Serviços de Pesquisa
Serviços de Pesquisa
As plataformas tecnológicas e os serviços de pesquisa são formados por laboratórios de apoio (core facilities) e equipes especializadas no apoio técnico para o desenvolvimento de projetos de pesquisa. Atualmente, o A.C.Camargo Cancer Center conta com sete core facilities (Biotério, Cultura de células, Bioinformática, Sequenciamento genômico, Citometria de fluxo, Biobanco e Histologia & Imuno-histoquímica), serviços de consultoria em estatística, consultoria para criação de base de dados, serviço de apoio da equipe de enfermeiras de pesquisa e ainda o acesso aos recursos do Registro Hospitalar de Câncer.
Plataformas tecnológicas e serviços da pesquisa
O core facility de cultura de células possui um acervo de linhagens celulares comerciais e linhagens derivadas de tumores de pacientes atendidos na instituição. As células encontram-se organizadas em bancos de células e estão disponíveis para os pesquisadores da instituição para utilização nas salas de cultura de células NB1 e NB2, localizadas no CIPE.
A sala de cultura NB1 é equipada com quatro capelas de fluxo laminar, três incubadoras de células, microscópios e centrífugas, permitindo a manipulação de organismos geneticamente modificados (OGM). Esta sala é certificada pela Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio) e todos os usuários são treinados para a utilização segura do espaço.
A sala de cultura NB2 é certificada pela CTNBio, permitindo a manipulação de amostras que contenham algum agente de risco biológico associado a uma patologia humana de gravidade variável. Esta sala é equipada com uma capela fluxo laminar Classe II tipo B-2 e autoclave para inativação dos potenciais agentes patogênicos. Também conta com microscópio, centrífuga e incubadora de células.
Supervisora de pesquisa
Dra. Eloisa Helena Ribeiro Olivieri
Telefone: (11) 2189-5000 - ramais: 2936
E-mail: [email protected]
Coordenador técnico-científico
Dr. Tiago Góss dos Santos - Pesquisador
Telefone: (11) 2189-5000 - ramal: 2943
Equipe técnica
Danilo Das Neves Silva Santos - Técnico de Pesquisa
Telefone: (11) 2189-5000 – ramal 2977
O Biobanco do A.C.Camargo Cancer Center foi criado em 1997 e foi o primeiro Banco de tumores da América Latina. Também foi o primeiro aprovado pela Comissão Nacional de Ética e Pesquisa (CONEP) em 2013 com o número de registro B-001 e é considerado referência nacional. Ele armazena amostras de tecido, sangue e biofluidos e centraliza a purificação de macromoléculas de todas as amostras humanas coletadas com o consentimento informado dos pacientes. Todos os pesquisadores da instituição e externos que tiverem seus projetos aprovados pelo CEP institucional podem solicitar amostras do acervo do Biobanco que hoje contempla mais de 190mil amostras criopreservadas. O Biobanco promoveu em julho de 2022 o primeiro Curso de Biobanco do Brasil para compartilhar a experiência do AC Camargo e promover a disseminação do conhecimento sobre Biobancos e auxiliar outras instituições no processo de desenvolvimento e implementação da estrutura de Biobanco.
Supervisora de pesquisa
Dra. Eloisa Helena Ribeiro Olivieri
Telefone: (11) 2189-5000 - ramais: 2936
E-mail: [email protected]
Coordenador técnico-científico
Dra. Eloisa Olivieri e Dra. Cynthia Osório
Telefone: (11) 2189-5000 - ramais: 1135, 2936
E-mail: [email protected]
Equipe técnica
Ana Paula Mitsue Suenaga - Técnico de Pesquisa
Louise Danielle de Carvalho Mota - Técnico de Pesquisa
Nathália Varella - Técnico de Pesquisa
Telefone: (11) 2189-5000 - ramal: 1135
E-mail: [email protected]
Para solicitação de amostras no Software do Biobank (disponível apenas na rede interna):
https://intranet-cipe.accamargo.org.br/biobank
O CIPE dispõe de uma área dedicada ao biotério SPF (Specific Pathogen Free), com camundongos imunodeficientes e transgênicos. O espaço é equipado com salas de criação, experimentação e cirurgia. Os animais são mantidos em racks ventilados com microisoladores e fluxos laminares. O espaço é equipado ainda com aparato estereostático para cirurgias cerebrais e um equipamento de bio-imagem (IN-VIVO FX Pro). Os animais do biotério são utilizados com anuência do Comitê de Ética em Uso de Animais da Fundação Antônio Prudente e do Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal (CONCEA).
Supervisora de pesquisa:
Dra. Eloisa Helena Ribeiro Olivieri
Telefone: (11) 2189-5000 - ramais: 2936
E-mail: [email protected]
Coordenador Científico:
Dr. Tiago Góss dos Santos - Pesquisador
Telefone: (11) 2189-5000 - ramais: 2943
E-mail: [email protected]
Equipe técnica:
Veterinária responsável: Dra. Denise Seabra
Oraci Lima Leite – Técnico de Pesquisa
Telefone: (11) 2189-5000 - Ramais: 2908
E-mail: [email protected]
O serviço de análise de bioinformática oferece três tipos de análises de dados de sequenciamento de alto desempenho (NGS): (1) detecção de variantes hereditárias (germinativa), (2) variantes somáticas e (2) expressão gênica. Todos os métodos utilizados nas análises são atuais e acompanham o estado da arte para este tipo de tecnologia. Os pipelines de análise e apresentação dos resultados são realizados na plataforma cBioPortal (www.cbioportal.org). Para a realização das análises, o serviço se apoia em infraestrutura computacional robusta, com um total de 152 CPUs, 500GB de RAM e 70TB de armazenamento, o que possibilita o processamento de diversas análises em conjunto.
Supervisora de pesquisa:
Dra. Eloisa Helena Ribeiro Olivieri
Telefone: (11) 2189-5000 - ramais: 2936
E-mail: [email protected]
Coordenador técnico-científico:
Dr. Israel Tojal – Cientista
E-mail: [email protected]
Equipe técnica:
Alexandre Defelicibus - Analista de bioinformática
Telefone: (11) 2189-5000 - ramal: 2959
E-mail: [email protected]
Ainda a pesquisa institucional conta com alguns softwares desenvolvidos internamente pelo laboratório de Informática Médica, como o H2TC, um sistema integrado de registros médicos com foco em pesquisa; o Recruit, que facilita a identificação dos pacientes por critérios clínicos; o acProjects, para o acompanhamento do fluxo de submissão dos projetos de pesquisa; e o Biobank para solicitação de amostras biológicas armazenadas no Biobanco institucional.
Acesso aos softwares de apoio à pesquisa (disponível apenas na rede interna): :
A Core Facility de Citometria de Fluxo apoia o pesquisador nas várias etapas do projeto, desde o delineamento experimental (escolha de reagentes e controles experimentais), leitura das amostras no citômetro, até análise e discussão dos resultados.
Os equipamentos disponíveis são:
- FACSCanto II (BD Biosciences) com 3 lasers, azul (488 nm), vermelho (633 nm) e violeta (405 nm), permitindo avaliação de 10 parâmetros simultâneos, que incluem Forward Scatter, Side Scatter e 8 canais de fluorescência.
- FACSymphony (BD Biosciences) com 5 lasers, azul (488 nm), vermelho (637 nm) violeta (405 nm), yellow-green (561 nm) e UV (355 nm), permitindo avaliação de 30 parâmetros simultâneos, que incluem Forward Scatter, Side Scatter e 28 canais de fluorescência.
- FACSAria Fusion (BD Biosciences) com 2 lasers, azul (488 nm) e vermelho (640 nm) e violeta (405 nm), permitindo avaliação de 10 parâmetros simultâneos, que incluem Forward Scatter, Side Scatter e 8 canais de fluorescência.
Supervisora de pesquisa
Dra. Eloisa Helena Ribeiro Olivieri
Telefone: (11) 2189-5000 - ramais: 2936
E-mail: [email protected]
Equipe técnica
Arianne Fagotti Gusmão - Técnico de Pesquisa
Telefone: (11) 2189-5000 - ramais: 2978
E-mail: [email protected]
A equipe de enfermeiras de pesquisa é formada por dez profissionais que prestam serviço de apoio ao pesquisador na condução do processo administrativo para candidatura ao Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) e no desenvolvimento do projeto de pesquisa, respeitando os preceitos éticos e o que foi estabelecido no plano de trabalho. As atividades principais da equipe são:
- Aplicar o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE) da pesquisa;
- Conduzir entrevistas e coletar material biológico;
- Submeter trabalhos ao comitê de ética em pesquisa;
- Promover a interação com as plataformas operacionais de pesquisa, incluindo a equipe de gestão de dados, estatística, biobanco e RHC.
Coordenação
Luciana Facure Moredo
Telefone: (11) 2189-5000 - ramal: 1062
E-mail: [email protected]
O Escritório de Apoio Institucional ao Pesquisador (EAIP) presta serviço administrativo aos pesquisadores e mantém interlocução com outras áreas de suporte do A.C.Camargo, como os departamentos financeiro, de compras e jurídico. O laboratório de Informática Médica, ligado ao departamento de Tecnologia da Informação, coloca à disposição dos pesquisadores recursos tecnológicos e um data center, recentemente inaugurado, para o desenvolvimento e a manutenção de software especializado, que permitem o gerenciamento de projetos e de base de dados da pesquisa, análise e visualização de dados clínicos e moleculares. Alguns softwares foram desenvolvidos internamente pelo próprio laboratório de Informática Médica, como o H2TC, um sistema integrado de registros médicos com foco em pesquisa; o Recruit, que facilita a identificação dos pacientes por critérios clínicos; e o acProjects, para o acompanhamento do fluxo de submissão dos projetos de pesquisa.
Todos os projetos passam pela avaliação do Fórum PAE - Pesquisa, Assistência e Ensino e do Comitê de Ética para a Pesquisa (CEP) institucional.
Equipe
Carlos Frederico Castelli
Fatima Ester Silva Pereira
Gilmara Santos da Silva
Regiane Maria da Silva
Rodrigo Magalhaes Marques
Contatos
(11) 2189-5025
(11) 2189-5000 ramal 2986
E-mail: [email protected]
Horário de Funcionamento e Localização
Segunda a quinta-feira, das 7h às 18h e sexta-feira, das 7h às 17h
Localização: Rua Taguá, 440 - Térreo
O core facility de Histologia e Imunohistoquímica (IHQ) oferecem serviços de apoio à pesquisa na:
- Preparação de tecido para fixação em formalina e inclusão em parafina (FFPE -formalin fixed paraffin embedded);
- Corte e coloração em Hematoxilina & Eosina (H&E) de tecidos congelados e parafina;
- Corte e coloração para Imunohistoquímica e TMA (Tissue microarray);
- Microdissecção a Laser (LCM);
- Scanning de lâminas.
A análise de IHQ é feita na plataforma Ventana (Roche) e a digitalização de lâminas no equipamento Aperio (Leica). A consultoria médico científica, incluindo análise das lâminas patológicas, é realizada em parceria com o departamento de Anatomia Patológica da Instituição.
Supervisora de pesquisa
Dra. Eloisa Helena Ribeiro Olivieri
Telefone: (11) 2189-5000 - ramais: 2936
E-mail: [email protected]
Equipe técnica
Severino Ferreira - Técnico de Pesquisa
Keila Taira Macedo - Técnico de Pesquisa
Adriano Macedo - Auxiliar de Laboratório
Telefone: (11) 2189-5000 - ramal: 2786
E-mail: [email protected]
Link para solicitação de serviços:
https://tinyurl.com/kmcja4j3
O Core Facility de sequenciamento genômico do Centro Internacional de Pesquisa (CIPE) do A.C.Camargo Cancer Center tem como objetivo proporcionar acesso a novas tecnologias de sequenciamento aos investigadores da instituição, oferecendo suporte na escolha da plataforma mais adequada para cada projeto experimental, no desenho experimental, preparo das amostras e sequenciamento.
Atualmente o core de sequenciamento genômico conta com 3 plataformas de sequenciadores de alto desempenho, sendo elas o Ion GeneStudio S5 (Thermo Fisher) e as plataformas NextSeq 500 System e NextSeq 2000 (Illumina). O laboratório conta ainda com equipamentos acessórios como Ion Chef, Covaris, necessários para as etapas de preparo de biblioteca, PCR em emulsão e enriquecimento.
A infraestrutura da facility é composta por 3 salas independentes, sendo uma exclusiva para o preparo das bibliotecas, e outras duas salas com temperatura controlada que abrigam as plataformas de sequenciamento, garantindo assim seu funcionamento adequado, e seus equipamentos acessórios.
A estrutura geral do laboratório permite o desenvolvimento de projetos para diversas aplicações, entre elas, sequenciamento completo do exoma, sequenciamento de regiões-alvo, transcriptoma a partir de mRNA ente outras.
Supervisora de pesquisa
Dra. Eloisa Helena Ribeiro Olivieri
Telefone: (11) 2189-5000 - ramais: 2936
E-mail: [email protected]
Coordenador técnico-científico
Bruna Barros – Pesquisadora
Telefone: (11) 2189-5000 - ramal: 2980
E-mail: [email protected]
A equipe de estatística é formada por duas profissionais preparadas para orientar os pesquisadores em todas as fases do projeto, desde o desenho experimental até a análise dos dados. As técnicas comumente aplicadas são:
- Delineamento da pesquisa, amostragem e cálculo do tamanho amostral
- Análises descritivas
- Testes de associação
- Testes diagnósticos, confiabilidade e concordância
- Testes de comparação
- Modelagem estatística
- Modelagem estatística multivariada
- Análise de sobrevivência, entre outras
Equipe
Barbara Beltrame Bettim
Telefone: (11) 2189-5000 - ramal: 2213
E-mail: [email protected]
Janaina Naiara Germano
Telefone: (11) 2189-5000 - ramal: 2213
E-mail: [email protected]
A gestão das bases de dados da pesquisa é realizada por um Data Manager, que organiza, controla e mantêm a segurança dos dados da pesquisa institucional. Ele trabalha em parceria com o pesquisador, realizando gerenciamento e padronização de variáveis, processamento de dados, criação e configuração de acessos e permissões na plataforma REDCap.
O Data Manager auxilio no suporte ao REDCap com:
- Criação de projeto
- Importação de dados em planilhas (Excel/xlsx, CSV, SPSS)
- Ajuda com a utilização da plataforma
- Verificação de erros, consistência e análise de qualidade dos dados
- REDCap APP Mobile para dispositivos móveis
- Solicitação de inclusão ou alteração de variáveis em um projeto já existente,
Entre em contato com o Data Manager
Rafael Vanhoz Ribeiro
E-mail: [email protected] ou [email protected]
Agendamentos: Youcanbook.me
Plataforma REDCap
Um Cancer Center não é um hospital, é uma plataforma completa de atendimento, incluindo prevenção, investigação, estadiamento, tratamento, cuidados paliativos e reabilitação. Tudo no mesmo local.