Vaga aberta para Doutorado - Linha de Pesquisa: Biologia Celular, Molecular e Genética
Estamos com uma vaga aberta para aluno de doutorado no programa de Pós-Graduação Stricto Sensu do A.C.Camargo Cancer Center na linha de pesquisa Biologia Celular, Molecular e Genética.
Orientador: Alexandre André Balieiro Anastácio da Costa
Modalidade de vaga: Doutorado
E-mail: [email protected]
Título do Projeto: Avaliação de novos tratamentos e biomarcadores para carcinomas de ovário com amplificação de CCNE1
Área de formação do candidato de interesse: biologia e biomedicina.
Carga horária: 40 horas semanais
Dedicação Exclusiva: sim
Quantidade de vagas: 1
Resumo do projeto
O carcinoma seroso de alto grau de ovário (HGSC) é o tipo histológico mais frequente de câncer de ovário. Nos últimos 15 anos, a descoberta dos inibidores de PARP mudou o tratamento do câncer de ovário em diferentes cenários clínicos.
Cerca de 20% dos HGSC apresentam amplificação de CCNE1 (amp), gene que codifica a CCNE1 (CCNE1), que é um regulador central do ciclo celular e da replicação do DNA. Apesar do relativo sucesso das novas terapias para HGSC, os tumores CCNE1amp são resistentes ao tratamento convencional com platinas e inibidores de PARP e apresentam o pior prognóstico entre os pacientes com HGSC.
Organoides derivados de pacientes (PDOs) são um método de cultura primária tridimensional de células de tumores derivadas de pacientes usando matrizes extracelulares artificiais. Por um lado, conseguem reproduzir de forma mais fidedigna as características dos tumores primários que as linhagens celulares imortalizadas e por outro oferecem um sistema mais dinâmico que os PDX para testar novas drogas e seus mecanismos possibilitando obter resultados de forma mais rápida.
Neste projeto vamos gerar PDOs a partir de tumores de ovários de pacientes para testar novas medicações e novas combinações de medicações com foco em tumores com CCNE1amp. Além do teste da eficácia das novas medicações estudaremos seus mecanismos moleculares para identificar potenciais biomarcadores de sensibilidade e resistência.
O aluno candidato deve ter experiência prévia em cultura de células convencional e dos métodos de laboratório de western blot e imunofluorescência. Desejável conhecimento de PCR e qPCR.
