Imagem realista de diversas estruturas para biópsia líquida

Revista Next Frontiers

Confira a edição completa

Capa da 3ª edição com destaque para uma imagem da microbiota

Clique aqui para acessar

Criada para apresentar à sociedade e à comunidade científica a produção do A.C.Camargo Cancer Center em assistência, ensino e pesquisa, a quarta edição da revista destaca a biópsia líquida e alguns estudos da nossa instituição na busca de células tumorais circulantes e DNA tumoral circulante no sangue, bem como das possibilidades de encontrá-los em outros fluidos tumorais.  

A seção Tecnologia apresenta um dos últimos grandes investimentos de nosso Cancer Center, a compra do Nvidia 100 DGX A100. Somos um dos primeiros no Brasil a fazer a aquisição, que eleva exponencialmente nossa capacidade de colocar a análise de dados a serviço de ensino, pesquisa e assistência.  

Outros investimentos e duas importantes pesquisas, das inúmeras realizadas no A.C.Camargo, também compõem a edição, o experimento do Centro de Referência da Urologia com xenoenxerto de carcinomas renais e a inovação na conduta do Centro de Referência em Tumores Cutâneos, a partir de um achado na pesquisa de Dra. Ivana Gibons.  

Confira tudo isso a seguir! 

Confira nesta edição  

Ilustração de um ambiente de biópsia líquida

ESPECIAL - BIÓPSIA LÍQUIDA
Usada para avaliação de células tumorais circulantes ou DNA tumoral circulante tem sido considerada promissora e útil na clínica oncológica 

Foto do pesquisador Daniel de Carvalho

ENTREVISTA: DANIEL DE CARVALHO
Pesquisador brasileiro prestes a colocar no mercado o exame de sangue que poderá dizer se o paciente tem câncer e onde está o tumor fala à Next Frontiers 

CIÊNCIA E TECNOLOGIA
O Nvidia 100 DGX A100 vai acelerar exponencialmente a análise de dados 

CASO
Implante de tumores renais de humanos em camundongos pode trazer contribuições inéditas à área 

POR DENTRO
Novo CMO, nova endoscopia e Next Frontiers são destaques da seção 

PESQUISA
Melanoma em trânsito ganha nova conduta no centro de referência de tumores cutâneos 

FOCO DO PACIENTE
Terapia com pets eleva bem-estar do paciente internado 

Confira na 3ª edição  

Confira a edição completa

Capa da 3ª edição com destaque para uma imagem da microbiota

Clique aqui para acessar

Criada para apresentar à sociedade e à comunidade científica a produção do A.C.Camargo Cancer Center em assistência, ensino e pesquisa, a terceira edição de Next Frontiers destaca a presente na sua principal reportagem um resumo de todos os estudos que a instituição conduz sobre a microbiota no tratamento do câncer. Já há resultados que nos mostram a interferência de bactérias nas respostas a quimio e radioterapia e sucessos obtidos em estudos após transplante fecal.  

Em Ciência e Tecnologia, mais uma contribuição do A.C.Camargo ao tratamento do câncer a partir de pesquisa e inovação. Trata-se de um dispositivo, criado em parceria com o Insper, que é capaz de localizar lesões mamárias de difícil acesso com a ajuda do tomógrafo em vez da ressonância magnética. O dispositivo tem potencial de reduzir expressivamente o custo do procedimento e o tornar mais acessível a todos. Ainda, como a primeira ablação de metástase vertebral, feita em nosso cancer center reconstituiu a coluna e salvou a mobilidade das pernas de um de nossos pacientes, Ewerton Avelino da Silva. Além de tudo isso, a edição traz em Ensino os nossos atuais programas de responsabilidade social voltados à educação, as novidades institucionais do A.C.Camargo e o resultado do primeiro mandato do nosso Conselho Consultivo de Pacientes e Familiares.   

Ilustração realista que simula uma microbiota

ESPECIAL MICROBIOTA
Estudos do A.C.Camargo Cancer Center encontram na microbiota uma valiosa ferramenta para a luta contra o câncer

Foto do pesquisador André Carvalho

ENTREVISTA
André Carvalho - Segundo pesquisador do Iarc, é possível combater até 40% de todos os cânceres com políticas públicas de prevenção e detecção precoce

Confira na 2ª edição  

Confira a edição completa

Clique aqui para acessar

Criada para apresentar à sociedade e à comunidade científica a produção do A.C.Camargo Cancer Center em assistência, ensino e pesquisa, a segunda edição de Next Frontiers destaca uma parceria inédita entre A.C.Camargo e Sabará para entregar excelência no tratamento do câncer infantojuvenil; uma reportagem especial sobre imunoterapia por células CAR-T apresenta os avanços atrelados à novidade e, em entrevista, a emérita cientista Mary Gospodarowicz, diretora médica do Princess Margaret Cancer Centre e ex-presidente do UICC, conta sobre a importância de unir esforços na luta global contra o câncer. 

A reportagem de capa, além de contar o que é e como atua a imunoterapia por CAR-T, destaca que o A.C.Camargo Cancer Center foi um dos centros mundiais escolhidos para integrar estudos clínicos do novo tratamento, que lança mão de células geneticamente modificadas para programar o sistema imune a destruir tumores. A edição conta ainda a história de um século do combate ao câncer e as principais conquistas mundiais da ciência; apresenta o Mestrado Profissional e a Residência do A.C.Camargo e, no encerramento, mostra ao leitor o trabalho centrado no paciente realizado pelo Programa de Navegação do cancer center e seu papel fundamental para reduzir gargalos e ganhar tempo no tratamento. 

 

Ilustração de uma célula de Cart-T

IMUNOTERAPIA POR CAR-T
A.C.Camargo Cancer Center testa nova modalidade de tratamento que usa os linfócitos T para destruir o tumor

Mary Gospodarowicz

ENTREVISTA
Mary Gospodarowicz, renomada cientista e diretora médica do Princess Margaret Cancer Centre, fala da importância de unir esforços na luta contra o câncer

HISTÓRIA
A.C.Camargo Cancer Center: Um sonho que salva vidas há 68 anos

CASO
Tumor Board: reuniões multidisciplinares e decisão colegiada são decisivas para obter as melhores condutas

HISTÓRIA
Assistência, ensino e pesquisa organizados no modelo cancer center atuam no combate à doença

ENSINO DIGITAL
Pós-graduação migra para plataformas digitais e inaugura o Mestrado Profissional

Confira na 1ª edição  

Confira a edição completa

Capa da 3ª edição com destaque para uma imagem da microbiota

Clique aqui para acessar

Esta é a primeira edição da Next Frontiers, uma revista pensada para falar de ciência a cientistas e profissionais da saúde brasileiros ligados à Oncologia. Não é a primeira iniciativa do A.C.Camargo Cancer Center voltada a dividir conhecimento científico. Em 1975, a instituição lançou o periódico científico Acta Oncológica Brasileira, para disseminar a produção científica oncológica multidisciplinar do país e da instituição. Em 2004, o nome foi mudado para Applied Cancer Research (ACR), e a revista passou a ter revisão por pares e a ser indexada na Excerpta Medica and Latin American Index Medicus (Lilacs). Entre 2016 e 2020, a ACR foi publicada pela editora Biomed Central da Springer Nature com o propósito de divulgar por acesso aberto artigos científicos inéditos da comunidade mundial.

A Next Frontiers surge agora não como um periódico científico, mas com o desafio de ser um veículo para apresentar à sociedade a pesquisa produzida no A.C.Camargo, bem como o que a comunidade científica produz de mais relevante em Oncologia no Brasil e no mundo. As páginas da revista trarão o que há de novo em tratamento, diagnóstico e tecnologia para combater a doença.

 

CIÊNCIA
Genes, ciência de dados e tecnologia levarão o conhecimento na área oncológica a um novo patamar

Eduardo Franco

ENTREVISTA
Para o cientista Eduardo Franco, sem vacinação em massa o vírus tende a ficar mais infeccioso e transmissível

Ilustração de uma célula (vermelha) sendo atacada pelo vírus SARS-COV2 (verde)

ESPECIAL
Confira estudos e novas diretrizes adotadas pelo A.C.Camargo e pelo mundo para tratar o câncer na pandemia

HISTÓRIA
A.C.Camargo Cancer Center: Um sonho que salva vidas há 68 anos

CASO
Tumor Board: reuniões multidisciplinares e decisão colegiada são decisivas para obter as melhores condutas

HISTÓRIA
Assistência, ensino e pesquisa organizados no modelo cancer center atuam no combate à doença

ENSINO DIGITAL
Pós-graduação migra para plataformas digitais e inaugura o Mestrado Profissional

Avaliação de conteúdo

Você gostaria de avaliar esse conteúdo?
Esse conteúdo foi útil?
Gostaria de comentar algo sobre esse conteúdo?
Ao continuar você confirma ter ciência de nossa Política de Privacidade e dos respectivos Avisos de Privacidade e Proteção de Dados presentes em nosso Portal de Privacidade.
CAPTCHA
Esta pergunta é para testar se você é humano e para evitar envios de spam