Psico-Oncologia

O Departamento de Psico-Oncologia do A.C.Camargo Cancer Center iniciou suas atividades em 1997, um trabalho pioneiro: levar atendimento psicológico e psiquiátrico aos pacientes com câncer. Conta com 18 profissionais, entre psiquiatras e psicólogos, todos especializados em pacientes oncológicos.

Nossos profissionais atuam em todas as áreas do A.C.Camargo e prestam atendimento aos pacientes internados, inclusive atendimento especializado aos pacientes da pediatria. Também atendem em consultas individuais, de segunda a sexta-feira, mediante agendamento.

O que tratamos
O paciente com câncer tem de lidar com questões psicológicas muito complexas desde que recebe o diagnóstico e pode precisar de ajuda profissional. Como enfrentar o tratamento, o medo do que está por vir, os muitos mitos e o desconhecimento sobre o câncer, a reação da família, dos amigos, como se relacionar no ambiente de trabalho – são as chamadas reações de ajustamento, resultado do impacto da notícia do diagnóstico ou até mesmo do desconforto causado por cirurgias, transplantes, tratamentos de quimioterapia e radioterapia. Através de uma análise global do paciente, nossos especialistas podem propor protocolos de prevenção ou o tratamento individualizado, a fim de antecipar e ajudar na recuperação. É um acompanhamento psicológico e, quando o diagnóstico sugere que o paciente deva ser medicado, o psiquiatra é quem vai prescrever a medicação e participar do tratamento.

O atendimento é diferenciado e tem como objetivo encontrar a causa do quadro emocional. O resultado é que os pacientes tratados pela Psiquiatria e Psicologia apresentam melhora objetiva em seus sintomas emocionais e em sua qualidade de vida. No entanto, ainda existe certa resistência em procurar esse serviço, muito por conta de desconhecimento em relação à ajuda que pode ser obtida. Os familiares de pacientes internados também recebem atendimento psicológico, quando necessário, durante a internação do paciente.
Nossa área de Psico-Oncologia atua ainda nos Grupos de Apoio, em que os pacientes podem compartilhar experiências, esclarecer dúvidas e obter informações específicas sobre o impacto da doença e do tratamento oncológico, no que se refere aos aspectos psicológicos e ao modo de enfrentamento dos pacientes e familiares.

Grupos atendidos:

Grupo da Mama: dedicado as pacientes com câncer de mama.
Grupo de Apoio ao Tabagista (GAT): dedicado a todos que desejam deixar de fumar.

Pacientes em tratamento de câncer no A.C.Camargo contam com suporte psicológico para enfrentar o diagnóstico e as etapas de tratamento da doença. O Núcleo de Psico-Oncologia atende pacientes do sexo masculino e feminino, respectivamente, nos Grupos Espaço do Homem e Espaço da Mulher.

O Grupo da Mama é realizado especificamente para as pacientes com diagnóstico de câncer de mama, visando oferecer apoio psicológico e abordando temas frequentes nesse tipo de tratamento, como feminilidade, sexualidade e imagem corporal.

Avaliação de conteúdo

Você gostaria de avaliar esse conteúdo?
Esse conteúdo foi útil?
Gostaria de comentar algo sobre esse conteúdo?
Ao continuar você confirma ter ciência de nossa Política de Privacidade e dos respectivos Avisos de Privacidade e Proteção de Dados presentes em nosso Portal de Privacidade.
CAPTCHA
Esta pergunta é para testar se você é humano e para evitar envios de spam