Alimentação e nutrição
Alimentação e nutrição
Alimentação durante Imunoterapia
Uma alimentação saudável e balanceada é fundamental para que o organismo funcione melhor em qualquer fase da vida e, durante o tratamento oncológico, é ainda mais importante. Quando não se ingere a quantidade suficiente e/ou o tipo correto de alimento, o corpo utiliza os nutrientes que tem armazenado para servirem de fonte de energia. O resultado é que as defesas naturais se enfraquecem e o corpo não consegue combater as infecções.
Alimentação durante a Quimioterapia - Adulto
Além dos efeitos colaterais indesejados que a quimioterapia pode causar, você pode enfrentar uma série de dúvidas referentes ao que é permitido ou não comer durante o tratamento. Os pacientes costumam pesquisar muito sobre a própria doença e, com tanto conteúdo contraditório na internet, ficam as perguntas: tem problema comer alimentos ácidos? Sorvete ajuda a aliviar os sintomas? Todas as suas dúvidas são relevantes e nosso objetivo é esclarecer todas elas para que você participe do seu tratamento e entenda as etapas que estão por vir.
Para melhor aproveitamento da sua consulta de orientação com a nutricionista, assista este vídeo antes de sua consulta:
Alimentação durante a Radioterapia - Adultos
Os efeitos colaterais da radioterapia dependem da região que você está tratando e variam de pessoa para pessoa. Ou seja, se uma pessoa teve náusea e vômito, não significa que você também terá.
De forma geral, durante o tratamento, sua alimentação deve ser equilibrada, oferecendo nutrientes e energia para manter o organismo funcionando direitinho, e, ainda, possibilitar uma reação melhor aos efeitos colaterais.
Alimentação durante a Quimioterapia e a Radioterapia - Crianças
Durante o tratamento, é muito importante a criança se alimentar bem. Devemos oferecer água e alimentos ricos em água para auxiliar na hidratação. Frutas, como laranja, ameixa, figo, pera, coco verde e tomate, estimulam o paladar e hidratam o corpo. Nessa fase, é comum a perda de apetite, por isso, aproveite os momentos em que a criança aceite bem a alimentação ou use estratégias para que ela coma melhor.
Alimentação para pacientes submetidos ao Transplante de Células-tronco Hematopoiéticas
Este manual tem como objetivo esclarecer sobre os cuidados em relação à alimentação adequada durante a internação para o Transplante de Células-tronco Hematopoiéticas. Queremos também lhe mostrar como cuidar dos alimentos em casa: a higienização correta, a manipulação e o preparo.
Nutrição Enteral
A nutrição enteral é uma forma de alimentação para pacientes que não devem ou conseguem se alimentar por via oral (boca), como em casos de cirurgia da região da cabeça e do pescoço, esôfago, estômago, etc. A ingestão dos alimentos pode ser feita por meio de uma sonda (passagem naso/orogástrica) posicionada ou implantada no estômago e no intestino delgado.
Um Cancer Center não é um hospital, é uma plataforma completa de atendimento, incluindo prevenção, investigação, estadiamento, tratamento, cuidados paliativos e reabilitação. Tudo no mesmo local.