Fisiodança ajuda na reabilitação de pacientes com câncer de mama
Fisiodança ajuda na reabilitação de pacientes com câncer de mama
Desde 2016, projeto contribui para o bem-estar e a qualidade de vida de mulheres em tratamento no A.C.Camargo Cancer Center
Quem dança, seus males espanta. No A.C.Camargo, a prática vai além com o projeto Fisiodança, oferecido pelo Serviço de Fisioterapia para pacientes com câncer de mama. É a dança a assumir papel relevante no processo terapêutico.
Por ser uma atividade física, a dança traz mais bem-estar e disposição, além de contribuir para a elevação da autoestima e para a socialização.
“Pensando na possibilidade de oferecer mais uma forma de terapia agregada à tradicional, propus à fisioterapeuta Larissa Simões, que tem formação em balé, a criação do grupo que dá suporte através da dança”, explica Celena Freire Friedrich, head da Fisioterapia do A.C.Camargo Cancer Center. “A Fisiodança tem como foco a reabilitação e retomada das atividades diárias do paciente em seu dia a dia”, acrescenta.
O projeto, que teve início em 2016, convida as pacientes que realizaram cirurgia de mama e estão em fase de reabilitação a participar das aulas – a atividade física é importante para normalizar a movimentação do braço, que fica alterada após a operação.
Elas podem permanecer no grupo independentemente de terem recebido alta do tratamento oncológico.
Aulas lúdicas
O grupo de dança funciona com o propósito de reabilitar as pacientes, fugindo do método convencional e explorando uma terapia lúdica, com técnicas de diferentes modalidades e ritmos musicais – elas dançam até Sidney Magal. Há grande estímulo da percepção corporal.
As pacientes se encontram uma vez por semana para as aulas e ensaios de coreografia e, de vez em quando, realizam apresentações.
“As apresentações fazem parte da proposta e motivam muito as pacientes”, conta Celena.
Geralmente, o grupo coloca o que aprende em prática em eventos dentro e fora do hospital, como o Next Frontiers to Cure Cancer, Todos Juntos Contra o Câncer, Amor à Vida, Experiência do Paciente, entre outros.
Fisiodança em benefícios
O ato de bailar melhora a autoestima, a autoconfiança e alimenta laços de amizade e companheirismo, onde as pacientes se sentem amparadas e podem compartilhar experiências sobre seus casos.
Do ponto de vista físico, “a dança tem como benefício principal a reabilitação completa dos movimentos perdidos ou prejudicados após a cirurgia, de forma lúdica, através de um acompanhamento supervisionado e especializado para cada paciente”, finaliza Celena Freire Friedrich.
Se você é paciente – ou possui uma familiar que está em tratamento no A.C.Camargo – e deseja participar do projeto, procure o serviço de Fisioterapia da Instituição.
Um Cancer Center não é um hospital, é uma plataforma completa de atendimento, incluindo prevenção, investigação, estadiamento, tratamento, cuidados paliativos e reabilitação. Tudo no mesmo local.