Fisiodança ajuda na reabilitação de pacientes com câncer de mama

Publicado em: 25/10/2019 - 11:10:58
Tratamento
Foco do paciente
Suporte e Reabilitação
Tumores de Mama

 

Desde 2016, projeto contribui para o bem-estar e a qualidade de vida de mulheres em tratamento no A.C.Camargo Cancer Center 

Quem dança, seus males espanta. No A.C.Camargo, a prática vai além com o projeto Fisiodança, oferecido pelo Serviço de Fisioterapia para pacientes com câncer de mama. É a dança a assumir papel relevante no processo terapêutico.

Por ser uma atividade física, a dança traz mais bem-estar e disposição, além de contribuir para a elevação da autoestima e para a socialização.

“Pensando na possibilidade de oferecer mais uma forma de terapia agregada à tradicional, propus à fisioterapeuta Larissa Simões, que tem formação em balé, a criação do grupo que dá suporte através da dança”, explica Celena Freire Friedrich, head da Fisioterapia do A.C.Camargo Cancer Center. “A Fisiodança tem como foco a reabilitação e retomada das atividades diárias do paciente em seu dia a dia”, acrescenta.

O projeto, que teve início em 2016, convida as pacientes que realizaram cirurgia de mama e estão em fase de reabilitação a participar das aulas – a atividade física é importante para normalizar a movimentação do braço, que fica alterada após a operação. 

Elas podem permanecer no grupo independentemente de terem recebido alta do tratamento oncológico. 

 

Aulas lúdicas 

O grupo de dança funciona com o propósito de reabilitar as pacientes, fugindo do método convencional e explorando uma terapia lúdica, com técnicas de diferentes modalidades e ritmos musicais – elas dançam até Sidney Magal. Há grande estímulo da percepção corporal.

As pacientes se encontram uma vez por semana para as aulas e ensaios de coreografia e, de vez em quando, realizam apresentações. 

 “As apresentações fazem parte da proposta e motivam muito as pacientes”, conta Celena. 
Geralmente, o grupo coloca o que aprende em prática em eventos dentro e fora do hospital, como o Next Frontiers to Cure Cancer, Todos Juntos Contra o Câncer, Amor à Vida, Experiência do Paciente, entre outros.

 

Fisiodança em benefícios

O ato de bailar melhora a autoestima, a autoconfiança e alimenta laços de amizade e companheirismo, onde as pacientes se sentem amparadas e podem compartilhar experiências sobre seus casos. 

Do ponto de vista físico, “a dança tem como benefício principal a reabilitação completa dos movimentos perdidos ou prejudicados após a cirurgia, de forma lúdica, através de um acompanhamento supervisionado e especializado para cada paciente”, finaliza Celena Freire Friedrich. 

Se você é paciente – ou possui uma familiar que está em tratamento no A.C.Camargo – e deseja participar do projeto, procure o serviço de Fisioterapia da Instituição. 

Avaliação de conteúdo

Você gostaria de avaliar esse conteúdo?
Esse conteúdo foi útil?
Gostaria de comentar algo sobre esse conteúdo?

Veja também

Amor à Vida: relacionamentos positivos no tratamento de câncer
O Grupo de Apoio Amor à Vida, do A.C.Camargo Cancer Center, organiza um bate-papo virtual para falar sobre relacionamentos positivos no tratamento de câncer. Pacientes, ex-pacientes e acompanhantes trocam ideias sobre o tema para melhorar o bem-estar e você é nosso convidado! O encontro terá...
Estudo PRADO introduz grande melhoria no atendimento de pacientes com melanoma e metástase em gânglios
Por João Pedreira Duprat Neto, head da Oncologia Cutânea do A.C.Camargo Cancer Center Estudo PRADO: pacientes com metástase de melanoma para linfonodos palpável têm prognósticos ruins, em torno de 30% de sobrevida. A imunoterapia por tempo curto com apenas 2 ciclos ainda com o tumor...
Imunoterapia: novo medicamento para o câncer renal é aprovado pela ANVISA
Outros dois tratamentos se mostram eficazes para o combate a tumores A Food and Drug Administration (FDA) havia aprovado em maio o medicamento para imunoterapia avelumabe (BAVENCIO, EMD Serono, Inc.) em combinação com o axitinibe para o tratamento de primeira linha de pacientes com carcinoma...
Sob o tema Convergência, o Next Frontiers 2019 discutirá os avanços no tratamento do câncer
De 16 a 18 de maio, acontecerá a quarta edição do Next Frontiers do Cure Cancer, congresso internacional organizado pelo A.C.Camargo Cancer Center para discutir os principais avanços em pesquisa, diagnóstico e tratamento do câncer. Voltado para médicos, cientistas e multiprofissionais de diversas áreas como...
Teranóstica: a medicina nuclear no tratamento do câncer
Inovador, esse conceito usa materiais radioativos para obter informações sobre tumores ao mesmo tempo em que carrega medicamentos capazes de tratá-los Utilizada há anos para o diagnóstico do câncer, a medicina nuclear envolve o uso de substâncias radioativas, os chamados radiofármacos, que se dirigem exclusivamente...