Dicas para pacientes com câncer no carnaval | A.C.Camargo Pular para o conteúdo principal

Dicas para pacientes com câncer no carnaval

Publicado em:

Dicas para pacientes com câncer no carnaval

Saiba tudo sobre alimentação, hidratação e cuidados específicos para o paciente oncológico

Publicado em:
2 minuto(s) de leitura

Homem no carnaval, com camisa colorida, chápeu e óculos escuros, sorrindo

2 minuto(s) de leitura
Homem no carnaval, com camisa colorida, chápeu e óculos escuros, sorrindo

Saiba tudo sobre alimentação, hidratação e cuidados específicos para o paciente oncológico

Pacientes oncológicos têm todo o direito de viver a alegria do carnaval! Com cuidados específicos para cada caso e etapa do tratamento, os dias de folia podem ser aproveitados de modo seguro.

Confira estas dicas:

Pacientes em tratamento quimioterápico

A principal dica é evitar locais muito cheios, com aglomeração de pessoas.

Também é importante enfatizar: o consumo de bebidas alcoólicas deve ser evitado. O álcool pode piorar os efeitos colaterais da quimioterapia, como náuseas, desidratação e feridas na boca. Pacientes com câncer devem conversar com seu médico sobre o consumo de álcool. 

Lembre-se de se proteger do sol e manter-se bem hidratado.

Atenção aos medicamentos no carnaval

Bebidas alcoólicas e medicamentos não dão samba: quando combinados, podem inibir ou aumentar os efeitos, interferindo no sucesso do seu tratamento.

Depois da folia, não assuma o risco da automedicação. Procure sempre um médico.

Pacientes em tratamento radioterápico

O ponto de atenção para esses pacientes está relacionado à pele: adesivos e pinturas – típicas do carnaval – não devem ser aplicadas nas áreas irradiadas, que também devem estar bem protegidas do sol.

Evite jejuns prolongados e o consumo de bebida alcoólica. Pois, segundo estudo global que contou com o corpo clínico do A.C.Camargo, Alcohol drinking and head and neck cancer risk: the joint effect of intensity and duration (Consumo de álcool e risco de câncer de cabeça e pescoço: o efeito conjunto de intensidade e duração, em tradução livre), ao reduzir a intensidade do consumo de álcool, é possível mitigar o risco de câncer de cabeça e pescoço.

Pacientes pós-cirúrgicos

Cada cirurgia exige cuidados específicos. Siga rigorosamente as orientações de seu cirurgião sobre movimentos, alimentação, ingestão de bebidas e uso de medicamentos.

Cuidados com a alimentação

A alimentação de todo paciente durante o tratamento deve ser saudável e equilibrada. Os cuidados exigem atenção especial em relação à higienização dos alimentos e utensílios, além da hidratação.

Dicas importantes:

  • Prefira alimentos preparados em casa ou em locais conhecidos. Assim, é possível controlar a qualidade dos alimentos. Lembre-se: frutas, verduras e legumes crus devem ser higienizados corretamente com o uso da solução desinfetante de hipoclorito de sódio.
  • Carnaval é uma época muito quente, então a hidratação é fundamental. O consumo de água deve ser de, no mínimo, 2 litros por dia, preferencialmente nos intervalos das refeições. Outros líquidos podem ajudar na hidratação, como sucos naturais, chás e água de coco, mas a água sempre deve ser prioridade.
  • Alimentar-se de forma saudável e equilibrada é consumir regularmente frutas e hortaliças, leites e derivados magros, carnes (com preferência para carnes brancas), grãos e cereais.

Pacientes com cateter, drenos e sondas

Pacientes que possuem cateteres externos, drenos e sondas precisam ter cuidado especial para evitar traumas, perdas ou outras complicações. A dica também é válida para pessoas estomizados.

Caso esteja com receio de descolamento da bolsa e da base, utilize o cinto de estoma para maior fixação.

E lembre-se de esvaziar a bolsinha periodicamente.

Outros cuidados gerais

De modo geral, evite sair ou viajar para locais com aglomeração de pessoas.

Escolha lugares frescos e monte o próprio kit, com água, medicações, entre outros. Por mais desbravador que você seja, organize-se.

É importante planejar seu trajeto e destino final. Jornadas maiores ou não programadas podem gerar mal-estar. Por fim, tenha sempre alguém com quem contar, caso precise de ajuda.

 

Por que o A.C.Camargo Cancer Center?

Um Cancer Center não é um hospital, é uma plataforma completa de atendimento, incluindo prevenção, investigação, estadiamento, tratamento, cuidados paliativos e reabilitação. Tudo no mesmo local. 

 

Veja também

Câncer colorretal tem cura e pode ser prevenido
O câncer colorretal é um dos mais frequentes no mundo todo. A boa notícia é que há prevenção para reduzir a probabilidade de desenvolver este câncer e as taxas de cura são altas quando detectadas precocemente. Por isso, conhecer e...
Linfoma de Hodgkin x Linfoma não Hodgkin
O linfoma surge no sistema linfático, uma rede de pequenos vasos e gânglios que é parte tanto do sistema circulatório como do sistema imune. O sistema coleta e redireciona para o sistema circulatório um líquido claro chamado linfa, que contém...
Cuidados paliativos: 4º Fórum AnaMi de Cuidados para Pessoas com Doenças Graves
O Instituto Ana Michelle Soares e o A.C.Camargo Cancer Center convidam para debater cuidados paliativos no 4º Fórum AnaMi de Cuidados para Pessoas com Doenças Graves. O fórum contará com uma série de rodadas de conversas com pacientes, familiares e...
Câncer ginecológico: campanha Setembro em Flor reforça a importância dos exames para detecção precoce
O câncer ginecológico costuma atingir a população feminina independentemente de predisposição genética. Diante disso, a campanha Setembro em Flor foi criada com o objetivo da conscientização sobre os sintomas, formas de prevenção, descoberta precoce e meios de tratamento contra tumores...