A.C.Camargo Cancer Center e Princess Margaret Cancer Centre: parceria e colaboração consolidadas

Publicado em: 19/07/2022 - 15:07:54
Linha Fina

Com um modelo colaborativo em busca de unir esforços na luta global contra o câncer, as duas instituições já verificam bons resultados da parceria, que foram reportados no relatório anual do Programa Global de Câncer 

A parceria com outras instituições de saúde constitui uma de nossas ações dentro do modelo cancer center. Além das fronteiras do Brasil, o relacionamento com os principais centros oncológicos mundiais oferece uma oportunidade de compartilhar conhecimentos sobre melhores práticas, novas iniciativas e discussão de casos clínicos desafiadores. 

Nesse cenário, o A.C.Camargo Cancer Center expandiu e consolidou sua parceria com o Princess Margaret Cancer Centre, instituição que está entre os cinco maiores cancer centers do mundo, conta um sistema de saúde pública e é reconhecido pela boa gestão dos recursos. 

Um resumo dos resultados de 2021 dessa parceria pode ser conferido no relatório anual do Programa Global de Câncer da instituição canadense, publicado em julho deste ano, que destaca a importância do trabalho conjunto e da colaboração entre instituições e profissionais da oncologia para o controle mundial da doença. 

Principais resultados da parceria

A convite e em parceria com o Princess Margaret, realizamos um master course no congresso mundial da Union for International Cancer Control (UICC). O curso abordou conceitos básicos do funcionamento de um cancer center, experiências bem-sucedidas, oportunidades de mercado e políticas de combate ao câncer, entre outros. 

No programa de pesquisa de 2021, um dos estudos selecionados para receber financiamento da instituição canadense conta com um profissional do A.C.Camargo. Outros dois estudos com participação de nossos profissionais que foram financiados em 2020 estão em andamento. São eles:

•    Reirradiação parcial da mama usando ultra-hipofracionamento: estudo multi-institucional de fase 2
Proposta de estudo aprovada para financiamento em 2021.

•    Impacto da doença do coronavírus (COVID-19) na prestação de cuidados de câncer
O objetivo principal deste estudo é caracterizar os padrões de atendimento ao câncer durante a pandemia de COVID-19 em comparação com o ano anterior, tanto no Princess Margaret quanto no A.C.Camargo. O estudo avaliará o impacto da COVID-19 na qualidade do atendimento ao paciente oncológico, examinará possíveis disparidades e avaliará o impacto nos resultados dos pacientes.

•    Fechando a lacuna da pesquisa do câncer no mundo: treinamento avançado em comunicação científica
Este estudo desenvolverá e pilotará um curso globalmente focado na comunicação avançada da ciência do câncer para traduzir melhor a pesquisa para a prática. O impacto do curso será avaliado nos conhecimentos e percepções através de um estudo longitudinal.

O objetivo do programa de pesquisa do Princess Margaret é impulsionar estudos e inovações que abordem as disparidades no controle do câncer, biologia, epidemiologia e os resultados clínicos do câncer em diferentes contextos, além da avaliação de programas econômicos para melhorar a prestação de cuidados.  

Outro resultado importante dessa parceria foi a participação do A.C.Camargo no Global Oncology Leadership Development (GOLD), um programa interdisciplinar que inclui treinamento em habilidades de liderança intrapessoal, interpessoal, organizacional e de sistemas, combinando com treinamento em sistemas de saúde.

Nossos profissionais também participaram dos webinars de verão e mantém encontros mensais com a equipe do Princess Margaret, como forma de promover o diálogo entre as equipes e fomentar melhorias na assistência, qualidade e segurança em oncologia. Também são feitas reuniões específicas de avanços em custo-efetividade para ajudar a oncologia brasileira a equilibrar seus custos, mantendo a qualidade, a ciência e a capacitação em alto nível.

Cancer center: modelo colaborativo 

Em entrevista para a revista Next Frontiers, a emérita cientista Mary Gospodarowicz, diretora médica do Princess Margaret Cancer Centre e ex-presidente do UICC, comentou que “a parceria com o A.C.Camargo tem sido realmente muito bem vista entre meus colegas e as sessões que mantemos têm tido muita audiência, com alto nível de interesse, elevando também os níveis da informação e do conhecimento”. 

Ela explica que o modelo cancer center é muito colaborativo e é importante unir esforços na luta global contra o câncer. “O A.C.Camargo tem ótimos programas, como a navegação e o paciente no centro do cuidado, que superam de longe nossos programas. Logo, nós aprendemos com eles e esperamos que também aprendam conosco.”
 

Avaliação de conteúdo

Você gostaria de avaliar esse conteúdo?
Esse conteúdo foi útil?
Gostaria de comentar algo sobre esse conteúdo?
Ao continuar você confirma ter ciência de nossa Política de Privacidade e dos respectivos Avisos de Privacidade e Proteção de Dados presentes em nosso Portal de Privacidade.
CAPTCHA
Esta pergunta é para testar se você é humano e para evitar envios de spam

Veja também

O papel do enfermeiro navegador e seu impacto na jornada oncológica
Durante a jornada oncológica, pacientes do A.C.Camargo Cancer Center podem contar com a expertise dos enfermeiros navegadores. São profissionais altamente especializados em oncologia que atuam como um elo entre o paciente e todas as equipes (assistenciais e administrativas), desenvolvendo um trabalho fundamental para melhorar os...
15 de setembro - Dia mundial de conscientização sobre linfomas
Como se prevenir deles? Indo ao médico assim que perceber os sintomas. Então apareceu um gânglio diferente no pescoço, ou na axila, ou na virilha, que não dói, mas você sente extremo cansaço, febre, está suando à noite e também perdendo peso sem razão aparente...
1º lugar Qualihosp na categoria Educação
Estamos felizes em anunciar o reconhecimento do A.C.Camargo na edição 2021 do QualiHosp, um importante congresso internacional de qualidade em serviços e sistemas de Saúde, que reúne profissionais e hospitais renomados do Brasil. Recebemos o prêmio de primeiro lugar na categoria Educação em Saúde com...
2020, O Ano do Profissional de Enfermagem
Saiba mais sobre essa especialidade vital para o cuidado. Clique aqui caso tenha problemas para acessar o vídeo abaixo. video { width: 100%; height: auto; }
31 de maio: Dia Mundial sem Tabaco alerta para os riscos do fumo à saúde pulmonar
A data, criada para alertar sobre as doenças e mortes evitáveis relacionadas ao tabagismo, é uma inciativa global da Organização Mundial de Saúde Sob o tema “Tabaco e saúde pulmonar”, a campanha alerta sobre os prejuízos que o uso do tabaco e a exposição ao...