Equipamentos multiusuário | A.C.Camargo Cancer Center Pular para o conteúdo principal

Equipamentos multiusuário

 

Equipamentos multiusuário

1 minuto(s) de leitura

Exemplo do resultado das imagens no equipamento. Células em destaque lilás e vermelho

Exemplo do resultado das imagens no equipamento. Células em destaque lilás e vermelho
1 minuto(s) de leitura

Sistema MICA WIDEFIELD LIVE CELL (Leica Microsystems)

Título do Projeto Fapesp
EMU Científico: Aquisição de plataforma de análise de modelos ex vivo para oncologia de precisão (2022/11546-3).

Pesquisadora responsável
Dirce Maria Carraro – A.C.Camargo Cancer Center

Pesquisadores associados
Laura Cristina Sichero Vettorazzo – Instituto do Câncer do Estado de São Paulo/ICESP/SSSP
Wilson Araújo da Silva Junior – Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto/FMRP/USP

 

O equipamento foi aprovado na chamada FAPESP EMU - Tecnologia e Inovação (2022), e tem previsão de implementação para abril de 2024.

O sistema MICA WIDEFIELD LIVE CELL é um microhub altamente automatizado projetado para aquisição de imagens widefield e confocal em um ambiente de incubação com proteção de amostras. A automação inteligente e a análise compatível com inteligência artificial aumentam a eficiência e facilidade de manuseio. O Microhub captura quatro marcações ou estruturas diferentes simultaneamente em uma única aquisição. Com resolução tridimensional no confocal de varredura de ponto, é ideal para imagens 3D de amostras espessas, especialmente útil para organoides. O ambiente interno climatizado oferece controle de temperatura, CO2 e umidade, criando condições ideais para observação de células vivas a curto e longo prazos, incluindo uma câmara de hipóxia para experimentos com níveis reduzidos de oxigenação. Essas características fazem do MICA o equipamento ideal para ensaios funcionais high-throughput, como ensaios de proliferação, morte celular e angiogênese, em células cultivadas em 2D e esferoides. A automação possibilita dezenas de condições experimentais simultâneas, mantendo consistência na aquisição e análise de imagens.

Dentro da sua ampla gama de aplicações, no nosso projeto o equipamento será utilizado para avaliação simultânea de várias réplicas do mesmo tumor que foram expostas a diferentes fármacos, assegurando a seleção confiável dos fármacos mais eficientes. A nossa proposta é de criar plataforma de alto desempenho para testar de forma simples e precisa diferentes tratamentos oncológicos em tumores derivados de pacientes, possibilitando a escolha da melhor terapia, de forma ex vivo, aumentando a chance de resposta do paciente oncológico. O estabelecimento dessa plataforma visa, de forma inovadora, impulsionar a precisão do tratamento oncológico, principalmente dos pacientes diagnosticados em estágios avançados com baixa expectativa de cura ou de controle de doença, com tumores raros ou apresentações raras.

Modo de operação e de solicitação de acesso/agendamento
Em construção.

Avaliação de conteúdo

Você gostaria de avaliar esse conteúdo?
Esse conteúdo foi útil?
Gostaria de comentar algo sobre esse conteúdo?
Ao continuar você confirma ter ciência de nossa Política de Privacidade e dos respectivos Avisos de Privacidade e Proteção de Dados presentes em nosso Portal de Privacidade.
CAPTCHA
Esta pergunta é para testar se você é humano e para evitar envios de spam