Cistos no ovário apresentam risco para desenvolvimento do câncer?

Publicado em: 28/09/2015 - 21:09:00
Notícias

Pequena lesão comum nas mulheres durante o ciclo menstrual, o cisto de ovário desaparece em algumas semanas após seu surgimento, sem causar nenhum sintoma. Em outros casos, porém, podem ser mais duradouros, quando não relacionados ao ciclo menstrual. No aspecto oncológico, contudo, sua relação com câncer em casos de cistos simples é quase inexistente.



Geralmente, os cistos no ovário não causam alterações hormonais nem afetam a fertilidade da mulher. Dentre seus principais sintomas, destacam-se dores abdominais ou na região pélvica, enjoos e vontade de urinar frequentemente – sinais que merecem acompanhamento médico e que são relacionados com cistos volumosos. "Nesses casos, realizam-se exames como a ultrassonografia, para identificar o motivo das dores", afirma Dr. Glauco Baiocchi, diretor do Núcleo de Ginecologia Oncológica do A.C.Camargo. O aspecto físico de uma lesão é importante para entender sua real natureza, e a avaliação de um especialista é essencial para uma análise correta dos exames e melhor diagnóstico.

Com maior incidência entre os 50 e 70 anos de idade, o câncer de ovário é assintomático em seu estágio inicial e somente 25% dos casos são diagnosticados precocemente – quando há maiores chances de sucesso no tratamento. "A maioria dos casos da doença é a partir dos 50 anos de idade, então a prevalência dos cistos, mesmos os sólidos, antes desse período, costuma ser benigna", diz o oncologista.
 

Teratomas

Um tumor sólido, de características benignas, que pode surgir é o teratoma. Comum na menacme, época da menstruação da mulher, o teratoma é uma massa sólida embrionária, que surge da célula germinativa do ovário. Apesar de peculiar, não apresenta relação com a incidência de câncer.

Seu diagnóstico pode ser realizado com a ajuda de ultrassom ou ressonância magnética. "O método padrão de tratamento é a cirurgia, pois a tendência do teratoma é crescer e causar complicações ao ovário. Se detectado precocemente, não apresenta urgência para a retirada", explica Dr. Glauco Baiocchi.

Dr. Glauco Baiocchi Neto - CRM 97501
Diretor do Núcleo de Ginecologia Oncológica
Especialista em Cancerologia Cirúrgica - RQE nº 42471

Avaliação de conteúdo

Você gostaria de avaliar esse conteúdo?
Esse conteúdo foi útil?
Gostaria de comentar algo sobre esse conteúdo?

Veja também

O exame de sangue oculto nas fezes é o método ideal para rastreamento do câncer colorretal em grandes populações
Pouca gente se lembra de fazer – e às vezes até mesmo os médicos se esquecem de pedir – o exame de sangue oculto nas fezes. Entretanto, ele é muito eficiente para ajudar no diagnóstico do câncer de intestino e tem a vantagem de ser...
Alimentos que ajudam na prevenção do câncer: próstata, mama e intestino
Boa alimentação pode ajudar na prevenção do câncer. Confira dicas de alimentos que podem ser aliados na prevenção de tumores na próstata, mama e intestino.
Um olhar sobre a qualidade de vida e reabilitação do paciente oncológico
Nossos especialistas fazem um resumo dos painéis de Efeitos Tardios, Enfermagem, Fisioterapia e Músculo Esquelético, do evento Next Frontiers to Cure Cancer. Efeitos tardios "As discussões deste painel foram superaprofundadas em pesquisas e estudos sobre os efeitos tardios do tratamento do câncer. O mais interessante...
Instituições brasileiras criam projeto de capacitação em Oncologia em Moçambique
Grupo de três instituições brasileiras, formado pelo A.C.Camargo Cancer Center, pelo Hospital do Câncer de Barretos e pelo Hospital Albert Einstein, desenvolveu um projeto de capacitação em oncologia voltado para os médicos do Hospital Central de Maputo, capital do país africano. Com 25 milhões de...
Nutrição do paciente após cirurgia de câncer colorretal
Hoje em dia, dietas são bastante populares e geralmente associadas ao emagrecimento. Porém, uma dieta nada mais é que uma readequação alimentar. E para a grande maioria dos pacientes oncológicos, o acompanhamento de um nutricionista é fundamental, antes ou depois de uma cirurgia, durante a...