Dia Mundial da Saúde Mental
Dia Mundial da Saúde Mental
5 dicas para pacientes com câncer de mama manterem o equilíbrio emocional


5 dicas para pacientes com câncer de mama manterem o equilíbrio emocional
Comemorado em 10 de outubro, o Dia Mundial da Saúde Mental foi instituído em 1992 pela Federação Mundial de Saúde Mental, com o objetivo de chamar atenção pública para o assunto, que ainda é um tabu na sociedade. Para as pacientes com câncer de mama, cuidar da saúde mental é importante para resgatar a confiança e a autoestima, principalmente para as mulheres que passam por cirurgia de retirada da mama.
Com uma autoestima elevada, a mulher tem mais disposição para concluir a jornada oncológica e a reabilitação até o pós-tratamento.
A Dra. Christina Haas Tarabay, head de psicologia do A.C.Camargo Cancer Center, dá cinco dicas que podem ajudar a manter a saúde mental e o equilíbrio emocional.
- Escute e valorize suas emoções, pois elas traduzem seus sentimentos e permitem que as pessoas conheçam você verdadeiramente.
- Procure reservar um tempo para fazer algo que você realmente gosta. Invista em você mesma!
- Evite comparações. A expressão “cada caso é um caso” diz o quanto somos seres únicos em nossa subjetividade e riqueza interior.
- Reconheça seus sentimentos. Não há problema em se sentir triste em alguns momentos, pois é reconhecendo nossos sentimentos que podemos superá-los.
- Se você sentir dificuldade com o momento que está vivendo, procure ajuda profissional. Uma rede de apoio adequada pode possibilitar que você desenvolva recursos de enfrentamento para lidar com as demandas específicas de seu mundo interior.
Painel de câncer de mama
Os interessados em discutir a realidade e os desafios de quem vivencia o outubro rosa todos os dias podem participar do “Painel de câncer de mama: do diagnóstico à reinserção social”.
O evento acontecerá de 19 a 23 de outubro, será gratuito e on-line. Para saber mais e fazer sua inscrição, clique aqui.
Um Cancer Center não é um hospital, é uma plataforma completa de atendimento, incluindo prevenção, investigação, estadiamento, tratamento, cuidados paliativos e reabilitação. Tudo no mesmo local.