Missão A.C.Camargo | A.C.Camargo Cancer Center Pular para o conteúdo principal

Missão A.C.Camargo

 

Missão A.C.Camargo

2 minuto(s) de leitura

2 minuto(s) de leitura

 

Compartilhar conhecimento em prol do desenvolvimento da saúde oncológica da população brasileira é somente um dos objetivos que o A.C.Camargo Cancer Center vem trabalhando ao logo de seus 70 anos.

Entre muitas iniciativas adotadas pela instituição, o Programa Missão A.C.Camargo se destaca por reunir uma série de projetos capazes de impactar tanto o sistema de saúde quanto a sociedade. O objetivo do programa é levar para todas as regiões do Brasil o conhecimento do A.C.Camargo em oncologia para contribuir com a redução da incidência de câncer na população brasileira e para a melhora nas taxas de sobrevida.

Para que isso seja possível, o programa atua em dois eixos: Projetos Locais e Eixo Temático.

Projetos locais: Busca colocar à disposição de municípios brasileiros a nossa expertise como cancer center, ou seja, um centro integrado e de alta complexidade em oncologia. Com isso, essas parcerias geram iniciativas focadas no atendimento da necessidade local oncológica prevalente na saúde pública.

Eixo temático: Programa nacional de prevenção, focado em diagnóstico precoce por meio de instrumentos educacionais de suporte à detecção de sinais e sintomas oncológicos.

Para que estes dois objetivos sejam alcançados, o projeto Missão A.C.Camargo capacitará profissionais da rede pública na suspeição de casos oncológicos, visando fortalecer os pilares de prevenção e de diagnóstico precoce para que as taxas de sucesso sejam cada vez maiores.

Benefícios

Ao compartilhar o conhecimento desenvolvido no A.C.Camargo, o programa irá incentivar a construção de protocolos, rotinas e novos aprendizados que permitirão uma jornada oncológica mais assertiva e custo-efetiva nos serviços públicos de saúde. Os dados capturados ao longo dessa jornada poderão ser base para a condução de estudos translacionais e epidemiológicos, além de colocar à disposição do Sistema Único de Saúde (SUS) e diversos serviços oncológicos uma tecnologia de suporte ao diagnóstico precoce do câncer.

Conheça algumas iniciativas do Missão A.C.Camargo

Prefeitura de Santos (SP)

Firmado em junho de 2023, o projeto-piloto foi iniciado na cidade de Santos, litoral paulista, para levantar dados e tornar mais eficiente e rápido o diagnóstico e encaminhamento de pacientes para o tratamento oncológico.

Essa iniciativa é fruto de um acordo de cooperação firmado entre a Prefeitura de Santos, a organização não-governamental Comunitas e o A.C.Camargo Cancer Center.

Em abril de 2024, foi entregue um diagnóstico de oportunidades baseado em dados coletados junto à Secretaria Municipal de Saúde e Unidades Básicas de Saúde por meio de reuniões, entrevistas e análises situacionais. Esse diagnóstico possibilitou a formulação de iniciativas voltadas para a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer. As propostas incluem ações de rastreamento, apoio aos protocolos e processos assistenciais, além de educação e conscientização de profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS) e população local.

Solução tecnológica de suporte ao diagnóstico precoce

Ao longo do terceiro e quarto trimestres de 2023 foram conduzidos workshops pautados na metodologia de design sprint de inovação para que sejam construídas as premissas de desenho da solução que dará suporte ao diagnóstico precoce oncológico em âmbito nacional.

Assim, o próximo ano será dedicado à prototipagem, testes e lançamento desta solução.   

Entre em contato com o projeto Missão A.C.Camargo pelo e-mail: [email protected].

Avaliação de conteúdo

Você gostaria de avaliar esse conteúdo?
Esse conteúdo foi útil?
Gostaria de comentar algo sobre esse conteúdo?
Ao continuar você confirma ter ciência de nossa Política de Privacidade e dos respectivos Avisos de Privacidade e Proteção de Dados presentes em nosso Portal de Privacidade.
CAPTCHA
Esta pergunta é para testar se você é humano e para evitar envios de spam