Câncer de cabeça e pescoço: artigo científico traz recomendações para cirurgias oncológicas

 
Publicado em: 18/06/2020 - 10:06:30

Estudo internacional teve a contribuição do Dr. Luiz Paulo Kowalski, líder do Centro de Referência em Tumores de Cabeça e Pescoço

Câncer de cabeça e pescoço e Covid-19. Em artigo divulgado pela revista científica The Lancet Oncology, especialistas representando mais de 30 sociedades médicas do mundo elaboraram algumas recomendações fundamentais para o atendimento multidisciplinar de pacientes com câncer de cabeça e pescoço – antes e depois da pandemia.

Segundo o estudo, as indicações de atendimento nesse tipo de paciente permanecem as mesmas. O que muda são os cuidados, como a aplicação de testes laboratoriais para confirmar ou não a presença do novo Coronavírus no organismo.


Prioridade para cirurgia de cabeça e pescoço

“Tendo por base as necessidades de cada paciente, abordamos no artigo a priorização de procedimentos cirúrgicos, como por exemplo, aqueles que apresentam sintomas severos de câncer em estado avançado, que não podem esperar por uma cirurgia”, explica o Dr. Luiz Paulo Kowalski, líder do Centro de Referência em Tumores de Cabeça e Pescoço do A.C.Camargo e um dos autores do artigo.

O estudo aponta que cânceres de boca, laringe e maxila são os mais graves e que não podem esperar para serem operados. “A maior urgência para tratamento desses tumores leva em conta a história natural da doença e o risco de perda de oportunidade de tratamento curativo, ou a perda de oportunidade de tratamento mais conservador. No caso da laringe, um paciente candidato à laringectomia parcial poderá ter que ser submetido à laringectomia total ou à quimiorradioterapia se houver progressão tumoral”, diz.

O pesquisador também ressalta que o programa de cada cirurgia permanece o mesmo e as equipes cirúrgicas devem redobrar os cuidados com proteção, com o uso de equipamentos de proteção individual (EPIs) apropriados contra a contaminação da Covid-19.

“É recomendado que o paciente permaneça o menor tempo possível no hospital, após concluir o pós-operatório de forma saudável e longe de alguma contaminação. Assim ele pode fazer o isolamento social em casa”, diz.


Covid-19 x câncer

Para o paciente, as recomendações permanecem as mesmas: usar máscara de proteção sempre, lavar as mãos durante 20 segundos e praticar o distanciamento social. “O importante é jamais parar o tratamento durante a pandemia”, completa o médico.


Cuidados para os profissionais da saúde

Em outro artigo, Dr. Kowalski também fala sobre a Covid-19 e o risco aumentado de contaminação para anestesistas, dentistas, cirurgiões de cabeça e pescoço, cirurgiões maxilofaciais, oftalmologistas e otorrinolaringologistas.
“Estes profissionais realizam procedimentos com maior risco de dispersão de partículas de secreção no ar, como intubação traqueal e ventilação não invasiva. Por isso, esses procedimentos que aumentam o risco de infecção devem ser evitados ou empregados apenas quando obrigatório”, explica.

O médico também ressalta que os especialistas em cabeça e pescoço não devem permitir que seu compromisso com o atendimento ao paciente anule a autopreservação “O profissional da saúde constitui o recurso mais valioso em todos os países durante a pandemia. É necessário que as instituições de saúde tomem decisões para apoiar as equipes assistenciais, que são compostas por indivíduos dedicados, mas vulneráveis”, finaliza.


O Atendimento Oncológico Protegido

O sucesso de uma terapia oncológica depende muito do diagnóstico precoce e do tratamento adequado de um tumor, pois um dos fatores que aumenta a chance de cura da doença é tratá-lo em até 30 ou no máximo 60 dias a partir do início dos sintomas ou do diagnóstico.

Dessa forma, estabelecemos o Atendimento Oncológico Protegido – um conjunto de processos que garante segurança para o paciente prosseguir com seu tratamento, em tempos de pandemia.

Todas as práticas adotadas estão de acordo com as diretrizes da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do Ministério da Saúde. Por isso, não interrompa seu tratamento.

Avaliação de conteúdo

Você gostaria de avaliar esse conteúdo?
Esse conteúdo foi útil?
Gostaria de comentar algo sobre esse conteúdo?
Ao continuar você confirma ter ciência de nossa Política de Privacidade e dos respectivos Avisos de Privacidade e Proteção de Dados presentes em nosso Portal de Privacidade.
CAPTCHA
Esta pergunta é para testar se você é humano e para evitar envios de spam

Veja também

Podcast Rádio Cancer Center #20 - O cirurgião oncológico
Conheça o papel deste especialista essencial A conversa de hoje é sobre o papel do cirurgião oncológico. Vamos falar da atuação desse especialista que é vital para o tratamento do câncer. Trata-se de um profissional que não somente é preparado para conduzir cirurgias de alta...
Tumores renais: a excelência em pesquisa no A.C.Camargo Cancer Center
Conheça o trabalho desenvolvido pelo corpo clínico O A.C.Camargo Cancer Center tem um papel de relevância e liderança no âmbito da pesquisa sobre tumores renais. “Somos o centro que mais produz literatura científica sobre câncer renal na América Latina, o que mais publica, uma tradição...
Descalonamento de terapia em câncer de orofaringe com HPV relacionado
Por Thiago Bueno de Oliveira, oncologista clínico do A.C.Camargo Cancer Center Com a utilização de tratamento inicial com cirurgia transoral robótica (TORS), técnica minimamente invasiva, disponível no A.C.Camargo Cancer Center e na qual a Instituição é pioneira e tem alta expertise, foi possível desintensificar o...
Discussão dos benefícios da cirurgia para pacientes com câncer de mama metastático ao diagnóstico
Por Solange Sanches, oncologista clínica e vice-coordenadora do Centro de Referência em Tumores da Mama Na literatura, não existe consenso se mulheres que fazem o diagnóstico com o câncer de mama já com metástase teria benefício ou não de operar a mama. Existem alguns estudos...
Estudo PRADO introduz grande melhoria no atendimento de pacientes com melanoma e metástase em gânglios
Por João Pedreira Duprat Neto, head da Oncologia Cutânea do A.C.Camargo Cancer Center Estudo PRADO: pacientes com metástase de melanoma para linfonodos palpável têm prognósticos ruins, em torno de 30% de sobrevida. A imunoterapia por tempo curto com apenas 2 ciclos ainda com o tumor...