Aprimoramento
Aprimoramento
O Programa de Aprimoramento do A.C.Camargo Cancer Center é uma modalidade de ensino destinada exclusivamente a médicos, que visa à difusão dos conhecimentos em Oncologia.
Nosso Programa, cumprido integralmente dentro de determinada especialidade, confere ao médico o certificado pela Fundação Antônio Prudente.
Objetivos gerais
Aprendizado para confecção de retalhos, anastomoses microcirúrgicas e princípios de cirurgia reparadora.
Objetivos específicos
- Formação de reconstrução microcirúrgica com foco no segmento de cabeça e pescoço.
- Reconstrução de cabeça e pescoço, com retalhos convencionais.
- Pré-requisito: Residência Médica em Cirurgia Plástica (3 anos) ou Cirurgia de Cabeça e Pescoço (2 anos) em instituição reconhecida pela Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM/MEC).
Carga horária total
3.120 horas, sendo distribuídas em 60 h/semanais.
Duração do Programa
1 ano
Coordenadora do Programa de Aprimoramento em Microcirurgia Reconstrutiva
Dra. Mônica Lúcia Rodrigues
Objetivos gerais
Aperfeiçoar o conhecimento e a prática na área de Cirurgia Torácica em Oncologia, para atuar na assistência ao paciente portador de neoplasia maligna no tórax.
Objetivos específicos
- Realizar diagnóstico a partir dos achados endoscópicos.
- Auxiliar nos exames de endoscopia respiratória, com aparelhos flexíveis (inclusive vídeo) e rígidos, em adultos.
- Realizar diagnóstico diferencial e estadiamento dos tumores malignos do tórax.
- Realizar tratamento através das cirúrgicas conservadoras.
- Conhecer as indicações de quimioterapia e/ou radioterapia adjuvante.
- Executar procedimentos no pré, per e pós-operatório e resolver as complicações.
- Indicar reabilitação integrada.
- Atuar numa visão interdisciplinar, promovendo uma atenção integral ao paciente.
Pré-requisito
Residência Médica em Cirurgia Torácica (3 anos) ou Cancerologia Cirúrgica (3 anos) em instituição reconhecida pela Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM/MEC).
Carga horária total:
3.120 horas, sendo distribuídas em 60 h/semanais.
Duração do programa
1 ano
Coordenador do Programa de Aperfeiçoamento em Cirurgia Torácica em Oncologia
Dr. Jefferson Luiz Gross
Objetivos gerais
Complementar a formação neurocirúrgica, capacitando o aperfeiçoando na área de neurocirurgia oncológica, através da exposição regular e padronizada à pacientes neuro-oncológicos submetidos a uma abordagem multidisciplinar no A. C. Camargo Cancer Center.
Desenvolvimento dos conhecimentos teórico-práticos em Neurocirurgia Oncológica nos âmbitos da assistência, ensino e pesquisa de pacientes portadores de tumores do sistema nervoso central.
Objetivos específicos
- Ao final do programa de Aperfeiçoamento em Neurocirurgia Oncológica deverá ter sido exposto à experiência diária, em tempo integral, de um Cancer Center baseado no tratamento multidisciplinar de pacientes oncológicos.
- Desenvolvimento do raciocínio oncológico através do aperfeiçoamento em diagnóstico, estadiamento, tratamento e seguimento dos pacientes.
- Aprofundar o conhecimento e prática no tratamento neurocirúrgico do pacientes oncológicos, desde o pré-operatório, passando pela rotina do centro cirúrgico, até o seguimento pós-operatório na UTI e ambulatorial.
- O Aperfeiçoando deverá aprofundar seu conhecimento em neuroanatomia microcirúrgica, assim como as bases anátomo-funcionais dos acessos cranianos, incluindo os da base do crânio.
- Participação ativa nas neurocirurgias como auxiliar ou cirurgião principal, sempre sob supervisão de membros do departamento de neurocirurgia.
- Participar diariamente das visitas aos pacientes, ambulatórios, avaliações e interconsultas, Tumor Boards e aulas semanais.
- Desenvolver pesquisa científica com base nos conhecimentos teóricos e práticos adquiridos durante o aperfeiçoamento, nas bases de dados retrospectivas e prospectivas institucionais.
- Participação em eventos científicos para estimular o desenvolvimento acadêmico, através da orientação de trabalhos para apresentação em congressos relacionados ao programa e a publicação de artigos científicos em revistas indexadas.
Pré-requisitos
- Residência Médica em Neurocirurgia em instituição reconhecia pela Comissão Nacional de Residência Médica
- Especialização em Neurocirurgia reconhecida pela SBN.
Carga horária total
3.120 horas, sendo distribuído em 60 horas semanais
Duração do programa
1 ano
Coordenador do Programa de Neurocirurgia Oncológica
Dr. Jean G. de Oliveira
Objetivos gerais
Complementar a formação na área de oncohematologia e transplante de medula óssea de alunos recém egressos do programa de residência
Objetivos específicos
Desenvolver habilidades:
- Atendimento aos pacientes oncohematológicos ambulatoriais;
- Atendimento aos pacientes oncohematológicos no ambiente de internação;
- Conhecer protocolos de tratamento quimioterápicos vigentes para cada doença;
- Conhecer eventos adversos de cada tratamento quimioterápico proposto;
- Estudar eficácia dos esquemas e protocolos usados na instituição;
- Participar de forma ativa nas reuniões de discussão de condutas e definição de estratégias de acompanhamento dos pacientes;
- Aprender comunicação adequada e funcional com pacientes e familiares portadores de neoplasia;
- Aprender comunicação adequada e funcional com pacientes e familiares portadores de neoplasia em estágio terminal;
- Conhecer protocolos aplicados na unidade de transplante de medula óssea e entender objetivos e escolhas de casa esquema;
- Realizar acompanhamento do paciente após alta da unidade de transplante de medula óssea.
Pré-requisito
Residência Médica em Hematologia ou em Oncologia Clínica, em instituição reconhecida pela Comissão Nacional de Residência Médica – CNRM/MEC
Carga horária total
3.120 horas, sendo distribuídas em 60 h/semanais.
Duração do Programa
1 ano
Coordenadora do Programa de Aperfeiçoamento em Oncohematologia
Dra. Talita Maira Bueno da Silveira da Rocha
Objetivos gerais
- Complementar a formação de cirurgiões oncológicos e cirurgiões plásticos em oncologia cutânea, com atividades teóricas e práticas.
- Realizar diagnóstico, tratamento e manejo de complicações com pacientes no A. C Camargo Cancer Center, sob supervisão de equipe multidisciplinar.
Objetivos específicos
- Desenvolver conhecimento para diagnóstico de neoplasias da pele com especialistas, incluindo diagnóstico através de avaliação clínica de lesões, dermatoscopia e técnicas de biópsia.
- Tratamento das neoplasias que acometem a pele, sendo as mais frequentes:
- Carcinoma basocelular;
- Carcinoma espinocelular;
- Melanoma.
- O treinamento contempla ressecções de tumores cutâneos, linfadenectomias seletivas e radicais, quimioterapia regional (perfusão/infusão isolada de membro), reconstruções em oncologia cutânea e o manejo de complicações relacionadas aos tumores de pele e aos procedimentos terapêuticos.
- Ao final de um ano de treinamento, o especializando deverá ter adquirido conhecimento sobre diagnóstico, estadiamento, indicações cirúrgicas e tratamentos sistêmicos atuais paras o diversos tipos de tumores que acometem a pele.
Pré-requisitos
Residência Médica em Cirurgia Oncológica (3 anos) ou Cirurgia Plástica (3 anos), em instituição reconhecida pela Comissão Nacional de Residência Médica– CNRM/MEC
Carga horária total
3.120 horas, distribuídas em 60h/semanais
Duração programa
1 ano
Coordenador do Programa de Aperfeiçoamento em Oncologia Cutânea
Dr. João Pedreira Duprat Neto
Objetivos gerais
Aperfeiçoar o conhecimento e a prática na área de Oncogenética
Objetivos específicos
- Formar médicos geneticistas e oncologistas clínicos com amplo e sólido conhecimento em Oncogenética, tal que tenham capacidade de elaboração diagnóstica e de interpretação de testes genéticos nessa subespecialidade;
- Treinar o médico em avaliação do risco genético para diversos tipos de câncer, bem como modelos de predição da probabilidade de mutação em gene de predisposição, utilizando os modelos correntes para tal;
- Capacitar o médico a oferecer e discutir com o paciente e sua família as medidas preventivas e terapêuticas disponíveis para a situação de risco identificada;
- Treinar o médico na aplicação de técnicas do aconselhamento genético durante todo o processo de atendimento dos pacientes com suspeita de síndromes de câncer hereditário. O processo deve envolver o diagnóstico diferencial, determinação do diagnóstico final, manejo imediato e a longo prazo, capacitação em transmitir a informação ao paciente e demais familiares em risco e discutir as implicações a médio e longo prazo deste diagnóstico;
- Capacitar o médico na identificação e resolução de conflitos bioéticos identificados na prática diária da Oncogenética;
- Capacitar o médico na indicação e interpretação de exames laboratoriais relacionados à Oncogenética, e que compreendam estudos citogenéticos, anatomopatológicos e moleculares voltados para as síndromes de predisposição hereditária ao câncer;
- Capacitar o médico no entendimento das principais técnicas de biologia molecular atualmente disponíveis para o diagnóstico do câncer hereditário e na interpretação correta das variantes genéticas identificadas;
- Capacitar o médico a atuar em equipe com profissionais de múltiplas especialidades médicas e multiprofissional afins;
- Propiciar ao médico uma participação ativa em programas epidemiológicos voltados à prevenção e à detecção do câncer hereditário;
- Propiciar ao médico contato com programas e/ou projetos de pesquisa na área de Oncogenética no sentido de melhorar seu entendimento quanto a oportunidades de pesquisa para os pacientes atendidos.
Pré-requisito
Residência Médica em Genética Médica ou em Oncologia Clínica em instituição reconhecida pela Comissão Nacional de Residência CNRM/MEC.
Carga horária total
3.120 horas, sendo distribuídas em 60 h/semanais.
Duração do programa
1 ano
Coordenador do Programa de Aperfeiçoamento em Oncogenética
Dr. Jose Claudio Casali da Rocha
Objetivos gerais
Aperfeiçoar o conhecimento e a prática na área de Oncologia Ortopédica.
Objetivos específicos
- Conhecimento da epidemiologia das neoplasias músculo-esqueléticas;
- Identificar o comportamento clínico das principais neoplasias músculo-esqueléticas;
- Estabelecer estratégias de diagnóstico, estadiamento e tratamento das neoplasias músculo-esqueléticas;
- Realizar procedimentos cirúrgicos no tratamento dos tumores músculo-esqueléticos;
- Participar das decisões de indicações de quimioterapia e/ou radioterapia de acordo com os diagnósticos;
- Identificar complicações, tratá-las e reabilitar os pacientes tratados;
- Realizar o seguimento oncológico dos pacientes tratados de neoplasias músculo-esqueléticas;
- Atuar em uma equipe de natureza interdisciplinar;
- Participar das atividades acadêmicas e de pesquisas em neoplasias músculo-esqueléticas.
Pré-requisito
Residência Médica em Ortopedia e Traumatologia, em instituição reconhecida pela Comissão Nacional de Residência Médica – CNRM/MEC com título de especialista pela SBOT.
Carga horária total
6.240 horas, sendo distribuídas em 60 h/semanais.
Duração do Programa
2 anos
Coordenadora do Programa de Aperfeiçoamento em Ortopedia Oncológica
Dra. Suely Akiko Nakagawa
Objetivos gerais
Aperfeiçoar o conhecimento e a prática na área de Pesquisa Clínica.
Objetivos específicos
- Participar das reuniões (rounds) em busca de estudos clínicos patrocinados com a indústria farmacêutica;
- Acompanhar entre parceiros o fluxo de pacientes, amostras e medicamentos a fim de garantir continuidade de dados sem necessidade de retrabalho ou perda de informação;
- Participar da recepção de propostas de interesse (feasibility), alocação de principal investigator (PI), sub-investigators (SIs);
- Acompanhar se as etapas iniciais do estudo (study set-up) ocorrem a contento;
- Acompanhar propostas iniciais (go, non-go) de estudos;
- Atualizar o banco de dados de estudos em suas mais diversas etapas;
- Atender os pacientes em pesquisa clínica sob supervisão contínua e presente no ambulatório e nas unidades de enfermaria;
- Discutir e implementar técnicas de rastreio de potenciais pacientes elegíveis (material interno e para website);
- Auxiliar equipe de analistas no esclarecimento de dúvidas (queries, action items, adendos ao prontuário).
Pré-requisito
Residência Médica em Clínica Médica ou em Oncologia Clínica em instituição reconhecida pela Comissão Nacional de Residência CNRM/MEC.
Carga horária total
3.120 horas, sendo distribuídas em 60 h/semanais.
Duração do programa
1 ano.
Coordenador do Programa de Aperfeiçoamento em Pesquisa Clínica
Dr. João Paulo da Silveira Nogueira Lima.
Objetivos gerais
Conforme as resoluções da Comissão Mista de Especialidades (CME), formada pelo Conselho Federal de Medicina (CFM), Associação Médica Brasileira (AMB) e Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM) os cursos de formação em dor deverão formar e habilitar médicos especialistas em Acupuntura, Anestesiologia, Clínica Médica, Medicina Física e Reabilitação, Neurocirurgia, Neurologia, Ortopedia, Pediatria, Reumatologia a adquirir as competências necessárias para realizar diagnósticos, procedimentos diagnósticos, tratamentos clínicos, tratamentos cirúrgicos, planejamento terapêutico, e discussão interdisciplinar em Dor.
Objetivos específicos
Concluir no final dos doze meses de curso o aprendizado das principais competências na área de atuação em dor. A anatomia e fisiologia do sistema nervoso. O domínio da anamnese e exame físico, diagnóstico, solicitação e interpretação dos exames relacionados com a dor distinguindo dores de predomínio nociceptivo, neuropático e/ou nociplástico, visando redução do sofrimento envolvido e a melhora da qualidade de vida. Os principais instrumentos de avaliação da intensidade da dor. Os fundamentos da prática integrativa. O domínio da terapia antálgica medicamentosa multimodal pela via oral e suas interações; e da terapêutica não medicamentosa da dor como estimulação elétrica transcutânea, terapia por ondas de choque extracorpórea e outros. O domínio da indicação (riscos, complicações e benefícios) dos procedimentos invasivos e não invasivos para tratamento de dor nas diferentes especialidades médicas. Valorizar a estratégia hierarquizada de tratamento da dor conhecida como "Escada analgésica da OMS" e suas atualizações, incluindo métodos não farmacológicos para alívio da dor. O domínio da indicação, da solicitação e da interpretação dos resultados dos exames de termografia, ultrassonografia, eletroneuromiografia, tomografia computadorizada, ressonância magnética, e outros. O domínio da indicação, da solicitação e da realização de procedimentos anestésicos e cirúrgicos, ablativos e não ablativos, guiados por radioscopia, ultrassonografia, tomografia computadorizada e/ou ressonância magnética com finalidade diagnóstica e/ou terapêutica da dor. Conhecer os fundamentos da medicina paliativa, visando atuação preferencial no acolhimento e melhora da qualidade de vida.
Possuir discernimento de distanásia e ortotanásia. Conseguir produzir um trabalho científico, utilizando o método de investigação adequado e apresentá-lo em congresso médico ou publicar em revista científica ou apresentar publicamente em forma de monografia.
Pré-requisito
Residência Médica de Neurologia, Clínica Médica, Acupuntura, Fisiatria, Pediatria, Reumatologia, Ortopedia e Traumatologia, Neurocirurgia e/ou Anestesiologia, em instituição reconhecida pela Comissão Nacional de Residência Médica – CNRM/MEC.
Carga horária total
3.120 horas, sendo distribuídas em 60 (sessenta) horas/semana.
Duração do programa
Um ano
Coordenador do Programa de Aperfeiçoamento em Terapia Antálgica e Cirurgia Funcional
Professor Doutor José Oswaldo de Oliveira Junior
Objetivos gerais
Capacitar médicos a exercerem a profissão de especialistas em Medicina Intensiva, através de treinamento teórico e prático no tratamento e diagnóstico de pacientes oncológicos críticos.
Objetivos específicos
- Desenvolver os conhecimentos teóricos e habilidades práticas em Medicina Intensiva oncológica, assim como as atitudes profissionais, que capacitam o médico a identificar e solucionar os problemas do paciente gravemente enfermo com eficiência e qualidade;
- Desenvolver a liderança necessária para o trabalho em equipe multidisciplinar;
- Desenvolver senso crítico um espírito observador sobre o cuidado do doente oncológico crítico;
- Estimular pesquisa e educação continuada em Medicina Intensiva.
Pré-requisito
Residência Médica em Terapia Intensiva, em instituição reconhecida pela Comissão Nacional de Residência Médica – CNRM/MEC.
Carga horária total
2.496 horas, sendo distribuídas em 48 h/semanais.
Duração do Programa
1 ano
Coordenadora do Programa de Aperfeiçoamento em Terapia Intensiva Oncológica
Dra. Andrea Remigio de Oliveira Leite
Objetivos gerais
Aperfeiçoar o conhecimento e a prática na área de Urologia Oncológica.
Objetivos específicos
Treinamento teórico-prático específico para diagnóstico e tratamento dos cânceres urológicos e suas complicações.
Pré-requisito
Residência Médica em Urologia (3 anos) ou Cancerologia Cirúrgica (3 anos) em instituição reconhecida pela Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM/MEC).
Carga horária total
3.120 horas, sendo distribuídas em 60 h/semanais.
Duração do programa
1 ano
Coordenador do Programa de Aperfeiçoamento em Urologia em Oncologia
Dr. Stênio de Cássio Zequi
Processos seletivos
Um Cancer Center não é um hospital, é uma plataforma completa de atendimento, incluindo prevenção, investigação, estadiamento, tratamento, cuidados paliativos e reabilitação. Tudo no mesmo local.