Serviços de Pesquisa

 

As plataformas tecnológicas e os serviços de pesquisa são formados por laboratórios de apoio (core facilities) e equipes especializadas no apoio técnico para o desenvolvimento de projetos de pesquisa. Atualmente, o A.C.Camargo Cancer Center conta com sete core facilities (Biotério, Cultura de células, Bioinformática, Sequenciamento genômico, Citometria de fluxo, Biobanco e Histologia & Imuno-histoquímica), serviços de consultoria em estatística, consultoria para criação de base de dados, serviço de apoio da equipe de enfermeiras de pesquisa e ainda o acesso aos recursos do Registro Hospitalar de Câncer.

Plataformas tecnológicas e serviços da pesquisa

O core facility de cultura de células possui um acervo de linhagens celulares comerciais e linhagens derivadas de tumores de pacientes atendidos no A.C.Camargo. As células encontram-se organizadas em bancos de células e estão disponíveis para os pesquisadores do A.C.Camargo para utilização nas salas de cultura de células NB1 e NB2, localizadas no CIPE.

A sala de cultura NB1 é equipada com quatro capelas de fluxo laminar, três incubadoras de células, microscópios e centrífugas, permitindo a manipulação de organismos geneticamente modificados (OGM). Esta sala é certificada pela Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio) e todos os usuários são treinados para a utilização segura do espaço. A sala de cultura NB2 é certificada pela CTNBio, permitindo a manipulação de amostras que contenham algum agente de risco biológico associado a uma patologia humana de gravidade variável. Esta sala é equipada com uma capela de fluxo laminar Classe II tipo B-2 e autoclave para inativação dos potenciais agentes patogênicos. Também conta com microscópio, centrífuga e incubadora de células.

Coordenador técnico-científico

Dr. Tiago Góss dos Santos
Telefone: (11) 2189-5000 - ramal: 2943
E-mail: [email protected]

Técnicos

Felipe Moreira - Técnico de Pesquisa I

Danilo das Neves Silva Santos - Técnico de Pesquisa I
 

O Biobanco do A.C.Camargo Cancer Center foi criado em 1997 e é considerado referência nacional. Ele armazena amostras de tecido e centraliza a purificação de macromoléculas de todas as amostras humanas coletadas com o consentimento informado dos pacientes. Todos os pesquisadores do A.C.Camargo e externos que tiverem seus projetos aprovados pelo CEP institucional podem solicitar amostras e serviços do Biobanco. Esse serviços incluem:

Coleta de tecido congelado (tumoral, normal e metástase) e sangue no momento na cirurgia (pacientes que assinaram o TCLE do Biobanco)
Processamento de biofluidos (plasma, soro, urina, saliva, escarro, citologia etc.) coletados para projetos prospectivos
Extração de DNA/RNA do material acima descrito de forma automatizada pelo equipamento QIASymphony (Qiagen)
Entrega das amostras com relatório de qualidade: qualificação e macrodissecção do tecido, quantificação do RNA/DNA pelo equipamento Qubit 2.0 Fluorometer (Life Technologies), avaliação de pureza pelo Nanodrop™ ND-1000 (Thermo Scientific) e análise de integridade pelo Tapestation 4200 (Agilent Technologies)
Coordenadora técnico-científico

Dra. Marina De Brot Andrade
Telefone: (11) 2189-5000 - ramal: 2781
E-mail: [email protected]

Supervisora

Dra. Eloisa Helena Ribeiro Olivieri
Telefone: (11) 2189-5000 - ramais: 2781 e 2728
E-mail: [email protected]

O CIPE dispõe de uma área de mais de 300 m² dedicada ao biotério SPF (Specific Pathogen Free), com camundongos imunodeficientes e transgênicos. O espaço é equipado com salas de criação, experimentação e cirurgia. Os animais são mantidos em racks ventilados com microisoladores e fluxos laminares. O espaço é equipado ainda com aparato estereostático para cirurgias cerebrais e um equipamento de bioimagem (IN-VIVO FX Pro). Os animais do biotério são utilizados com anuência do Comitê de Ética em Uso de Animais da Fundação Antônio Prudente e do Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal (CONCEA).

Coordenador técnico-científico

Dr. Tiago Góss dos Santos
Telefone: (11) 2189-5000 - ramal: 2943
E-mail: [email protected]

Responsável técnico

Denise Isoldi Seabra - Médica Veterinária

Técnicos de biotério

Oraci Leite

Jonatas Pereira Batista

O core facility de bioinformática oferece três tipos de análises de dados de sequenciamento de alto desempenho (NGS): (1) detecção de variantes hereditárias (germinativa), (2) variantes somáticas e (3) expressão gênica. Todos os métodos utilizados nas análises são atuais e acompanham o estado da arte para esse tipo de tecnologia. A análise e a apresentação dos resultados são realizadas na plataforma cBioPortal (www.cbioportal.org). Para a realização das análises, a facility utiliza infraestrutura computacional robusta, com um total de 152 CPUs, 500GB de RAM e 70TB de armazenamento, o que possibilita o processamento de diversas análises em conjunto.

Coordenador Científico

Dr. Israel Tojal
Telefone: (11) 2189-5000 - ramal: 2941
E-mail: [email protected]

Analista de bioinformática

Alexandre Defelicibus
Telefone: (11) 2189-5000 - ramal: 2959
E-mail: [email protected]

A Core Facility de Citometria de Fluxo apoia o pesquisador nas várias etapas do projeto, desde o delineamento experimental (escolha de reagentes e controles experimentais), leitura das amostras no citômetro, até análise e discussão dos resultados.

Os equipamentos disponíveis são:

  • FACSCanto II (BD Biosciences) com 3 lasers, azul (488 nm), vermelho (633 nm) e violeta (405 nm), permitindo avaliação de 10 parâmetros simultâneos, que incluem Forward Scatter, Side Scatter e 8 canais de fluorescência.
  • FACSymphony (BD Biosciences) com 5 lasers, azul (488 nm), vermelho (637 nm) violeta (405 nm), yellow-green (561 nm) e UV (355 nm), permitindo avaliação de 30 parâmetros simultâneos, que incluem Forward Scatter, Side Scatter e 28 canais de fluorescência.
  • FACSAria Fusion (BD Biosciences) com 2 lasers, azul (488 nm) e vermelho (640 nm) e violeta (405 nm), permitindo avaliação de 10 parâmetros simultâneos, que incluem Forward Scatter, Side Scatter e 8 canais de fluorescência.

Coordenador Científico

Dra. Eloisa Olivieri
Telefone: (11) 2189-5000 - ramal: 2973
E-mail: [email protected]

Técnica Científica

Arianne Fagotti Gusmão
Telefone: (11) 2189-5000 - ramais: 2978 e 2914
E-mail: [email protected]

A equipe de enfermeiras de pesquisa é formada por dez profissionais que prestam serviço de apoio ao pesquisador na condução do processo administrativo para candidatura ao Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) e no desenvolvimento do projeto de pesquisa, respeitando os preceitos éticos e o que foi estabelecido no plano de trabalho. As atividades principais da equipe são:

  1. Aplicar o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE) da pesquisa;
  2. Conduzir entrevistas e coletar material biológico;
  3. Submeter trabalhos ao comitê de ética em pesquisa;
  4. Promover a interação com as plataformas operacionais de pesquisa, incluindo a equipe de gestão de dados, estatística, biobanco e RHC.

Coordenação

Luciana Facure Moredo
Telefone: (11) 2189-5000 - ramal: 1062
E-mail: [email protected]

O Escritório de Apoio Institucional ao Pesquisador (EAIP) presta serviço administrativo aos pesquisadores e mantém interlocução com outras áreas de suporte do A.C.Camargo, como os departamentos financeiro, de compras e jurídico. O laboratório de Informática Médica, ligado ao departamento de Tecnologia da Informação, coloca à disposição dos pesquisadores recursos tecnológicos e um data center, recentemente inaugurado, para o desenvolvimento e a manutenção de software especializado, que permitem o gerenciamento de projetos e de base de dados da pesquisa, análise e visualização de dados clínicos e moleculares. Alguns softwares foram desenvolvidos internamente pelo próprio laboratório de Informática Médica, como o H2TC, um sistema integrado de registros médicos com foco em pesquisa; o Recruit, que facilita a identificação dos pacientes por critérios clínicos; e o acProjects, para o acompanhamento do fluxo de submissão dos projetos de pesquisa.

Todos os projetos passam pela avaliação do Fórum PAE - Pesquisa, Assistência e Ensino e do Comitê de Ética para a Pesquisa (CEP) institucional. 

Equipe
Carlos Frederico Castelli
Fatima Ester Silva Pereira
Gilmara Santos da Silva
Regiane Maria da Silva
Rodrigo Magalhaes Marques 

Contatos 
(11) 2189-5025
(11) 2189-5000 ramal 2986
E-mail: [email protected]

Horário de Funcionamento e Localização 
Segunda a quinta-feira, das 7h às 18h e sexta-feira, das 7h às 17h
Localização: Rua Taguá, 440 - Térreo

O core facility de Histologia e Imuno-histoquímica (IHQ) oferece serviços de apoio à pesquisa na (i) preparação de tecido para fixação em formalina e inclusão em parafina (FFPE - formalin fixed paraffin embedded); (ii) corte e coloração em Hematoxilina & Eosina (H&E) de tecidos congelados e parafina; (iii) corte e coloração para Imuno-histoquímica e TMA (Tissue microarray); (iv) Microdissecção a Laser (LCM) e (v) scanning de lâminas. A análise de IHQ é feita na plataforma Ventana (Roche) e a digitalização de lâminas no equipamento Aperio (Leica). A consultoria médico-científica, incluindo análise das lâminas patológicas, é realizada em parceria com o departamento de Anatomia Patológica do A.C.Camargo Cancer Center.

Supervisora

Dra. Eloisa Helena Ribeiro Olivieri
Telefone: (11) 2189-5000 - ramais: 2781 e 2728
E-mail: [email protected]

O Core Facility de sequenciamento genômico do Centro Internacional de Pesquisa (CIPE) do A.C.Camargo Cancer Center tem como objetivo proporcionar acesso a novas tecnologias de sequenciamento aos investigadores da instituição, oferecendo suporte na escolha da plataforma mais adequada para cada projeto experimental, no desenho experimental, preparo das amostras e sequenciamento.

Atualmente o core de sequenciamento genômico conta com 2 plataformas de sequenciadores de alto desempenho, sendo elas o Ion GeneStudio S5 (Thermo Fisher) e a plataforma NextSeq 500 System (Illumina). O laboratório conta ainda com equipamentos acessórios como Ion Chef, OneTouch 2, OneTouchEnrichment, Covaris, Hybex, necessários para as etapas de preparo de biblioteca, PCR em emulsão e enriquecimento.

A infraestrutura da facility é composta por 3 salas independentes, sendo uma exclusiva para o preparo das bibliotecas, e outras duas salas com temperatura controlada que abrigam as plataformas de sequenciamento, garantindo assim seu funcionamento adequado, e seus equipamentos acessórios.

A estrutura geral do laboratório permite o desenvolvimento de projetos para diversas aplicações, entre elas, sequenciamento completo do exoma, sequenciamento de regiões-alvo, transcriptoma a partir de mRNA, microRNAs ente outras.

Gerência Operacional de Pesquisa

Dr. Bernardo Rodrigues Peixoto
Telefone: (11) 2189-5000 - ramal: 2973
E-mail: [email protected]

Coordenador técnico-científico

Dra. Bruna Durães de Figueiredo Barros
Telefone: (11) 2189-5000 - ramal: 5083
E-mail: [email protected]

A equipe de estatística é formada por duas profissionais preparadas para orientar os pesquisadores em todas as fases do projeto, desde o desenho experimental até a análise dos dados. As técnicas comumente aplicadas são:

  • Delineamento da pesquisa, amostragem e cálculo do tamanho amostral
  • Análises descritivas
  • Testes de associação
  • Testes diagnósticos, confiabilidade e concordância
  • Testes de comparação
  • Modelagem estatística
  • Modelagem estatística multivariada
  • Análise de sobrevivência, entre outras

Equipe

Barbara Beltrame Bettim
Telefone: (11) 2189-5000 - ramal: 2213
E-mail: [email protected]

Janaina Naiara Germano
Telefone: (11) 2189-5000 - ramal: 2213
E-mail: [email protected]

A gestão das bases de dados da pesquisa é realizada por um Data Manager, que organiza, controla e mantêm a segurança dos dados da pesquisa institucional. Ele trabalha em parceria com o pesquisador, realizando gerenciamento e padronização de variáveis, processamento de dados, criação e configuração de acessos e permissões na plataforma REDCap.

O Data Manager auxilio no suporte ao REDCap com:

  • Criação de projeto
  • Importação de dados em planilhas (Excel/xlsx, CSV, SPSS)
  • Ajuda com a utilização da plataforma
  • Verificação de erros, consistência e análise de qualidade dos dados
  • REDCap APP Mobile para dispositivos móveis
  • Solicitação de inclusão ou alteração de variáveis em um projeto já existente,

Entre em contato com o Data Manager

Rafael Vanhoz Ribeiro
E-mail: [email protected] ou [email protected]

Agendamentos: Youcanbook.me

Plataforma REDCap

REDCap (accamargo.org.br)

 

Avaliação de conteúdo

Você gostaria de avaliar esse conteúdo?
Esse conteúdo foi útil?
Gostaria de comentar algo sobre esse conteúdo?
Ao continuar você confirma ter ciência de nossa Política de Privacidade e dos respectivos Avisos de Privacidade e Proteção de Dados presentes em nosso Portal de Privacidade.
CAPTCHA
Esta pergunta é para testar se você é humano e para evitar envios de spam