A área de Saúde Mental do A.C.Camargo Cancer Center iniciou suas atividades em 1997 com um trabalho pioneiro: levar atendimento psicológico e psiquiátrico aos pacientes com câncer. Atualmente conta com 12 profissionais, entre psiquiatras e psicólogos, todos especializados em pacientes oncológicos.
Nossos profissionais atuam em todas as áreas e prestam atendimento aos pacientes internados, tanto para os pacientes adultos, quanto aos pacientes da pediatria. Também atendem em consultas ambulatoriais individuais, de segunda a sexta-feira, mediante agendamento realizado pela Central de Atendimento, telefone (11) 2189-5000.
O que tratamos
O paciente com câncer lida com questões psicológicas muito complexas desde que recebe o diagnóstico e pode precisar de ajuda profissional. Como enfrentar o tratamento, o medo do que está por vir, os muitos mitos e o desconhecimento sobre o câncer, a reação da família, dos amigos, como se relacionar no ambiente de trabalho – são as chamadas reações de ajustamento, resultado do impacto da notícia do diagnóstico ou até mesmo do desconforto causado por cirurgias, transplantes, tratamentos de quimioterapia e radioterapia.
Por meio de uma análise global do paciente, nossos especialistas podem propor protocolos de prevenção ou o tratamento individualizado, a fim de acolher as demandas psicológicas e possibilitar mais estabilidade emocional. O acompanhamento psicológico ao paciente oncológico proporciona suporte emocional em todas as fases do tratamento, propicia a expressão de sentimentos e auxiliar no processo de enfrentamento. Quando o diagnóstico sugere que o paciente deve ser medicado, o psiquiatra é quem vai prescrever a medicação e participar do tratamento.
O atendimento é diferenciado e tem como objetivo identificar as dificuldades referentes ao momento de vida do paciente. Os pacientes atendidos pela equipe de Psiquiatria e Psicologia apresentam melhora objetiva em seus sintomas emocionais, no processo de enfrentamento de seu tratamento e em sua qualidade de vida. Os familiares de pacientes internados também podem receber atendimento psicológico, quando necessário, durante o período de internação do paciente.