Departamento de Sarcomas | A.C.Camargo Cancer Center Pular para o conteúdo principal

Departamento de Sarcomas

 

Departamento de Sarcomas

Aqui no A.C.Camargo Cancer Center nosso Departamento de Sarcomas é um dos mais experientes do mundo no tratamento de casos simples e complexos de sarcomas de partes moles, entre eles sarcoma de retroperitônio, fibrossarcoma, lipossarcoma, sarcoma de Kaposi, neurofibromatose múltipla, entre outros.

Introduzimos no Brasil a técnica citorredutora associada à quimioterapia hipertérmica por infusão intraperitoneal que possibilita a redução da doença peritoneal a uma condição microscópica ou mínima, criando condições para maior eficácia dos agentes quimioterápicos. Essa quimioterapia atua em possíveis células invisíveis (doenças microscópicas). É introduzido um cateter e jogada uma solução contendo quimioterápico na cavidade, enquanto três catéteres aspiram, formando um circuito fechado. A solução com quimioterápico usada na lavagem da cavidade peritoneal é aquecida entre 40°C e 42ºC.. A técnica foi introduzida no Brasil pelo vice-presidente do A.C.Camargo, Ademar Lopes, que também escreveu dois livros sobre o tema, um deles em conjunto com os médicos Martin Malawer e Paul Sugarbaker, do Washington Cancer Institute.

Ela é usada apenas quando não há outra opção de tratamento. Antes de ser aplicada, é preciso considerar a origem do tumor primário e fazer um exame que confirme que a disseminação está restrita ao peritônio, a extensão da disseminação peritonial, e a falta de alternativas terapêuticas de eficácia comprovada e a condição clínica do paciente. Também é preciso avaliar o estado clínico do paciente e se o uso da citorredução terá resultado ótimo ou próximo disso.

Avaliação de conteúdo

Você gostaria de avaliar esse conteúdo?
Esse conteúdo foi útil?
Gostaria de comentar algo sobre esse conteúdo?
Ao continuar você confirma ter ciência de nossa Política de Privacidade e dos respectivos Avisos de Privacidade e Proteção de Dados presentes em nosso Portal de Privacidade.
CAPTCHA
Esta pergunta é para testar se você é humano e para evitar envios de spam