Dia Mundial da Saúde Mental

Dia Mundial da Saúde Mental

Publicado em: 09/10/2020 - 14:10:57
Linha Fina

5 dicas para pacientes com câncer de mama manterem o equilíbrio emocional

Comemorado em 10 de outubro, o Dia Mundial da Saúde Mental foi instituído em 1992 pela Federação Mundial de Saúde Mental, com o objetivo de chamar atenção pública para o assunto, que ainda é um tabu na sociedade. Para as pacientes com câncer de mama, cuidar da saúde mental é importante para resgatar a confiança e a autoestima, principalmente para as mulheres que passam por cirurgia de retirada da mama.

Com uma autoestima elevada, a mulher tem mais disposição para concluir a jornada oncológica e a reabilitação até o pós-tratamento.

A Dra. Christina Haas Tarabay, head de psicologia do A.C.Camargo Cancer Center, dá cinco dicas que podem ajudar a manter a saúde mental e o equilíbrio emocional.

  1. Escute e valorize suas emoções, pois elas traduzem seus sentimentos e permitem que as pessoas conheçam você verdadeiramente.  
     
  2. Procure reservar um tempo para fazer algo que você realmente gosta. Invista em você mesma!          
         
  3. Evite comparações. A expressão “cada caso é um caso” diz o quanto somos seres únicos em nossa subjetividade e riqueza interior.
     
  4. Reconheça seus sentimentos. Não há problema em se sentir triste em alguns momentos, pois é reconhecendo nossos sentimentos que podemos superá-los.
     
  5. Se você sentir dificuldade com o momento que está vivendo, procure ajuda profissional. Uma rede de apoio adequada pode possibilitar que você desenvolva recursos de enfrentamento para lidar com as demandas específicas de seu mundo interior.

Painel de câncer de mama

Os interessados em discutir a realidade e os desafios de quem vivencia o outubro rosa todos os dias podem participar do “Painel de câncer de mama: do diagnóstico à reinserção social”.

O evento acontecerá de 19 a 23 de outubro, será gratuito e on-line. Para saber mais e fazer sua inscrição, clique aqui.

Avaliação de conteúdo

Você gostaria de avaliar esse conteúdo?
Esse conteúdo foi útil?
Gostaria de comentar algo sobre esse conteúdo?
Ao continuar você confirma ter ciência de nossa Política de Privacidade e dos respectivos Avisos de Privacidade e Proteção de Dados presentes em nosso Portal de Privacidade.
CAPTCHA
Esta pergunta é para testar se você é humano e para evitar envios de spam

Veja também

A mamografia e o tumor de intervalo: entenda a relação
Em 5 de fevereiro, comemoramos o Dia Nacional da Mamografia. Esta data precisa mesmo ser comemorada, pois a mamografia é o exame capaz de diagnosticar o câncer de mama em seus estágios iniciais e salvar vidas de mulheres. O câncer de mama está em primeiro...
"O homem não pode se descuidar de jeito nenhum!"
Sou Carlos Levy, tenho 75 anos, funcionário público aposentado e pai de cinco filhos. Também sou avô dos meus quatro queridos netos e casado com o amor da minha vida, Amália. Desde meus 50 anos tenho um compromisso comigo mesmo: fazer meus exames periódicos. Sigo...
15 de setembro - Dia mundial de conscientização sobre linfomas
Como se prevenir deles? Indo ao médico assim que perceber os sintomas. Então apareceu um gânglio diferente no pescoço, ou na axila, ou na virilha, que não dói, mas você sente extremo cansaço, febre, está suando à noite e também perdendo peso sem razão aparente...
15/09 - Dia Mundial de Conscientização sobre Linfomas
A conversa de hoje é sobre linfomas. Entre os 10 tipos de câncer mais frequentes na população brasileira está o linfoma, que é caracterizado pelo aumento de um gânglio linfático, causando um "inchaço" no local. Existe até um Dia Mundial de Conscientização sobre Linfomas, que...
2020, O Ano do Profissional de Enfermagem
Saiba mais sobre essa especialidade vital para o cuidado. Clique aqui caso tenha problemas para acessar o vídeo abaixo. video { width: 100%; height: auto; }