Comemorado em 20 de maio, data é uma forma de reforçar a importância da pesquisa clínica para a sociedade
Nunca se ouviu tanto falar em pesquisa clínica quanto durante o período de pandemia de Covid-19. Mas, você sabe o que é uma pesquisa clínica e sua importância?
Comemorado em 20 de maio, o Dia Internacional da Pesquisa Clínica busca conscientizar a população sobre a importância deste tipo de estudo para a sociedade.
O que é pesquisa clínica
A pesquisa clínica, ou estudo clínico, testa novas tecnologias e drogas que, se produzirem bons resultados, poderão ser aplicadas em benefício do paciente. Os estudos são realizados com pacientes para investigar as mais recentes medicações, técnicas cirúrgicas e procedimentos, inclusive em parceria com a indústria farmacêutica e de equipamentos.
Segurança para o paciente
Desde a Segunda Guerra Mundial, há normas rígidas para se conduzir um estudo clínico de forma ética, segura e transparente. Estas normas buscam proteger todos os participantes da pesquisa, para que ninguém seja privado de sua dignidade, integridade e autonomia. Tais normas de tratamento são chamadas de boas práticas clínicas.
No entanto, não basta o que está descrito como boas práticas clínicas: todos os estudos clínicos são acompanhados por diversas equipes. O Comitê Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP, Brasil) e os Comitês de Ética em Pesquisa (CEP) locais avaliam cada estudo antes, durante e ao final. Tudo isso para certificar que os participantes estão sendo tratados de forma segura e conforme o estudo determina.
Pesquisa clínica no A.C.Camargo
O A.C.Camargo tem histórico e tradição na condução de pesquisas clínicas. De 2000 a 2021 foram mais de 260 estudos clínicos cadastrados e mais de 3.000 pacientes participantes de pesquisa.
Atualmente, contamos com 18 estudos em fase de recrutamento, 65 em fase de seguimento, 3 novos estudos prontos para iniciar e 9 estudos em fase de análise regulatória.
Pesquisa clínica na prática
