No primeiro dia do Next Frontiers to Cure Cancer, a sessão de “Experiência do Paciente” trouxe profissionais que abordaram temas relacionados a arquitetura e design.
Durante a aula Tendências do design – Hospitais do futuro, a arquiteta e urbanista Ana Paula Naffah Perez trouxe 10 tendências para a área da saúde.
Hospitais conectados
Segundo a arquiteta, adultos passam em média 11 horas por dia olhando uma tela. Por isso, é importante que as unidades de saúde estejam conectadas e que possam ser utilizadas de forma remota. “A unidade de saúde tem que refletir essa nova realidade e transformá-la em uma experiência interessante para o paciente, familiar e profissionais”, cometa Ana Paula.
Como contraponto à tecnologia, Ana Paula comenta sobre a tendência da biofilia, que é a natureza cada vez mais integrada às unidades hospitalares, trazendo bem-estar e conforto emocional.
Design limpável, durável e sustentável
Embora o controle de infecção não seja novidade, a avaliação correta no uso e especificação dos materiais se transformou num dos itens mais importantes dos projetos. A especificação ideal são materiais que possam alinhar facilidade de assepsia, durabilidade, estética e sustentabilidade.
Por isso, a sustentabilidade como tendência é um desafio para o arquiteto, que precisa trabalhar com revestimentos, por exemplo, de forma inteligente.
“A arquitetura é a vontade de uma época, traduzida em espaço, como diz o mestre da arquitetura, Mies Van Der Rohe. E precisamos traduzir o futuro na arquitetura para a área da saúde”, finaliza Ana Paula.
