Anestesiologista, Internista, UTI e Emergência

 

Para nós, o paciente está em primeiro lugar. Cuidar é um de nossos valores essenciais. Nossas equipes médicas e assistenciais atendem às necessidades dos pacientes de forma individualizada. É a prática embasada em evidência científica, que promove qualidade, segurança e melhor experiência.

Nosso Departamento de Anestesiologia é um dos poucos grupos no Brasil a ter um Departamento de Qualidade, responsável pelo gerenciamento de riscos e melhorias. O serviço de Emergência foi pioneiro como uma das primeiras emergências oncológicas da América Latina. A equipe de Internistas é composta por médicos capacitados a atuar em situações de risco iminente, oferecendo ao paciente todo o suporte necessário durante o tratamento de câncer. E nossa UTI é reflexo do trabalho multiprofissional e integrado que reúne médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, farmacêuticos e psicólogos, associado a uma tecnologia de ponta e a conceitos inovadores de humanização.

O anestesiologista, ou anestesista, é o médico responsável por realizar a aplicação da anestesia durante procedimentos cirúrgicos e também por acompanhar todo o funcionamento do organismo, avaliando e corrigindo eventuais alterações de órgãos e os sinais vitais do paciente, como pressão arterial, frequência cardíaca e respiratória, entre outras.

O que fazemos

Atuamos de forma multidisciplinar com outros serviços da instituição, promovendo um atendimento humanizado e especializado ao paciente oncológico, em três frentes de atuação:

Pré-operatório (segurança acima de tudo)

O contato com o anestesiologista inicia-se na consulta de avaliação pré-anestésica, antes da cirurgia.

Essa consulta é fundamental para o preparo adequado do paciente. A análise dos exames e as avaliações de outras especialidades diminuem consideravelmente o risco de complicações no período operatório, como casos de reação alérgica, por exemplo. É nesse momento que o paciente consegue tirar todas as suas dúvidas sobre a anestesia.

Uma boa avaliação ambulatorial reduz a necessidade de suspensão de cirurgias por motivos clínicos e reduz a média de tempo de permanência hospitalar.

Intraoperatório (infraestrutura e qualidade no atendimento)

Durante a cirurgia, o anestesista permanecerá ao lado do paciente para monitorar seus sinais vitais (como pressão arterial e frequência cardíaca), a função cerebral e manter os níveis adequados de analgesia.

Monitores de última geração ajudam nessa tarefa. Contamos com uma moderna estrutura que possibilita controlar as alterações da hemoglobina de forma contínua e não invasiva, evitando transfusões em excesso e diminuindo taxas de morbidade e mortalidade.

O anestesista também administra medicamentos para dor e náuseas ao final do procedimento, para garantir uma recuperação adequada.

Pós-operatório (cuidados especiais)

Após a cirurgia, o paciente é encaminhado para uma sala de recuperação ou para a UTI. No caso de cirurgias de grande porte, o A.C.Camargo conta com o serviço de analgesia pós-operatória, em que uma equipe especializada no manejo da dor trabalha para evitar qualquer tipo de desconforto no pós-operatório causado pela doença ou seu tratamento.

Emergência

Somos um dos primeiros na América Latina a criar o serviço de Emergência Oncológica, para realizar o atendimento ininterrupto aos pacientes em tratamento que apresentam alguma intercorrência proveniente da doença ou da terapêutica adotada.

O serviço foi implantado para atender à expectativa de pacientes que, durante o tratamento, pudessem concentrar os atendimentos médicos num único local, contando com a integração multidisciplinar adotada na instituição.

Utilizamos protocolos diferenciados para as patologias mais frequentes em pacientes que estão em tratamento, como: controle álgico (controle da dor), compressão medular (tumores que invadem a medula), netropenia febril (febre alta e persistente), hipercalcemia maligna (excesso de cálcio no sangue), insuficiência respiratória, entre outras.

A Emergência dispõe de leitos equipados com suporte de monitores cardíacos, de pressão e respiratório, além da sala de reanimação cardiorrespiratória. A equipe de enfermagem é especializada para a manipulação de cateteres e sondas. O serviço conta, ainda, com o acesso em rede a resultados de exames de laboratório e de imagem dos pacientes da instituição.

O Serviço Internista do A.C.Camargo Cancer Center é composto por médicos capacitados a atuar em situações de risco iminente e atendimento de emergências envolvendo os pacientes em tratamento internados na instituição. O grupo possui médicos internistas de plantão 24 horas, todos os dias da semana, para oferecer todo o suporte necessário durante o tratamento de câncer.

Cabe ao médico internista oferecer suporte imediato, avaliar e tratar cada um dos pacientes internados nas diferentes especialidades ou os que estejam em realização de exame em ambiente ambulatorial. O internista também oferece atendimento aos demais circulantes do A.C.Camargo que apresentem alguma alteração de sinais vitais ou sintomas e, dessa forma, demandem avaliação clínica e conduta imediata.

UTI

A Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do A.C.Camargo Cancer Center atende a cada ano uma média de dois mil pacientes. A média de permanência dos pacientes é de 3,5 a 5 dias, um índice de recuperação que supera até mesmo o de hospitais gerais, que normalmente tratam doenças menos complexas.
O número é reflexo do trabalho multiprofissional e integrado que reúne médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, farmacêuticos e psicólogos, associado a uma tecnologia de ponta e a conceitos inovadores de humanização, entre eles a visita estendida e a preservação do sono do paciente.

Como tratamos

Integrando o contexto interdisciplinar da UTI está o conceito de humanização. O paciente é acompanhado pelo mesmo médico durante toda a internação. A equipe possui um médico para cada seis pacientes. Isso faz com que a família se sinta mais segura e amparada. Essa proporção é maior do que o recomendado pela legislação vigente e pela Associação Médica Brasileira (AMB), que preconiza um médico para cada 10 pacientes.

Oferecemos também o programa de visita estendida (12h às 20h): o familiar pode acompanhar o paciente durante todo o tempo que quiser, sendo o revezamento entre os familiares realizado uma vez no período da tarde. Outro cuidado é com a preservação do sono do paciente. Para isso, durante a noite, a iluminação é gradativamente diminuída e são reservadas quatro horas para que o paciente descanse; nenhuma rotina será realizada nesse período, exceto em casos emergenciais.

Temos uma equipada sala de conferência para conversas entre equipe médica e familiares.

Estrutura

O complexo de UTIs oferece os mais avançados equipamentos. Dispõe de uma unidade onde os pacientes ficam em quartos privativos. Reúne aparelhos de ventilação não invasiva, que permitem a respiração artificial sem necessidade de entubação ou sedação e também equipamentos de monitoração hemodinâmica e sistema de nebulização ultrassônica.

A equipe trabalha com condutas uniformes e individualizadas para os pacientes. São gerenciados os protocolos de dellirium e sedação, pneunomia associada à ventilação mecânica, infecção de cateter central, além de todos os protocolos assistenciais gerenciados na instituição.

Avaliação de conteúdo

Você gostaria de avaliar esse conteúdo?
Esse conteúdo foi útil?
Gostaria de comentar algo sobre esse conteúdo?
Ao continuar você confirma ter ciência de nossa Política de Privacidade e dos respectivos Avisos de Privacidade e Proteção de Dados presentes em nosso Portal de Privacidade.
CAPTCHA
Esta pergunta é para testar se você é humano e para evitar envios de spam