops são ministrados pelas equipes multidisciplinares do A.C.Camargo Cancer Center, com conteúdo focado na prevenção do câncer.

    Nesses eventos, os profissionais especializados em oncologia conversam com os colaboradores das empresas, tirando dúvidas sobre a doença e sobre as recomendações de prevenção a serem adotados, explicando a importância de conhecer seu corpo e realizarem exames, por exemplo.

    As palestras abordam temas relacionados aos tumores rastreáveis, como: câncer de mama, câncer de colo do útero e sua relação com HPV, câncer de próstata, câncer de pele, câncer de intestino, nutrição, câncer de pulmão e sua relação com tabagismo.

    Essas iniciativas incluem ainda ações para o Outubro Rosa, mês de conscientização sobre o câncer de mama, e para o Novembro Azul, campanha que aborda a importância da prevenção do câncer de próstata.

    O A.C.Camargo Cancer Center produz conteúdo referenciado sobre a prevenção do câncer, que pode ser formatado em dicas para serem divulgadas aos colaboradores de sua empresa.

    A veiculação desse material pode ser realizada pela área de Recursos Humanos, Qualidade de Vida ou Comunicação, por meios dos diversos canais já existentes na sua organização, como portais corporativos, newsletters, SMS, murais, entre outros.

    O que é prevenção secundária?

    É feita por meio de rastreamento com exames para diagnóstico precoce da doença. No caso do câncer, detectar o tumor em estágio inicial, quando geralmente é assintomático, tornam maiores as chances de cura.

    A prevenção secundária para tumores de colo uterino é feita por meio de exames como papanicolau e teste para HPV. Para tumores colorretais, os mais comuns são colonoscopia e exame de sangue oculto nas fezes. 

    Tabagistas de longa data, geralmente acima de 55 anos, devem fazer tomografia de baixa dose. Já a mamografia é indicada para mulheres acima dos 40 anos, como recomendação da nossa Instituição e da Sociedade Brasileira de Mastologia.

    O exame de PSA, para próstata, que é recomendado a partir dos 45 anos.

    Quais são as vantagens para as empresas em participar do Programa de Prevenção Oncológica? 

    Grande parte das iniciativas nesse sentido ainda se dá por meio de ações educativas pontuais, como palestras e oficinas. O desenvolvimento de programas mais estruturados para a promoção da saúde é uma prática que só recentemente começou a ganhar força. 

    A Prevenção é a estratégia mais eficiente e de baixo custo para o paciente e o sistema de saúde, pois proporciona aumento das chances de diagnóstico dos tumores em fases iniciais, com a realização de exames periódicos. Ao promover a prevenção na sua empresa e levar informações para as pessoas, pode-se incentivar a mudança de hábitos para uma vida mais saudável e consciente dos fatores de risco que podem contribuir para o surgimento do câncer. Prevenção é um investimento a longo prazo, pois caso o câncer venha a se desenvolver, é possível diagnosticar quando podemos alterar o curso da doença e diminuir a mortalidade. 

    Essa é a principal razão pela qual a regularidade do exame preventivo é tão importante: ele é capaz de poupar seus colaboradores de passar por todo o desgaste físico e emocional da luta contra o câncer, proporcionando maiores chances de um tratamento de sucesso. 

    Não é possível fazer prevenção para todos os tipos de tumores, mas é importante saber quais exames devem ser feitos na faixa etária dos seus colaboradores e de acordo com o histórico de saúde de cada um.

    .

    Entre 30% e 50% dos casos de câncer podem ser prevenidos

    Quais são os benefícios para os seus colaboradores?

    O diagnóstico precoce em câncer, aumenta em 90% as chances de cura.

    Quais são os tumores rastreáveis e seus exames?

    Câncer de mama: Mamografia
    Câncer de colo uterino: Papanicolaou
    Câncer da próstata: PSA
    Câncer de intestino: Colonoscopia
    Câncer de pulmão: Tomografia de baixa dose
     

    Avaliação de conteúdo

    Você gostaria de avaliar esse conteúdo?
    Esse conteúdo foi útil?
    Gostaria de comentar algo sobre esse conteúdo?
    Ao continuar você confirma ter ciência de nossa Política de Privacidade e dos respectivos Avisos de Privacidade e Proteção de Dados presentes em nosso Portal de Privacidade.
    CAPTCHA
    Esta pergunta é para testar se você é humano e para evitar envios de spam