Covid-19: 12 maneiras de apoiar um amigo ou parente com câncer  

Publicado em: 11/05/2020 - 18:05:12

Ajude um ente querido com câncer em tempos de pandemia – e não permita que ele abandone o tratamento

A Covid-19 mudou a vida de todos. Em especial, a vida dos pacientes com câncer, que vivem uma nova rotina – isolados e, em alguns casos, bem ansiosos. Mas isso não é motivo para que eles abandonem o tratamento, já o A.C.Camargo possui um Fluxo Oncológico Protegido (leia mais a seguir).

“Pacientes oncológicos podem estar ainda mais ansiosos por diversos motivos, além do isolamento em si, pois estão no grupo de risco para as complicações pelo novo Coronavírus”, explica o Dr. Daniel Garcia, médico oncologista do A.C.Camargo Cancer Center.

“Eles também são mais vulneráveis a outras infecções, não apenas à Covid-19. Isso se deve ao fato de os tumores produzirem substâncias chamadas citocinas, que inibem o sistema imunológico e expõem a pessoa”, conta. 

Por isso, eles precisam de cuidado especial, o que não quer dizer que a pessoa deve perder o contato com quem ama.

“O apoio de amigos e familiares é essencial. Uma chamada telefônica já pode melhorar o humor da pessoa e diminuir a ansiedade e o estresse causado pelas incertezas da pandemia”, diz o médico.

Separamos algumas dicas de como apoiar alguém com câncer durante a pandemia à distância, mas sem perder o carinho. Confira:

1) Pratique higiene sempre: lave suas mãos com frequência com água e sabão, por pelo menos 20 segundos. Não esqueça de higienizá-las antes ou depois de sair de casa. Você também precisa estar bem para os outros ficarem bem.

2) Ajude seu amigo com compras ou outras necessidades: caso seu amigo ou familiar queira, faça as compras dele e deixe-as do lado de fora, evitando o máximo de contato.

3) Marque conversas on-line por vídeo ou telefone: coloque na agenda do seu amigo um tempo para conversar e trocar ideias. É um bom momento para fortalecer laços e saber como ele está.

4) Doe sangue para o nosso Banco de Sangue: sua doação de sangue ajuda a garantir que nossos estoques sejam suficientes para os pacientes do A.C.Camargo. Cada bolsa de sangue ajuda a salvar a vida de três pacientes com câncer.

5) Mantenha contato: mande mensagem, e-mail... qualquer coisa para conversar com a pessoa que mais precisa. Até mesmo um "meme" ou mensagem divertida pode fazer uma diferença em reduzir a ansiedade do paciente.

6) Delivery de delícias: fez uma comida gostosa e lembrou de quem você ama? Envie uma porção do quitute ao paciente com câncer. Não esqueça de pedir a ele para desinfetar as embalagens antes e lavar as mãos.

7) Ouça: estamos lidando com muitos desafios, ansiedades e incertezas durante a pandemia da Covid-19. Mas aqueles que passam por tratamento contra o câncer enfrentam outros desafios, então dê ao seu amigo ou ente querido a chance de poder compartilhar com você o que ele pensa ou sente.

8) Faça vídeos: videochamadas são legais, mas um vídeo gravado enviado através de aplicativo de mensagem instantânea pode ser assistido quantas vezes for possível, o que pode trazer conforto e diversão ao seu ente querido.

9) Kit felicidade: que tal fazer uma caixa com tudo o que seu parente mais gosta? Comidinhas gostosas, fotos, revistas, receitas ou tudo o que o faça aumentar o astral. E a dica continua a mesma: seu ente querido deve desinfetar tudo antes de aproveitar.

10) Mora perto? Apareça na janela! Compartilhe uma risada, sorriso, músicas ou até danças. Tudo a uma distância segura.

11) Hora do café remoto: use a videochamada para brincar, assistir a filmes, séries e realities, cozinhar ou apenas para curtir um café ou almoço juntos, mas remotamente. Esses pequenos momentos distraem e reforçam laços de amizade.

12) Fique em casa: a melhor e maior demonstração de amor é ficar em casa, sempre que possível. Com todo mundo fazendo sua parte, você ajuda a diminuir a disseminação do vírus da Covid-19 e protege os mais vulneráveis (ou aqueles que precisam sair de casa todos os dias).
 

O Fluxo Oncológico Protegido

O sucesso de uma terapia oncológica depende muito do diagnóstico precoce e do tratamento adequado de um tumor, pois um dos fatores que aumenta a chance de cura da doença é trata-lo em até 30 dias a partir do início dos sintomas ou do diagnóstico.

A integração de diagnóstico, tratamento, ensino e pesquisa do câncer é o modelo adotado no A.C.Camargo Cancer Center, assim como nos principais Cancer Centers do mundo. Uma evolução do conceito de saúde em oncologia para aprofundar constantemente o conhecimento sobre a doença e gerar inovação: o paciente é avaliado por um grupo multidisciplinar de especialistas em todas as etapas, desde o diagnóstico até a reabilitação. Essa especialização nos permite oferecer agilidade, excelência e segurança no tratamento oncológico.

Dessa forma, estabelecemos o Fluxo Oncológico Protegido – um conjunto de processos que garante segurança para o paciente prosseguir com seu tratamento, em tempos de pandemia.

Todas as práticas adotadas estão de acordo com as diretrizes da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do Ministério da Saúde. Por isso, não interrompa seu tratamento.

Mais:
- O Fluxo Oncológico Protegido do A.C.Camargo Cancer Center

- Confira tudo o que você precisa saber sobre a Covid-19

Avaliação de conteúdo

Você gostaria de avaliar esse conteúdo?
Esse conteúdo foi útil?
Gostaria de comentar algo sobre esse conteúdo?
Ao continuar você confirma ter ciência de nossa Política de Privacidade e dos respectivos Avisos de Privacidade e Proteção de Dados presentes em nosso Portal de Privacidade.
CAPTCHA
Esta pergunta é para testar se você é humano e para evitar envios de spam

Veja também

O papel do enfermeiro navegador e seu impacto na jornada oncológica
Durante a jornada oncológica, pacientes do A.C.Camargo Cancer Center podem contar com a expertise dos enfermeiros navegadores. São profissionais altamente especializados em oncologia que atuam como um elo entre o paciente e todas as equipes (assistenciais e administrativas), desenvolvendo um trabalho fundamental para melhorar os...
"O homem não pode se descuidar de jeito nenhum!"
Sou Carlos Levy, tenho 75 anos, funcionário público aposentado e pai de cinco filhos. Também sou avô dos meus quatro queridos netos e casado com o amor da minha vida, Amália. Desde meus 50 anos tenho um compromisso comigo mesmo: fazer meus exames periódicos. Sigo...
15 de setembro - Dia mundial de conscientização sobre linfomas
Como se prevenir deles? Indo ao médico assim que perceber os sintomas. Então apareceu um gânglio diferente no pescoço, ou na axila, ou na virilha, que não dói, mas você sente extremo cansaço, febre, está suando à noite e também perdendo peso sem razão aparente...
1º lugar Qualihosp na categoria Educação
Estamos felizes em anunciar o reconhecimento do A.C.Camargo na edição 2021 do QualiHosp, um importante congresso internacional de qualidade em serviços e sistemas de Saúde, que reúne profissionais e hospitais renomados do Brasil. Recebemos o prêmio de primeiro lugar na categoria Educação em Saúde com...
2020, O Ano do Profissional de Enfermagem
Saiba mais sobre essa especialidade vital para o cuidado. Clique aqui caso tenha problemas para acessar o vídeo abaixo. video { width: 100%; height: auto; }