Dia Mundial da Saúde Mental

Dia Mundial da Saúde Mental

Publicado em: 09/10/2020 - 14:10:57
Reabilitação
Foco do paciente
Efemérides
Tumores de Mama
Linha Fina

5 dicas para pacientes com câncer de mama manterem o equilíbrio emocional

Comemorado em 10 de outubro, o Dia Mundial da Saúde Mental foi instituído em 1992 pela Federação Mundial de Saúde Mental, com o objetivo de chamar atenção pública para o assunto, que ainda é um tabu na sociedade. Para as pacientes com câncer de mama, cuidar da saúde mental é importante para resgatar a confiança e a autoestima, principalmente para as mulheres que passam por cirurgia de retirada da mama.

Com uma autoestima elevada, a mulher tem mais disposição para concluir a jornada oncológica e a reabilitação até o pós-tratamento.

A Dra. Christina Haas Tarabay, head de psicologia do A.C.Camargo Cancer Center, dá cinco dicas que podem ajudar a manter a saúde mental e o equilíbrio emocional.

  1. Escute e valorize suas emoções, pois elas traduzem seus sentimentos e permitem que as pessoas conheçam você verdadeiramente.  
     
  2. Procure reservar um tempo para fazer algo que você realmente gosta. Invista em você mesma!          
         
  3. Evite comparações. A expressão “cada caso é um caso” diz o quanto somos seres únicos em nossa subjetividade e riqueza interior.
     
  4. Reconheça seus sentimentos. Não há problema em se sentir triste em alguns momentos, pois é reconhecendo nossos sentimentos que podemos superá-los.
     
  5. Se você sentir dificuldade com o momento que está vivendo, procure ajuda profissional. Uma rede de apoio adequada pode possibilitar que você desenvolva recursos de enfrentamento para lidar com as demandas específicas de seu mundo interior.

Painel de câncer de mama

Os interessados em discutir a realidade e os desafios de quem vivencia o outubro rosa todos os dias podem participar do “Painel de câncer de mama: do diagnóstico à reinserção social”.

O evento acontecerá de 19 a 23 de outubro, será gratuito e on-line. Para saber mais e fazer sua inscrição, clique aqui.

Avaliação de conteúdo

Você gostaria de avaliar esse conteúdo?
Esse conteúdo foi útil?
Gostaria de comentar algo sobre esse conteúdo?

Veja também

Dia Nacional do Laringectomizado Total: inspire-se com os integrantes do Coral Sua Voz
A data reforça a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de laringe - se for descoberto e tratado em fase inicial, o câncer de laringe pode chegar a 90% de chance de cura Para celebrar o Dia Nacional do Laringectomizado Total, o...
Conheça o nosso Centro completo de Imunoterapia, com ações de assistência, pesquisa e ensino
Principal avanço no tratamento do câncer nos últimos anos, a imunoterapia estimula o organismo a identificar as células cancerosas e atacá-las com drogas que modificam nossa resposta imunológica. Já tratamos 400 pacientes com essa tecnologia, e agora teremos uma área totalmente voltada para ela. O...
Como funciona a quimioterapia
A quimioterapia, um dos alicerces no tratamento do câncer, consiste na utilização de medicamentos que atuam principalmente nas células malignas, com o objetivo de destruir ou inibir seu desenvolvimento. Tal modalidade terapêutica pode causar alguns efeitos colaterais no organismo, mas é fundamental para um tratamento...
Podcast Rádio Cancer Center #37 - A vacinação da Covid-19 e o paciente oncológico
A vacinação da Covid-19 está sendo muito falada, mas pouco se diz sobre o paciente oncológico em meio ao processo de imunização. Os estudos feitos com as vacinas que estão imunizando a população não levam em conta pacientes oncológicos, que são imunocomprometidos. Assim, pairam algumas...
Dia Nacional do Doador de Sangue
Confira as principais informações, mitos e verdades sobre doação de sangue, um gesto que pode salvar muitas vidas Em 25 de novembro é celebrado o Dia Nacional do Doador de Sangue. O objetivo da data é agradecer a todos que doaram sangue e também conscientizar...