Cirurgia robótica: o futuro da medicina chegou e veio para ficar

Publicado em: 11/04/2022 - 12:04:26
Linha Fina

Procedimento minimamente invasivo traz diversos benefícios para pacientes com tumores gastrointestinais quando comparado à cirurgia convencional

É um fato que a cirurgia robótica veio para ficar e revolucionou a forma de operar pacientes. Cerca de 1,2 milhão de cirurgias robóticas são realizadas anualmente no mundo. 

No Brasil, onde a técnica começou em 2008, o número de operações por robô se aproxima dos 40 mil, com estimativa de aumento de 20% ao ano, de 2022 em diante. 

A percepção da equipe especializada em tumores gastrointestinais do A.C.Camargo é de que os pacientes já têm ciência de que a cirurgia robótica pode trazer benefícios em relação ao procedimento convencional e perguntam pelo procedimento antes mesma da indicação do cirurgião.

Benefícios da cirurgia robótica

Para o paciente, a cirurgia robótica proporciona diversos benefícios por ser minimamente invasiva, pois os cortes são pequenos. Dessa forma, ocorre menor perda de sangue – o que reduz a necessidade de transfusão sanguínea, menos dor no pós-operatório, recuperação mais rápida e cicatrizes menores. 

Para os pacientes com tumores gastrointestinais, além de todos os benefícios já citados, a cirurgia robótica permite a reconstrução do caminho do alimento de forma mais simples e segura, proporcionando agilidade na retomada da dieta, além de recuperação e retorno às atividades diárias de forma mais rápida. É importante destacar que o método também aumenta a chance de que o paciente inicie mais rapidamente a quimioterapia ou a radioterapia após a cirurgia.

A cirurgia robótica permite manipulação mais cuidadosa dos tecidos, o que contribui para a diminuição do risco de disseminação do tumor, e uma limpeza melhor dos gânglios (linfadenectomia), que é um dos pontos considerados importantes para o sucesso de uma cirurgia de tumores gastrointestinais.

Diferencial do A.C.Camargo

O A.C.Camargo Cancer Center é um dos principais centros da América Latina especializados em cirurgia robótica para o câncer. Além de especialista em oncologia, a experiência em robótica torna a instituição uma referência neste tipo de procedimento para tratamento de tumores. 

Porém, para aproveitar o máximo potencial da cirurgia robótica, é preciso uma equipe multidisciplinar de especialistas em oncologia que atuam de forma integrada. Por isso, esse tipo de procedimento desse levar em consideração também o contexto de tratamento e como os demais profissionais, como nutricionistas e fisioterapeutas, por exemplo, estão capacitados.

O trabalho destes profissionais na preparação do paciente para o procedimento também é importante. O preparo físico, nutricional e psicológico antes da cirurgia são essências para que o paciente tenha uma recuperação mais segura e eficiente.

Pacientes eletivos para cirurgia robótica de tumores gastrointestinais

O câncer abdominal engloba tumores de esôfago, estômago, pâncreas, fígado, vesícula biliar, metástases hepáticas, tumores gastrointestinais, neuroendócrinos, entre outros. Umas das principais indicações da cirurgia robótica para tumores abdominais são para aqueles localizados no trato digestivo alto, já que a técnica permite dissecções mais precisas e melhor acesso às áreas mais profundas.

A exceção é para os casos em que o tumor é muito grande, o que impede a adequada movimentação dos braços do robô, sendo indicada a cirurgia convencional. Por isso, o médico avalia cada caso para indicar a melhor opção: cirurgia convencional, por vídeo ou robótica, pois precisa ser a melhor possível, independentemente da técnica.

Tudo sobre cirurgia robótica

Essa técnica empreende alta tecnologia e realiza procedimentos cirúrgicos por meio de pequenas incisões. Braços mecânicos completamente articulados e com precisão absoluta, somados o uso de microcâmeras de alta definição que transmitem imagens ampliadas das estruturas corpóreas em três dimensões, realizam a cirurgia comandada pelo cirurgião especialista.  

Se você quer saber mais sobre o tema, clique aqui e confira as respostas para as principais perguntas sobre cirurgia robótica.

 

 

FONTE: Dr. Felipe Coimbra, especialista em cirurgia oncológica do abdômen e líder do Centro de Referência de Tumores do Aparelho Digestivo Alto do A.C.Camargo Cancer Center
 

Avaliação de conteúdo

Você gostaria de avaliar esse conteúdo?
Esse conteúdo foi útil?
Gostaria de comentar algo sobre esse conteúdo?
Ao continuar você confirma ter ciência de nossa Política de Privacidade e dos respectivos Avisos de Privacidade e Proteção de Dados presentes em nosso Portal de Privacidade.
CAPTCHA
Esta pergunta é para testar se você é humano e para evitar envios de spam

Veja também

O papel do enfermeiro navegador e seu impacto na jornada oncológica
Durante a jornada oncológica, pacientes do A.C.Camargo Cancer Center podem contar com a expertise dos enfermeiros navegadores. São profissionais altamente especializados em oncologia que atuam como um elo entre o paciente e todas as equipes (assistenciais e administrativas), desenvolvendo um trabalho fundamental para melhorar os...
"O homem não pode se descuidar de jeito nenhum!"
Sou Carlos Levy, tenho 75 anos, funcionário público aposentado e pai de cinco filhos. Também sou avô dos meus quatro queridos netos e casado com o amor da minha vida, Amália. Desde meus 50 anos tenho um compromisso comigo mesmo: fazer meus exames periódicos. Sigo...
2020, O Ano do Profissional de Enfermagem
Saiba mais sobre essa especialidade vital para o cuidado. Clique aqui caso tenha problemas para acessar o vídeo abaixo. video { width: 100%; height: auto; }
21/09: Dia Mundial do Doador de Medula Óssea
Em 21 de setembro é comemorado o Dia Mundial do Doador de Medula Óssea, que tem como objetivo a conscientização sobre a importância da doação de medula óssea. O procedimento servirá para o transplante, um tipo de tratamento que visa substituir uma medula óssea doente...
7 passos para pacientes com câncer manterem a mente calma
Pacientes com câncer são afetados em qualquer idade. Existem, porém, formas de eles se manterem calmos e positivos, conforme se vê nas dicas abaixo. São ideias que valem não apenas para quem está em tratamento, mas também para quem faz parte desses pacientes com câncer...