Sistema Nervoso Central: os sinais e sintomas de um tumor Pular para o conteúdo principal

Sistema Nervoso Central: atente-se aos sinais e sintomas de um tumor

 
Publicado em:

Sistema Nervoso Central: atente-se aos sinais e sintomas de um tumor

Saiba reconhecer os indícios que sinalizam quando é preciso procurar um médico

Publicado em:

Saiba reconhecer os indícios que sinalizam quando é preciso procurar um médico

Os Tumores do Sistema Nervoso Central (SNC) ocupam a posição 11 no ranking do INCA entre os mais comuns no Brasil, com estimativa de 5.870 novos casos entre homens e 5.230 novos casos entre as mulheres por ano. 

Seus sintomas, seu tratamento e seu prognóstico vão depender do tipo de tumor, de sua localização precisa, do tipo de células a partir das quais ele se desenvolve e da idade do paciente.

O Sistema Nervoso Central é formado pelo cérebro e pela medula espinhal, que é envolvida pelas vértebras. 

Se um tumor da espinha pressiona a coluna ou as raízes de seus nervos, ele pode causar:

•    Dor nas costas, que piora com o tempo, não está associada a nenhuma atividade física e piora quando você se deita
•    Fraqueza muscular ou dormência nos braços e nas pernas que piora com o tempo
•    Perda generalizada de sensações, dormência e formigamento
•    Perda de sensibilidade em certas áreas do corpo
•    Perda do controle da bexiga e dos intestinos
•    Paralisia em graus variados
•    Deformidades na coluna
•    Dor ou dificuldade para ficar em pé
•    Disfunção erétil

Para conhecer os sinais e sintomas de tumores no cérebro, clique aqui.
 

Atendimento Oncológico Protegido 

O sucesso de uma terapia oncológica depende muito do diagnóstico precoce e do tratamento adequado de um tumor, pois um dos fatores que aumenta a chance de cura da doença é trata-lo em até 30 dias a partir do início dos sintomas ou do diagnóstico.

A integração de diagnóstico, tratamento, ensino e pesquisa do câncer é o modelo adotado no A.C.Camargo Cancer Center, assim como nos principais Cancer Centers do mundo. Uma evolução do conceito de saúde em oncologia para aprofundar constantemente o conhecimento sobre a doença e gerar inovação: o paciente é avaliado por um grupo multidisciplinar de especialistas em todas as etapas, desde o diagnóstico até a reabilitação. Essa especialização nos permite oferecer agilidade, excelência e segurança no tratamento oncológico.

Dessa forma, estabelecemos o Atendimento Oncológico Protegido – um conjunto de processos que garante segurança para o paciente prosseguir com seu tratamento, em tempos de pandemia.

Todas as práticas adotadas estão de acordo com as diretrizes da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do Ministério da Saúde. Por isso, não interrompa seu tratamento.

Saiba tudo aqui.  

Por que o A.C.Camargo Cancer Center?

Um Cancer Center não é um hospital, é uma plataforma completa de atendimento, incluindo prevenção, investigação, estadiamento, tratamento, cuidados paliativos e reabilitação. Tudo no mesmo local. 

 

Veja também

Câncer colorretal tem cura e pode ser prevenido
O câncer colorretal é um dos mais frequentes no mundo todo. A boa notícia é que há prevenção para reduzir a probabilidade de desenvolver este câncer e as taxas de cura são altas quando detectadas precocemente. Por isso, conhecer e...
Linfoma de Hodgkin x Linfoma não Hodgkin
O linfoma surge no sistema linfático, uma rede de pequenos vasos e gânglios que é parte tanto do sistema circulatório como do sistema imune. O sistema coleta e redireciona para o sistema circulatório um líquido claro chamado linfa, que contém...
Câncer ginecológico: campanha Setembro em Flor reforça a importância dos exames para detecção precoce
O câncer ginecológico costuma atingir a população feminina independentemente de predisposição genética. Diante disso, a campanha Setembro em Flor foi criada com o objetivo da conscientização sobre os sintomas, formas de prevenção, descoberta precoce e meios de tratamento contra tumores...
Câncer de intestino: mitos e verdades com o Dr. Samuel Aguiar
Tire suas dúvidas sobre quais hábitos são mais arriscados O tumor de cólon e reto, mais conhecido como câncer colorretal, é o segundo mais frequente entre as mulheres e entre os homens no Brasil, descontando-se o câncer de pele não-melanoma...