Medicina Integrativa coloca o paciente como agente ativo nas decisões

 
Publicado em: 24/01/2022 - 07:01:37
Linha Fina

Entenda mais sobre este conceito que tem como uma das principais características empoderar a pessoa a decidir qual estratégia será adotada durante sua jornada de tratamento – desde que haja evidências científicas que apoiem tal conduta, para a segurança de todos

A Medicina Integrativa é um modelo inovador de cuidado para os pacientes. Tanto que há até um Dia Internacional da Medicina Integrativa, lembrado em 23 de janeiro.

Com foco na saúde e no bem-estar das pessoas em tratamento, a Medicina Integrativa tem como característica principal incorporar o paciente como agente ativo no seu processo de tratamento.

Ou seja, ele pode opinar e ajudar a decidir qual estratégia será adotada, desde que haja comprovação científica em tal estratégia. 

De forma individualizada para cada paciente, a Medicina Integrativa também leva em conta uma abordagem holística (corpo, mente e espiritualidade), reconhecendo que cada indivíduo é único em suas características biológicas, culturais, emocionais e sociais.


Medicina Integrativa: resistência 

A Medicina Integrativa ainda enfrenta resistência no mundo ocidental, pois reúne profissionais de diversas áreas e formações – defendendo que a interdisciplinaridade é essencial para o cuidado do paciente. 

Em 2006, o SUS implementou a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC). Esse protocolo inclui homeopatia, acupuntura, ioga, massoterapia, entre outras práticas alternativas.


Cuidado Centrado no Paciente 

Um dos conceitos centrais da Medicina Integrativa, é ter o paciente no centro do cuidado, valorizando suas necessidades, expectativas e opiniões. No A.C.Camargo, adotamos o modelo de Cuidado Centrado no Paciente e na Família.

Trata-se de uma proposta de cuidados na qual tanto o paciente quanto a família deixam o papel de expectadores para se tornarem agentes ativos, que ajudam na tomada de decisões.

Nesse modelo, que é fortemente recomendado pelas mais modernas evidências científicas, não consideramos apenas as necessidades terapêuticas do paciente oncológico, mas também as questões individuais como crenças, valores e aspectos de sua vida social. Ou seja, é o cuidado com o ser humano na sua integralidade, não somente à doença. 

E, quando possível e de forma segura, são realizadas adaptações para contemplar as individualidades.

Hoje, os pacientes e suas famílias se mostram bem informados sobre os tratamentos e as possíveis alternativas.
Isso faz com que eles possam participar cada vez mais ativamente. 

Lembrando que essas decisões nunca se sobrepõem à segurança do paciente.


Adaptações

Se a internação prevê uma estada longa, a equipe fará o máximo para que, durante a permanência, o paciente mantenha seus hábitos e se sinta o mais confortável possível.

O Cuidado Centrado no Paciente e na Família não visa atender todas as vontades e desejos, mas sim perceber essas necessidades e adaptá-las para que contribua para o tratamento.

A grande diferença está na relação de parceria, na comunicação transparente e na segurança do que é ou não possível realizar, todos unidos no mesmo objetivo. 

Isso faz a diferença. O paciente e a família se sentem respeitados como indivíduos únicos e especiais.

Avaliação de conteúdo

Você gostaria de avaliar esse conteúdo?
Esse conteúdo foi útil?
Gostaria de comentar algo sobre esse conteúdo?
Ao continuar você confirma ter ciência de nossa Política de Privacidade e dos respectivos Avisos de Privacidade e Proteção de Dados presentes em nosso Portal de Privacidade.
CAPTCHA
Esta pergunta é para testar se você é humano e para evitar envios de spam

Veja também

Centro de Referência em Tumores de Cabeça e Pescoço: equipe multidisciplinar especializada no tratamento do câncer
Julho Verde é o mês de conscientização sobre os tumores de cabeça e pescoço, que representam o nono tipo de câncer mais comum no mundo, de acordo com os dados do IARC (sigla para Agência Internacional de Pesquisa em Câncer), uma agência da Organização Mundial...
A.C.Camargo recebe o Prêmio IBHE Hospitalidade Empresarial
Silvia Voullieme, gerente de experiência do paciente, também foi premiada na categoria Profissionais Mais Hospitaleiros de 2019 O A.C.Camargo Cancer Center recebeu o Prêmio IBHE Hospitalidade Empresarial, concedido pelo Instituto Brasileiro de Hospitalidade Empresarial (IBHE). Junto com a Instituição, outras quatro empresas que também receberam...
Dia Mundial do Doador de Sangue: faça sua parte e salve vidas!
Doação de sangue, uma atitude mais que essencial, que ajuda a salvar vidas. Saiba mais neste vídeo: Doação de sangue: agendamento online Com o objetivo de oferecer mais segurança e agilidade em nosso Banco de Sangue, é possível fazer o agendamento para a doação por...
O que importa para você?
Movimento internacional busca aprofundar o diálogo entre profissionais da saúde e pacientes Nove de junho é o dia da campanha mundial “O que importa para você?”, que estimula conversas importantes e significativas entre profissionais da saúde, pacientes e acompanhantes, criando um elo de compaixão e...
Covid-19: proteja sua família ao voltar das compras
Alguns cuidados são essenciais ao trazer compras para casa, seja do mercado ou da farmácia Para reduzir a disseminação da Covid-19, a recomendação da OMS e do Ministério da Saúde é ficar em casa. Mas, em algumas situações, a saída para o mercado ou a...