Cuidados Paliativos

 

O A.C.Camargo Cancer Center criou em 2004 o serviço de Cuidados Paliativos. A ideia nasceu da necessidade dos pacientes e seus familiares de terem um acolhimento especial e cuidados gerais durante todas as fases críticas do tratamento do câncer, tanto na prevenção de sofrimentos desnecessários quanto no auxílio ao controle dos sintomas da doença, como náuseas e vômitos, dores, perda de peso, entre inúmeras outras situações.

O que tratamos

A filosofia dos Cuidados Paliativos implica o cuidado integral, personalizado e multidisciplinar de pacientes, familiares e cuidadores de doenças crônicas, não sendo destinado somente à fase terminal da doença, como muitas pessoas imaginam. O objetivo é ajudar cada um a viver da melhor forma possível após o diagnóstico do câncer e em cada momento do tratamento de sua doença, por meio de uma avaliação personalizada, em que é considerado todo o contexto da doença.

Como tratamos

O tratamento paliativo é utilizado em conjunto com o tratamento oncológico ativo, ou seja, quimioterapia, radioterapia ou cirurgia, e sua importância aumenta em função do tipo do tratamento e do momento da doença. A transição do cuidado ativo para o cuidado paliativo é um processo contínuo.

O paciente com câncer apresenta uma enorme quantidade de sinais e sintomas de ordem física, emocional, psicológica e espiritual que surgem desde antes do diagnóstico e podem se estender durante toda a evolução da doença, inclusive afetando diretamente a rotina e a harmonia familiar. Esses sintomas também podem trazer uma piora na qualidade de vida e na resposta ao tratamento e, por isso, devem ser prevenidos, para que seja possível evitar ou minimizar o sofrimento.

O termo “paliativo” tem origem latina (pallium), que significa manto, e traz a ideia de proteção, em cuidados que possibilitem prevenir e aliviar o sofrimento. O Cuidado Paliativo está dirigido ao alívio do sofrimento e da “dor total”, conceito que vem desde a década de 1960, introduzido por Dame Cecily Saunders: uma pessoa sofre não apenas pela sua dor física, mas também pelas limitações e consequências emocionais, sociais e espirituais impostas por sua doença.

Para realizar o atendimento interdisciplinar, contamos com o apoio de diversas especialidades, como médicos, enfermeiros, nutricionistas, assistente social, psicólogos, psiquiatras, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, voluntariado e representantes religiosos.

O trabalho contempla desde orientações técnicas, como realização de curativos, cuidados com a pele e higiene bucal, passando por orientações nutricionais, psicológicas, controle de sintomas, como dor, náuseas e vômitos, mal-estar, emagrecimento, dificuldade de movimentação e deglutição, até as orientações para os aspectos práticos da vida.

Avaliação de conteúdo

Você gostaria de avaliar esse conteúdo?
Esse conteúdo foi útil?
Gostaria de comentar algo sobre esse conteúdo?
Ao continuar você confirma ter ciência de nossa Política de Privacidade e dos respectivos Avisos de Privacidade e Proteção de Dados presentes em nosso Portal de Privacidade.
CAPTCHA
Esta pergunta é para testar se você é humano e para evitar envios de spam