Dia Mundial da Saúde Mental | A.C.Camargo Cancer Center Pular para o conteúdo principal

Dia Mundial da Saúde Mental

 
Publicado em:

Dia Mundial da Saúde Mental

5 dicas para pacientes com câncer de mama manterem o equilíbrio emocional

Publicado em:

Dia Mundial da Saúde Mental

Dia Mundial da Saúde Mental

5 dicas para pacientes com câncer de mama manterem o equilíbrio emocional

Comemorado em 10 de outubro, o Dia Mundial da Saúde Mental foi instituído em 1992 pela Federação Mundial de Saúde Mental, com o objetivo de chamar atenção pública para o assunto, que ainda é um tabu na sociedade. Para as pacientes com câncer de mama, cuidar da saúde mental é importante para resgatar a confiança e a autoestima, principalmente para as mulheres que passam por cirurgia de retirada da mama.

Com uma autoestima elevada, a mulher tem mais disposição para concluir a jornada oncológica e a reabilitação até o pós-tratamento.

A Dra. Christina Haas Tarabay, head de psicologia do A.C.Camargo Cancer Center, dá cinco dicas que podem ajudar a manter a saúde mental e o equilíbrio emocional.

  1. Escute e valorize suas emoções, pois elas traduzem seus sentimentos e permitem que as pessoas conheçam você verdadeiramente.  
     
  2. Procure reservar um tempo para fazer algo que você realmente gosta. Invista em você mesma!          
         
  3. Evite comparações. A expressão “cada caso é um caso” diz o quanto somos seres únicos em nossa subjetividade e riqueza interior.
     
  4. Reconheça seus sentimentos. Não há problema em se sentir triste em alguns momentos, pois é reconhecendo nossos sentimentos que podemos superá-los.
     
  5. Se você sentir dificuldade com o momento que está vivendo, procure ajuda profissional. Uma rede de apoio adequada pode possibilitar que você desenvolva recursos de enfrentamento para lidar com as demandas específicas de seu mundo interior.

Painel de câncer de mama

Os interessados em discutir a realidade e os desafios de quem vivencia o outubro rosa todos os dias podem participar do “Painel de câncer de mama: do diagnóstico à reinserção social”.

O evento acontecerá de 19 a 23 de outubro, será gratuito e on-line. Para saber mais e fazer sua inscrição, clique aqui.

Avaliação de conteúdo

Você gostaria de avaliar esse conteúdo?
Esse conteúdo foi útil?
Gostaria de comentar algo sobre esse conteúdo?
Ao continuar você confirma ter ciência de nossa Política de Privacidade e dos respectivos Avisos de Privacidade e Proteção de Dados presentes em nosso Portal de Privacidade.
CAPTCHA
Esta pergunta é para testar se você é humano e para evitar envios de spam

Veja também

Como eu me tornei uma oncologista
Para marcar este 9 de julho, Dia do Oncologista, saiba mais sobre a profissão com o depoimento da Dra. Maria Nirvana da Cruz Formiga, oncologista clínica do Departamento de Oncogenética do A.C.Camargo “A oncologia é uma área que me encantou...
Julho Verde: 9 mitos & verdades sobre o câncer de cabeça e pescoço
Julho Verde: os tumores de cabeça e pescoço representam o nono tipo de câncer mais comum no mundo, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS). Incluindo todas as áreas da cavidade oral, como a língua e boca, e...
Dia Mundial do Câncer de Rim: atividade física ajuda a reduzir o risco da doença
A adoção de hábitos saudáveis durante o dia diminui a incidência de tumores renais e ainda atua na melhoria de problemas cardiovasculares ou diabetes Câncer de rim e prevenção. Segundo dados mais recentes do Instituto Nacional de Câncer (Inca), a...
O que importa para você?
Movimento internacional busca aprofundar o diálogo entre profissionais da saúde e pacientes Nove de junho é o dia da campanha mundial “O que importa para você?”, que estimula conversas importantes e significativas entre profissionais da saúde, pacientes e acompanhantes, criando...
Podcast Rádio Cancer Center #14 - O cigarro eletrônico
Ouça e compreenda melhor este hábito que tem alcançado muita gente, sobretudo os jovens Cigarro eletrônico faz mal? Ele surgiu para ajudar o fumante convencional a parar? O ato pode ser considerado tabagismo? Ele representa perigo? Fato é que, atualmente...