Pâncreas | A.C.Camargo Cancer Center Pular para o conteúdo principal

Pâncreas

Este tipo de câncer representa 2% do total de casos diagnosticados no país e 4% das mortes. A maioria é de adenocarcinomas, que têm origem nas células que revestem os ductos por onde enzimas digestivas são liberadas. Não há sintomas específicos. O fumo é o principal fator de risco.

O pâncreas é uma glândula que tem duas funções principais: uma é a produção de insulina, hormônio que regula a glicose no sangue, e outra é a produção de enzimas digestivas, que ajudam a quebrar os alimentos em partículas que serão absorvidas pelo organismo. O pâncreas fica no retroperitônio,…
Descubra se a carne vermelha no carvão sabota a sua saúde 
Churrasco e câncer, uma relação que gera muitas dúvidas nas cabeças dos brasileiros. Afinal, aquela carninha que você (que não é vegetariano ou vegano) come com os amigos e a família poderia estar sabotando a sua saúde? Certo é que o consumo de carne vermelha é associado ao risco aumentado para…
Ouça e saiba tudo sobre a prevenção para câncer em órgãos como estômago, esôfago, fígado e pâncreas – falaremos sobre fatores de risco, sinais, sintomas, úlcera, gastrite, sal, sódio e cirurgias robótica e bariátrica
Esta conversa é sobre os tumores digestivos, mais precisamente do aparelho digestivo alto, que inclui órgãos como estômago, esôfago, fígado, pâncreas, intestino delgado, GIST (tumor estromal gastrointestinal) e vesícula biliar e vias biliares.  Vamos tirar todas as dúvidas…
Incômodo pode aparecer na região lombar, mas nunca é associado a um tumor 
O câncer de pâncreas responde por volta de 2% de todos os tipos de tumores diagnosticados e por 4% do total de mortes causadas pela doença no Brasil, de acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA).  Esse tipo de tumor é mais comum em homens, normalmente acima dos 55 anos. Um problema…
São estudos que revelaram fatores de risco importantes para desenvolver tumores nos últimos 50 anos
A pesquisa no câncer é um dos pilares do A.C.Camargo Cancer Center. Em nosso CIPE (Centro Internacional de Pesquisa), o estudo de hoje se torna o tratamento de amanhã, que cura ou melhora a qualidade de vida dos nossos pacientes. E é assim nos centros de excelência mundo afora. Essa é a premissa…
Condicionamento orgânico ajuda a reduzir o risco de eventuais complicações e o tempo de internação, além de facilitar a reabilitação de quem opera órgãos como o fígado, o esôfago e o estômago 
Atividade física e câncer. Nem todos sabem, mas o bom condicionamento físico pode contribuir de forma significativa para o sucesso de uma cirurgia de tumores no aparelho digestivo alto – por exemplo, no fígado, pâncreas, esôfago e estômago. Essa já é uma recomendação praticada pelo grupo de…
Ensino Superior em Medicina, concluído em 2000, na Universidade Federal de Pelotas Mestrado em Oncologia, concluído em 2008, no A.C.Camargo Cancer Center Especialização em Cancerologia Cirúrgica, concluída em 2000, na Sociedade Brasileira de Cancerologia
Ensino Superior em Medicina, concluído em 2007, na Faculdade de Medicina de Juazeiro do Norte
Ensino Superior em Medicina, concluído em 2001, na Universidade Federal de Uberlândia Mestrado em Oncologia, concluído em 2011, no A.C.Camargo Cancer Center Doutorado em Cirurgia Oncológica, a ser concluído em 2020, no A.C.Camargo Cancer Center Especialização em Cirurgia do Trauma, concluída…
Ensino Superior em Medicina, concluído em 2000, na Universidade Federal de AlagoasDoutorado em Gastroenterologia e Hepatologia Clínica, concluído em 2011, na USPEspecialização em Gastroenterologia, concluída em 2004, na Universidade de São PauloEspecialização em Endoscopia Digestiva, concluída…