Mestrado Profissional | A.C.Camargo Cancer Center Pular para o conteúdo principal

Mestrado Profissional

 

Mestrado Profissional

Três médicos avaliando um caso em uma apresentação com um exame de imagem

Três médicos avaliando um caso em uma apresentação com um exame de imagem

O Mestrado Profissional em Oncologia do A.C.Camargo Cancer Center é reconhecido pela CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, Ministério da Educação) desde 2020. Tem o compromisso de qualificar o profissional para a atuação nos diversos aspectos da gestão dos serviços e dos cuidados na área da saúde com o conceito de cuidado baseado em valor, centrados no paciente. A missão do programa é transferir conhecimento específico sobre métodos científicos, atenção à assistência oncológica e gestão na área da saúde, compartilhando vivências práticas do modelo cancer center. Também proporcionará fóruns para discussões de projetos, além de oferecer um ambiente propício para networking e contribuições mútuas entre profissionais e instituições para a produção do conhecimento aplicado à prática.

A quem se destina o curso?

O Mestrado Profissional do A.C.Camargo Cancer Center é destinado a profissionais de todas as áreas do conhecimento que desejam o aprofundamento teórico, científico e prático nos temas relacionados aos cuidados centrados no paciente e a gestão de serviços na área da saúde com foco na oncologia.  

O que vou alcançar?

Além de obter o título de Mestre, o profissional qualificado por este curso poderá atuar em órgãos e instituições públicas ou privadas voltadas à atenção à saúde, sobretudo na área oncológica, em instituições de ensino e pesquisa, além da indústria farmacêutica, de serviços ou produtos da área de saúde, onde poderá contribuir na qualificação dos cuidados oncológicos, com o conceito de medicina baseada em valor e com cuidados centrados no paciente.

O que vou desenvolver?

O curso oferece aos seus alunos a oportunidade do desenvolvimento de projetos que promovam o seu conhecimento científico e nos cuidados na área de oncologia, assim como questões de bioética, da melhoria de processos e da incorporação de inovações nesta área.

Título obtido com a conclusão do curso

O Programa de Cuidados Oncológicos Baseados em Valor oferecerá o título de Mestre em Ciências da Saúde na área básica de Oncologia. 

Qual a duração?

O curso terá início em 03/08/2021, tendo duração de dois anos (24 meses divididos em 4 semestres), com carga horária total de 1.344 horas, sendo 384 horas dedicadas às disciplinas e 960 horas/ trabalho aplicado

Qual a frequência e horários?

As aulas serão ministradas às 3as feiras das 19h00 às 21h00 e às 4as feiras das 7h00 às 8h30.

Inscrições

Investimento

O valor total do curso é de R$ 57.600,00 em 24 parcelas sem juros de R$ 2.400,00, data do vencimento a ser informada no momento da matrícula. 

Formas aceitas para pagamento

Boleto bancário ou cartão de crédito. 

Vagas disponíveis

18

Cronograma de inscrições

O período de inscrição será entre os dias 19/05 a 11/07/2021.

Inscrições encerradas

O que é um mestrado profissional?

O Mestrado Profissional (MP) é um programa de Pós-Graduação stricto sensu, reconhecido pela Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, Ministério da Educação) voltado para a capacitação de profissionais de diversas áreas do conhecimento, mediante o estudo de técnicas, processos, ou temáticas que atendam a alguma demanda do mercado de trabalho. Seu objetivo é contribuir com o setor produtivo nacional para oferecer um nível maior de competitividade e produtividade para empresas e organizações, sejam elas públicas ou privadas.

Diferenças entre o mestrado profissional, mestrado acadêmico e MBA

MBA

O programa de Master of Business Administration, ou MBA, é uma pós-graduação lato sensu dedicada exclusivamente ao mundo dos negócios e a aplicação prática de conceitos bem definidos, mais comuns nas áreas de administração, finanças e marketing, Após a conclusão do MBA o aluno não recebe o título de mestre. 

Os MBAs possuem caráter mais prático, sem o nível de aprofundamento existente no Mestrado Profissional. Neste, os profissionais são estimulados a estruturarem projetos de pesquisa aplicada, levantamento de hipóteses, problematizações e resoluções de problemas pautadas em referências científicas. 

Mestrado Acadêmico e Mestrado Profissional

O Mestrado Profissional titula o egresso com grau acadêmico de Mestre a partir da formação stricto sensu reconhecida pela CAPES.

As duas modalidades de Mestrado oferecem ao aluno, ao final do curso, o título de Mestre. A principal diferença entre os dois refere-se ao perfil do egresso. Enquanto o egresso do Mestrado Profissional tem um foco preferencialmente no setor produtivo, o Mestrado Acadêmico destina-se à formação de profissionais para as universidades e centros de pesquisa. O A.C.Camargo Cancer Center oferece cursos de pós-graduação nos dois programas. 

Objetivos do curso

O Mestrado Profissional do A.C.Camargo Cancer Center tem o objetivo de oferecer conteúdo teórico e científico para dar suporte à atuação executiva em saúde, mais especificamente na oncologia. 

Capacitará os profissionais para a prática profissional na gestão de serviços e produtos por meio da ampliação da capacidade crítica e analítica incorporada no método científico e voltada para resoluções estratégicas e inovadoras de problemas práticos.  

O conceito do programa estabelece a geração de conhecimentos, fluxos e produtos que valorizam o bem-estar geral do paciente de acordo com o seu ponto de vista e de suas necessidades, incluindo o acesso, o acolhimento, o cuidado integrado e personalizado, a eficiência operacional, a segurança e a comunicação. 

Serão explorados temas que entregam valor em saúde sob a visão dos pilares do “Quadruple Aim”, que preconizam a melhora da experiência dos pacientes, o aumento da qualidade da saúde, a redução de custos e a satisfação dos profissionais no trabalho. 

Essas premissas serão utilizadas para a definição de estratégias que ressaltarão os cuidados baseados em valor e centrados no paciente.

Cronograma do curso

Disciplina Docentes Carga Horária Créditos Período
Seminários A.C.Camargo  Dr. Rubens Chojniak  48 horas 4 2º Semestre 2021
à 1º Semestre 2023
Mentoria e Tutoria ao aluno Dr. Rubens Chojniak  48 horas 4 2º Semestre 2021
à 1º Semestre 2023
Princípios de Oncologia e Cuidados Centrados Dr. José Augusto Rinck Jr.
Dra. Indiara S Oliveira
Dr. Fabio Abreu
36 horas 3 2º semestre 2021
Metodologia Científica  Dr. Antônio Paulo Nassar 36 horas 3 2º semestre 2021
Bioestatística e Epidemiologia Dra. Maria Paula Curado 36 horas 3 1º. Semestre 2022
Bioética Aplicada à Oncologia Dra. Márcia Araújo de Freitas 36 horas 3 1º. semestre 2022
Uso de Dados na Área da Saúde Dr. Carlos Alberto Sacomani
Dr. Israel Tojal da Silva
36 horas 3 2º semestre 2022
Gestão em Saúde - Custo Efetividade Dr. Genival Barbosa de Carvalho
Dr. José Humberto Fregnani
36 horas 3 2º semestre 2022
Didática e Comunicação Dr. Rubens Chojniak
Dr. José Humberto Fregnani
36 horas 3 1º. Semestre 2023
Inovação e Empreendedorismo Dr. Carlos Alberto Sacomani e
Dr. Luiz Juliano Neto
36 horas 3 1º. semestre 2023

Quais são as linhas de pesquisa?

As linhas de pesquisa abordarão temas que trazem a visão dos pilares do “Quadruple Aim”, observando a melhora da experiência dos pacientes, o aumento da qualidade do cuidado e a redução de custos, além da satisfação no trabalho, ou mesmo a disponibilidade ou prontidão de quem cuida. 

O cuidado humanizado dos pacientes

O objetivo desta linha de pesquisa é avaliar as práticas e recursos voltados para a ampliação do relacionamento entre profissionais da saúde e cidadãos, processos biológicos da saúde e o ambiente, além dos dilemas éticos envolvidos nessas relações. Estudará todos os aspectos relacionados à reabilitação, à qualidade de vida e à bioética atinentes ao dia a dia da assistência ao paciente oncológico. 

A gestão com o foco do paciente

Essa linha de pesquisa tem o objetivo de avaliar os processos operacionais e sua relação com a experiência do paciente. São processos que influenciam o acesso, o fluxo, a eficiência, a segurança, os resultados financeiros e a gestão de pessoal e suas interações com a experiência do paciente.

Inovações tecnológicas em benefício do paciente

Esta linha foca os aspectos relacionados à inovação tecnológica na área de oncologia e seu impacto na experiência do paciente. São projetos que incluem novos métodos diagnósticos e terapêuticos, além do desenvolvimento de sistemas informatizados, aplicativos e exploração de dados com técnicas inovadoras. 

Qual o diferencial do nosso Mestrado Profissional?

O corpo docente é composto por profissionais com experiência na área em que atuam, abrangendo a área assistencial da saúde, administração, direito, epidemiologia e bioestatística. Todos atuam em um centro oncológico de alta complexidade, com a vivência e experiência dos desafios enfrentados em um cancer center. Os alunos também terão acesso às disciplinas e matérias do curso de Mestrado e Doutorado acadêmicos.

Corpo docente

Formado em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo em 1991. Concluiu a residência médica em Urologia em 1997 pela Irmandade da Santa Casa de São Paulo. Em 2000, recebeu o título de Mestre em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Tornou-se Doutor em Ciências (área de concentração - Urologia) em 2003 também pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Atualmente é médico assistente do Departamento de Cirurgia Pélvica do A.C.Camargo e e responsável pelo setor de urodinâmica e o ambulatório de disfunções miccionais da instituição.

Carlos Alberto Ricetto Sacomani

Possui graduação em Fonoaudiologia pela Universidade Federal de São Paulo (1988), especialização em Distúrbios da Comunicação Humana pela Universidade Federal de São Paulo (1991), mestrado em Distúrbios da Comunicação Humana (Fonoaudiologia) pela Universidade Federal de São Paulo (1994) e doutorado em Distúrbios da Comunicação Humana (Fonoaudiologia) pela Universidade Federal de São Paulo (2000). Atualmente é Fonoaudióloga do Fundação Antônio Prudente, Professor do Centro de Estudos Em Fonoaudiologia Clínica, Coordenadora do Centro de Reabilitação e Estudos Fonoaudiológicos temas: doença de Parkinson, Distúrbio de voz, Distúrbio de Deglutição.

Elisabete Carrara De Angelis

Graduado em Odontologia pela Universidade Vale do Rio Verde - Três Corações (1992), mestrado em Biologia e Patologia Buco-dental pela Faculdade de Odontologia de Piracicaba - UNICAMP (1998), doutorado em Biologia e Patologia Buco-dental pela Faculdade de Odontologia de Piracicaba - UNICAMP (2002) e Livre-docência em Patologia pela Faculdade de Odontologia de Piracicaba - UNICAMP (2006). Diretor do Departamento de Estomatologia do A.C.Camargo, professor da pós-graduação em Oncologia da Fundação Antônio Prudente e da Disciplina de Estomatologia Clinica - FOUSP. Tem experiência no atendimento odontológico a pacientes oncológicos, atuando principalmente nos seguintes temas: patologia bucal, câncer de cabeça e pescoço, efeitos colaterais da radioterapia e quimioterapia e reabilitação.

Fábio de Abreu Alves

Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Maranhão, ano de conclusão 2003, Residência Médica em Cirurgia Geral pelo Hospital Santa Marcelina-SP com término em fevereiro 2005 e Residência Médica em Cirurgia Oncológica pela Fundação Antônio Prudente - A.C.Camargo com término em janeiro de 2007 seguido do Programa de Educação continuada em Cirurgia Oncológica de Cabeça e Pescoço, com término em fevereiro de 2008. Realizou aperfeiçoamento no Instituto Europeu di Oncologia - Fondazione Umberto Veronesi Milano - Itália com término em fevereiro de 2009. 

Mestre (2013) e Doutor em Oncologia pela Universidade de São Paulo (USP) com defesa de tese em 2020. Membro titular do Departamento de Cirurgia de Cabeça e Pescoço do A C Camargo Cancer Center desde 2009. Diretor Clínico A.C.Camargo Cancer Center 2016 - 2020. Pós-graduação em Cirurgia Robótica em Cabeça e Pescoço pelo Albert Einstein Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa em 2020-2021.  

Genival Barbosa de Carvalho

Possui graduação em Fisioterapia pelo Centro Universitário UNINOVAFAPI (2010), Pós-graduação em fisioterapia oncológica pela Fundação Antônio Prudente - A.C.Camargo Cancer Center (2011), Mestrado em Fisioterapia pela Universidade Cidade de São Paulo (2013) e Doutorado em Fisioterapia pela Universidade Cidade de São Paulo (2017). Atualmente é fisioterapeuta do A.C.Camargo, preceptora do curso de residência em fisioterapia do A.C.Camargo, docente do mestrado profissional do A.C.Camargo e docente do curso de medicina da Universidade Nove de Julho.

Genival Barbosa de Carvalho

É graduado em Ciência da Computação pela Universidade Paulista, possui Especialização em Bioinformática pelo Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC), Doutorado em Ciências pela Universidade de São Paulo (FMRP/USP) e Pós-Doutorado pela Rockefeller University nos EUA (2012-2014). Foi Pesquisador Associado da Rockefeller University (2014-2015)  e  membro adjunto desta instituição (2015-2019). Desde 2015 é Cientista no Centro Internacional de Pesquisa do A.C.Camargo, onde lidera o Laboratório de Bioinformática e Biologia Computacional. Tem experiência na área de Ciência da Computação e Genômica atuando no desenvolvimento e aplicação de métodos computacionais avançados na análise de dados moleculares, clínicos e imagens médicas.

Genival Barbosa de Carvalho

Doutor em Ciências Médicas pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, atualmente é médico infectologista do Instituto de Infectologia Emílio Ribas, diretor do Departamento de Infectologia, Coordenador do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar e Gerente de Risco do A.C.Camargo, Chefe de equipe de retaguarda de infectologia no Hospital Alemão Oswaldo Cruz. Atuando principalmente nos seguintes temas: Infecção em imunodeprimidos, infecção em pacientes oncológicos, AIDS, controle de infecção hospitalar.

Ivan Leonardo Avelino Franca e Silva

Possui graduação em Medicina pela Universidade Estadual de Campinas. Residência Médica em Clínica Médica pelo Hospital de Clínicas da FCM UNICAMP e em oncologia clínica pelo A.C.Camargo. Doutorado em Clínica Médica pela FCM - UNICAMP. Atualmente é médico titular Departamento de Oncologia Clínica, vice-coordenador do Centro de Referência em Tumores Urológicos, coordenador da residência médica em oncologia clínica e membro da comissão de pós graduação do Mestrado Profissional do A.C.Camargo. Foi médico oncologista da Fundação de Desenvolvimento da UNICAMP (Hospital de Clínicas) e professor de medicina na FCM UNICAMP e PUCCAMP. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Cancerologia (Oncologia Clínica), atuando principalmente nos seguintes temas: Câncer (tratamento, diagnóstico, seguimento) com ênfase em tumores urológicos e tumores cutâneos atualmente (melanoma e não melanoma), tendo tido anteriormente também atuação em câncer de mama, ovário, pulmão e cabeça e pescoço.

Ivan Leonardo Avelino Franca e Silva

Graduado em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (1996), Residência em Cirurgia Geral na Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (1997-1998) e Residência em Cirurgia Oncológica no Fundação Antônio Prudente (A.C.Camargo, 1999 - 2001). Mestrado (2002) e Doutorado (2005) em Oncologia pela Fundação Antônio Prudente (A.C.Camargo). Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação do Hospital de Câncer de Barretos (desde 2011). Diretor Científico (2012 a 2015) e Diretor Executivo (2015 a 2018) do Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital de Câncer de Barretos. Membro titular da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa - CONEP / Ministério da Saúde (desde 2014). Atualmente é o Superintendente de Ensino do A.C.Camargo. Pesquisador CNPq nível 2.

Graduação em Medicina pela Universidade Federal de São Paulo (1968) e doutorado em Ciências Biológicas (Biologia Molecular) pela Universidade Federal de São Paulo (1974). Atualmente é professor titular sênior e aposentado da Universidade Federal de São Paulo. e participa do ensino e pesquisa no A.C.Camargo, com ênfase nas relações interinstitucionais e novos desenvolvimentos Tem particular experiência na área de Bioquímica, com ênfase em Proteínas, atuando principalmente nos temas: peptídeos e proteases. A partir de 2005 estabelece interfaces das ciências da vida, e em particular a medicina, com ciências exatas como física, química e engenharias. Esta iniciativa estabelece o conceito de convergence, considerado hoje o futuro das ciências biológicas e médicas. 

Pesquisador CNPq  - Nível: 1A . (Artigos: 556; - Índice H= 61).

Doutora em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo - USP. Mestre em Direito pela mesma Universidade. Graduada em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG, onde foi bolsista de iniciação científica pela Fundação Professor Valle Ferreira. É professora do curso de especialização em Psiquiatria Forense do Instituto de Psiquiatria da USP e do Curso de Cuidados Paliativos da Casa do Cuidar. Membro do Comitê de Ética em Pesquisa do Hospital de Amor/Fundação Pio XII. Advogada associada do escritório Botelho Advogados. Foi pesquisadora plena ligada à Coordenadoria de Pesquisa Jurídica Aplicada da Escola de Direito de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas, com financiamento da União Europeia. Foi professora do curso de Medicina da Faculdade de Ciências da Saúde de Barretos Dr. Paulo Prata, subcoordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Bioética e Biodireito da Faculdade de Direito de São Paulo da USP, pesquisadora bolsista da Escola de Direito de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas e estagiária em docência bolsista na Faculdade de Direito de São Paulo da USP. Cursou Bioética na Universidade de Georgetown/EUA (2011).

Graduação em Medicina pela Universidade Federal de Goiás (1977), mestrado em Medicina (Cirurgia de Cabeça e Pescoço) pelo Hospital Heliópolis - Unidade de Gestão Assistencial 1 (2002) e doutorado em Oncologia pela Fundação Antônio Prudente (A.C.Camargo, 2004). Atualmente é pesquisadora - Global Burden of Disease, pesquisadora - the concord study protocol, professora de pós-graduação da Universidade Federal de Goiás, departamento de genética da Pontifícia Universidade Católica de Goiás, professor titular da Fundação Antônio Prudente (A.C.Camargo) e pesquisadora epidemiologista da Fundação Antônio Prudente (A.C.Camargo). 

Artigos Publicados :383,  Índice H: 64

Oncologista clínica formada pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Fez pós-graduação lato sensu no Hospital Albert Einstein, São Paulo; 2005 - 2007 fez um Clinical Research Fellowship, Princess Margaret Hospital, Universidade de Toronto, Canadá; Doutora em medicina pela Unifesp em 2010. É autora de mais de 80 publicações em periódicos internacionais e recebeu vários prêmios relacionados a sua pesquisa (entre eles, prêmios da ASCO, prêmios do Canadian National Cancer Institute Research, FAPESP e CNPq). De 2010 a junho de 2017 foi oncologista e pesquisadora do Grupo de Tumores Gastrointestinais e Chefe da Pesquisa Clínica do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (ICESP), Professora Adjunta de Oncologia, FMUSP, orientadora da Pós-Graduação stricto sensu em Oncologia Clínica, pela Disciplina de Radiologia e Oncologia, FMUSP. Atualmente é Diretora de Pesquisa do Grupo Brasileiro de Tumores Gastrointestinais (GTG), Diretora do Departamento de Oncologia do A.C.Camargo e Oncologista e Pesquisadora e Orientadora da Pós-Graduação stricto sensu no A.C.Camargo.

Pesquisadora  CNPq - Nível 2

Publicações: 111,  Índice H: 22

Rachel Simões Pimenta Riechelmann

Graduação em Medicina pela Faculdade de Medicina do ABC, Especialista em Radiologia e Diagnóstico por Imagem, Mestrado e Doutorado em Oncologia pelo Curso de Pós-Graduação da Fundação Antônio Prudente (A.C.Camargo). Diretor do Departamento de Imagem do A.C.Camargo, Coordenador do Programa de Pós-graduação em Oncologia da Fundação Antônio Prudente (A.C.Camargo) e Membro da Diretoria do Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem. Médico e pesquisador nos seguintes temas: Diagnóstico por Imagem, Radiologia Intervencionista e Oncologia.

Publicações: 99,  Índice H:12

Rubens Chojniak

Dr. Rubens Chojniak
"
Nossos alunos poderão atuar em instituições públicas ou privadas voltadas à atenção oncológica, em instituições de ensino e pesquisa, além da indústria farmacêutica, de serviços ou produtos da área de saúde
Dr. Rubens Chojniak, coordenador do Mestrado Profissional

Qual o passo a passo para admissão?

1. Inscrição

Preenchimento do formulário de inscrição de 19 de maio a 11 de julho 2021

2. Entrevista

Os candidatos serão entrevistados online.

3. Matrícula

Convocação para realização de matrícula de acordo com o cronograma estabelecido no edital. 

Em 22 de julho de 2021, a secretaria entrará em contato com os aprovados para orientações sobre a matrícula, conforme as vagas disponíveis.

 

Nome
Ana Carolina Xavier Milagre
Anna Claudia Turdo 
Arthur Crivellaro
Danilo de Souza Aranha Vieira
Debora Soares e Silva Monteiro
Diego Furiato Gomes da Cruz
Diógenes Coelho Junior 
Ellen Mayara Correa
Fúlvio Aparecido Santos  Alves 
Giovanna Magagnin Campiolo
Heriberto Brito de Oliveira
José Márcio Barros de Figueiredo
Júlia Prestes Dos Santos
Lizandra Traldi Mendonça Sanches
Maina Tavares Zanoni
Márcio Tiago de Oliveira Barbosa
Marcos Henrique Idério dos Santos
Marcos Roberto Moura da Cunha
Marilza Bueno de Souza Costa
Mauricio Castello Domingues 
Monique Paula Carvalho Sanchez
Nelson de Souza Liboni
Nilton Helibrando Caetano da Rosa
Paulo Roberto Paes e Silva Júnior
Raquel Regina Schinwelski
Renata Otoni
Samantha de Campos Gonçalves
Solange Miyabe Kuwamoto
Tadeu José Fontenele Leite Campos
Tamara Silva Souza
Thais Helena Cardoso de Barros Matsuda Yoshizumi
Vania Garcia da Silva

 

Em caso de dúvidas, entre em contato pelo e-mail: [email protected], ou telefone (11) 2189-5076, ou whatsapp (11) 99511-8806.

Por que o A.C.Camargo Cancer Center?

Um Cancer Center não é um hospital, é uma plataforma completa de atendimento, incluindo prevenção, investigação, estadiamento, tratamento, cuidados paliativos e reabilitação. Tudo no mesmo local.