Doutorado Interinstitucional - Dinter 01/2023 | A.C.Camargo Cancer Center Pular para o conteúdo principal

Doutorado Interinstitucional - Dinter 01/2023

A Fundação Antônio Prudente, A.C.Camargo Cancer Center, e a Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas, FCECON, tornam pública a abertura das inscrições do processo seletivo para ingresso na pós-graduação stricto sensu pela CAPES, nível de Doutorado Interinstitucional (DINTER) na área de Oncologia, a ser realizado nas dependências da Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas.

São nove vagas disponíveis. O curso terá a duração de quarenta e oito meses (48).  As disciplinas serão oferecidas junto a Instituição promotora no formato on-line, sendo exigidos 45 créditos em disciplinas, com grade obrigatória, conforme cronograma estabelecido na instituição promotora e receptora. O aluno deve prever disponibilidade para as atividades científicas necessárias para o desenvolvimento de seu projeto de pesquisa, incluindo eventuais atividades presenciais nas instituições promotora e/ou receptora para coleta ou análise de dados, reuniões de pesquisa ou bancas de avaliação. 

Data inicial
Data final

Objetivos

Formação de doutores na área de Oncologia e permitir o desenvolvimento de pesquisas de elevado nível, que resultem, cada uma delas, em uma tese de doutorado e pelo menos o aceite de um artigo científico em revista indexada, constante no sistema Qualis-CAPES da Medicina I.

Pré-requisitos

1. Ser profissional vinculado aos grupos de pesquisa da FCECON;
2. Ter participado como orientador ou co-orientador ou colaborador de projetos de pesquisa desenvolvidos na FCECON nos últimos 5 anos;
3. Ter diploma de mestrado em Instituição reconhecida pelo MEC no momento da matrícula;
4. Os candidatos a doutorado que não possuírem o título de mestre deverão apresentar, adicionalmente, um dos seguintes itens: 
    4.1. Cópia de um artigo em que tem 1ª ou 2ª autoria publicado nos últimos dois anos em revista indexada com estrato Qualis (mínimo B1 para a área Medicina I na Avaliação quadrienal Qualis 2013-2016), juntamente com ofício endereçado à Coordenação de Pós-Graduação em que descreve sua atuação na elaboração da pesquisa e do artigo
    4.2. Carta elaborada pelo orientador justificando a matrícula no doutorado (por maturidade acadêmica do aluno, contribuição e complexidade do projeto ou qualquer outro motivo), acompanhada dos documentos que o orientador julgar necessários para esta comprovação;
5. Contato prévio com o orientador do A.C.Camargo Cancer Center da linha de pesquisa de interesse nesta página ou pelo e-mail: [email protected];
6. Disponibilidade de tempo necessário para atendimento das atividades relacionadas ao curso de pós-graduação.

Documentos necessários para inscrição 

1. Requerimento para o preenchimento dos dados cadastrais; 
2. Interessados em participar do processo seletivo de bolsas e atenderem a normas específicas, devem preencher este formulário de solicitação de bolsa.
3. Comprovante de inserção no diretório de grupo de pesquisa da FCECON junto ao CNPq;
4. Comprovante (declaração ou certificado emitido pela diretoria de ensino e pesquisa da FCECON) de orientação ou co-orientação ou colaboração de projetos de pesquisa desenvolvidos na Fundação CECON nos últimos 5 anos;
5. Declaração de aceite do orientador;
6. Declaração emitida pela Instituição de vínculo empregatício informando ciência da candidatura ao programa de doutorado e da necessidade de dedicação às atividades ligadas ao programa de pós-graduação em questão;
7. Formulário preenchido de contagem de pontuação curricular devidamente preenchido, acompanhado de um arquivo único de PDF com todos os documentos comprobatórios;
8. Uma cópia do projeto, em PDF, contendo os seguintes itens e características:
    a. Título: conciso, claro e refletindo o conteúdo; 
    b. Introdução: contextualização do problema;
    c. Objetivos: foco e clareza; 
    d. Justificativa: importância científica do estudo;
    e. Hipótese(s): clara e expor exatamente o que está em jogo na investigação que se pretende;
    f.  Materiais e métodos: detalhamento e clareza dos seguintes tópicos:
        f1: Desenho do estudo;
        f2: População de estudo;
        f3: Critérios de elegibilidade (inclusão e exclusão);
        f4: Seleção e tamanho da amostra;  
        f5: Detalhamento dos métodos e etapas do estudo;
        f6: Detalhamento dos aspectos éticos;
        f5: Descrição das análises estatísticas;
    g. Orçamento e fontes de financiamento - Viabilidade;
    h. Cronograma – Viabilidade;
    i.  Equipe envolvida; 
    j.  Bibliografia - Abrangência e atualidade
9. Link do currículo lattes (CNPq - www.cnpq.br) atualizado em 2023;
10. Diploma de mestrado ou cópia de um artigo publicado em revista indexada, podendo ser primeiro ou segundo autor (neste caso, deverá atender o especificado no item 2.4 deste edital);
11. Cópia do histórico escolar do curso de graduação. Para estrangeiros deverá ter tradução juramentada;
12. Para candidatos estrangeiros, exigir-se-á a comprovação de regularidade para a permanência no Brasil durante o período de realização do curso.

Processo seletivo

A aceitação do candidato será baseada na disponibilidade de vagas e estará, necessariamente, ligada ao projeto de pesquisa e análise documental.

A primeira etapa do processo seletivo para o doutorado é de caráter eliminatória e irá se basear nos seguintes critérios:

Enquadramento documental: A banca de seleção irá analisar a documentação para a verificação do cumprimento de todos os requisitos explicitados neste edital, de natureza documental. Os candidatos com documentação incompleta serão eliminados.

Análise de pontuação curricular: são utilizados critérios de notas previstas no anexo III do edital. Os candidatos devem apresentar os documentos comprobatórios relacionados no formulário I preenchido indicando em cada um deles a que item se referem. A nota mínima total a ser alcançada é de 15 pontos (incluindo a pontuação total obtida nos itens:

I - Titulação acadêmica;
II - Produção intelectual;
III - Atividades Acadêmicas juntas.

Os candidatos que não alcançarem a pontuação mínima serão desclassificados.

Os candidatos deverão apresentar o formulário anexo III preenchido com o número de itens os pontos a serem pleiteados para análise da banca de seleção.

A lista com os nomes dos aprovados na primeira etapa será divulgada no dia 07/08/2023 nesta página e em www.fcecon.am.gov.br/ensino-e-pesquisa.

O candidato não aprovado na primeira etapa poderá solicitar o recurso junto à Secretaria de Ensino do A.C.Camargo Cancer Center pelo e-mail [email protected], de 07 e 08/08/2023, indicando no assunto “RECURSO FASE I DINTER FCECON”.

O resultado do período recursal da primeira fase será divulgado no dia 10/08/2023.

A segunda etapa do processo seletivo, de caráter eliminatório, consistirá nas seguintes etapas:

1. Análise dos pré-projetos de pesquisa pela Banca Examinadora de Seleção, indicada pelo Conselho de Pós-Graduação (CPG) da instituição promotora ou Diretoria de Ensino e Pesquisa da instituição receptora dos candidatos aprovados na primeira etapa. 
Obs.: para esta etapa, a banca irá atribuir uma nota de 0 a 10 (zero a dez) para os parâmetros previstos conforme indicado no anexo IV deste edital.

2. Defesa pelo candidato do seu projeto. O candidato terá um tempo de 10 minutos para apresentação (podendo utilizar apresentação de slides), através de link e plataforma a ser disponibilizados em tempo oportuno pelo programa de pós-graduação do A.C.Camargo Cancer Center. As defesas dos projetos ocorrerão no período de 28 e 29/08/2023. Os horários e os links serão encaminhados aos candidatos pela Secretaria de Ensino do A.C.Camargo Cancer Center.
Obs.: para esta etapa, a banca irá atribuir uma nota de 0 a 10 (zero a dez) para os parâmetros previstos conforme indicado no anexo V deste edital.

A lista com os nomes dos aprovados será divulgada no dia 7 de agosto de 2023 nesta página e na página do FCECON.

Relação de aprovados - 2ª etapa

Inscritos Nome Completo Nome do orientador/supervisor
1 Edilene Coelho Duarte Celso Abdon Lopes de Mello
2 Ellen Albuquerque de Freitas Celso Abdon Lopes de Mello
3 Emily Montarroyos Leticia Zumpano Cardenas
4 Maria Carolina  Coutinho Xavier Soares João Gonçalves Filho
5 Nayara Castro Giovana Tardin Torrezan
6 Thiago Silveira Paiva Paula Nicole Vieira Pinto Barbosa

 

Data e horário da defesa do projeto

Data Horário  Candidato(a)
29/08/2023 13h Ellen Albuquerque de Freitas
29/08/2023 13h15 Nayara Sousa Castro
29/08/2023 13h30 Thiago Silveira Paiva
29/08/2023 13h45 Emily Montarroyos
29/08/2023 14h Edilene Coelho Duarte
29/08/2023 14h15 Maria Carolina Coutinho Xavier Soares

O candidato não aprovado na segunda etapa poderá solicitar o recurso junto à secretaria de Ensino do A.C.Camargo pelo e-mail [email protected] entre os dias 31/08 e 01/09 de 2023 com o assunto: “Recurso fase II Dinter FCECON”.

O resultado do período recursal da segunda fase será divulgado no dia 4 de setembro de 2023.

A lista com os nomes dos aprovados será divulgada no dia 31/08/2023, nesta página e no site da FCECON.

Alunos aprovados

Nome Situação
Edilene Coelho Duarte Aprovada
Ellen Albuquerque de Freitas Aprovada
Emily Santos Montarroyos Aprovada
Maria Carolina Coutinho Xavier Soares Aprovada
Nayara Sousa Castro Aprovada
Thiago Silveira Paiva Aprovado

Os candidatos aprovados receberão as orientações para o processo de matrícula por e-mail.

Matrícula

Os candidatos selecionados deverão realizar a matrícula no período de 4 a 11 de setembro de 2023, postando os documentos relacionados abaixo, na plataforma Genius:

1. Cópia da Cédula de Identidade;
2. Cópia do CPF;
3. Cópia da Certidão de Nascimento ou Casamento. Para estrangeiros, com tradução juramentada;
4. Cópia do comprovante de residência atualizado;
5. Comprovante da proficiência na Língua Portuguesa para candidatos estrangeiros, CELPE BRAS nível Intermediário;
6. Cópia do protocolo de aprovação ou de submissão do projeto junto ao Sistema CEP/CONEP (quando for o caso);
7. Certificado de proficiência em Língua Inglesa (com tempo máximo de 2 anos de emissão) e emitido por instituição de certificação de língua estrangeira. São aceitos certificados do tipo TEAP (com pontuação mínima de 50 pontos), TOEFL (modalidade “IBT”, com pontuação mínima de 60 pontos), IELTS (modalidade “Academic”, com pontuação mínima de 4,0 pontos), Michigan (modalidades ECCE ou ECPE, com pontuação mínima de 650 pontos) ou testes de proficiência classificados pela "Common European Framework of Reference - CEFR" no nível intermediário B1;
8. Cópia do diploma de graduação (com os carimbos no verso). Para estrangeiros, com tradução juramentada;
9. Uma foto 3 x 4;
10. Para candidatos estrangeiros  não lusófonos, proficiência na Língua Portuguesa (CELPE BRAS - nível Intermediário);
11. Registro Nacional de Estrangeiros (RNE), para estrangeiros, com tradução juramentada;
12. Visto de estudante, para estrangeiros.

A integração com os alunos aprovados ocorrerá no dia 12 de setembro de 2023, às 9h (horário de Brasília), online, por meio de link a ser disponibilizado em tempo oportuno. 

Acesse o edital

Primeira retificação do edital

Edital completo retificado 

Edital completo

Mais informações

Instituição promotora: A.C.Camargo Cancer Center
E-mail: [email protected]

Instituição receptora: Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas - FCECON
E-mail: [email protected]

Avaliação de conteúdo

Você gostaria de avaliar esse conteúdo?
Esse conteúdo foi útil?
Gostaria de comentar algo sobre esse conteúdo?
Ao continuar você confirma ter ciência de nossa Política de Privacidade e dos respectivos Avisos de Privacidade e Proteção de Dados presentes em nosso Portal de Privacidade.
CAPTCHA
Esta pergunta é para testar se você é humano e para evitar envios de spam