Medicina Integrativa coloca o paciente como agente ativo nas decisões

Publicado em: 14/01/2022 - 17:01:37
Foco do paciente
Tratamento
Serviços ao Paciente
Linha Fina

Entenda mais sobre este conceito que tem como uma das principais características empoderar a pessoa a decidir qual estratégia será adotada durante sua jornada de tratamento – desde que haja evidências científicas que apoiem tal conduta, para a segurança de todos

A Medicina Integrativa é um modelo inovador de cuidado para os pacientes. Tanto que há até um Dia Internacional da Medicina Integrativa, lembrado em 23 de janeiro.

Com foco na saúde e no bem-estar das pessoas em tratamento, a Medicina Integrativa tem como característica principal incorporar o paciente como agente ativo no seu processo de tratamento.

Ou seja, ele pode opinar e ajudar a decidir qual estratégia será adotada, desde que haja comprovação científica em tal estratégia. 

De forma individualizada para cada paciente, a Medicina Integrativa também leva em conta uma abordagem holística (corpo, mente e espiritualidade), reconhecendo que cada indivíduo é único em suas características biológicas, culturais, emocionais e sociais.


Medicina Integrativa: resistência 

A Medicina Integrativa ainda enfrenta resistência no mundo ocidental, pois reúne profissionais de diversas áreas e formações – defendendo que a interdisciplinaridade é essencial para o cuidado do paciente. 

Em 2006, o SUS implementou a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC). Esse protocolo inclui homeopatia, acupuntura, ioga, massoterapia, entre outras práticas alternativas.


Cuidado Centrado no Paciente 

Um dos conceitos centrais da Medicina Integrativa, é ter o paciente no centro do cuidado, valorizando suas necessidades, expectativas e opiniões. No A.C.Camargo, adotamos o modelo de Cuidado Centrado no Paciente e na Família.

Trata-se de uma proposta de cuidados na qual tanto o paciente quanto a família deixam o papel de expectadores para se tornarem agentes ativos, que ajudam na tomada de decisões.

Nesse modelo, que é fortemente recomendado pelas mais modernas evidências científicas, não consideramos apenas as necessidades terapêuticas do paciente oncológico, mas também as questões individuais como crenças, valores e aspectos de sua vida social. Ou seja, é o cuidado com o ser humano na sua integralidade, não somente à doença. 

E, quando possível e de forma segura, são realizadas adaptações para contemplar as individualidades.

Hoje, os pacientes e suas famílias se mostram bem informados sobre os tratamentos e as possíveis alternativas.
Isso faz com que eles possam participar cada vez mais ativamente. 

Lembrando que essas decisões nunca se sobrepõem à segurança do paciente.


Adaptações

Se a internação prevê uma estada longa, a equipe fará o máximo para que, durante a permanência, o paciente mantenha seus hábitos e se sinta o mais confortável possível.

O Cuidado Centrado no Paciente e na Família não visa atender todas as vontades e desejos, mas sim perceber essas necessidades e adaptá-las para que contribua para o tratamento.

A grande diferença está na relação de parceria, na comunicação transparente e na segurança do que é ou não possível realizar, todos unidos no mesmo objetivo. 

Isso faz a diferença. O paciente e a família se sentem respeitados como indivíduos únicos e especiais.

Avaliação de conteúdo

Você gostaria de avaliar esse conteúdo?
Esse conteúdo foi útil?
Gostaria de comentar algo sobre esse conteúdo?

Veja também

Amor à Vida: participe do bate-papo sobre feminilidade e sexualidade no tratamento contra o câncer
Outubro Rosa: celebre a vida durante e após o câncer de mama com um encontro inspirador. O Grupo de Apoio Amor à Vida, do A.C.Camargo Cancer Center, organiza um bate-papo virtual para falar sobre feminilidade e sexualidade no tratamento oncológico. Pacientes, ex-pacientes e acompanhantes trocam...
Podcast Rádio Cancer Center #15 - Atendimento Oncológico Protegido
Ouça e entenda como o A.C.Camargo está preparado para receber e cuidar de seus pacientes com total segurança, excelência e agilidade em tempos de Covid-19 Atendimento Oncológico Protegido, uma causa do A.C.Camargo Cancer Center. Nunca é demais relembrar: o sucesso de uma terapia oncológica depende...
Ambulatório SUS de ginecologia passará a funcionar na Unidade Castro Alves
O edifício, que foi inaugurado em setembro, vai trazer mais conforto para os pacientes A partir do dia 10 de fevereiro, consultas do ambulatório de ginecologia dos pacientes atendidos pelo SUS passarão para a Unidade Castro Alves, localizada na Rua Castro Alves, nº 131, a...
AACR 2019: inteligência artificial poderá auxiliar no diagnóstico de câncer de mama
Algoritmo desenvolvido pelo MIT pode prever qual a categoria de densidade mais provável do tumor mamário Por Vinicius Fernando Calsavara, pesquisador/estatístico do Núcleo de Epidemiologia e Estatística em Câncer (NEECan) do A.C.Camargo Cancer Center Com o rápido crescimento tecnológico no campo de armazenamento de dados...
Trabalho realizado em nossa Instituição ganha 1º lugar no Congresso da Sociedade Espanhola de Medicina Bucal
Material foi apresentado pelo doutor Fábio Alves, head do departamento de Estomatologia O trabalho sobre o uso de Cloreto de Betanecol na prevenção da disfunção de glândulas salivares em pacientes submetidos a iodo radioativo foi realizado em parceria entre os departamentos de Estomatologia e Medicina...