Ouça e entenda mais como funciona o diagnóstico e o tratamento para tumores pediátricos
Câncer na infância: de acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), para cada ano do triênio 2020/2022, a estimativa é de que sejam diagnosticados no Brasil 8.460 novos casos de câncer infanto-juvenil.
Destes, 4.310 para o sexo masculino e 4.150 para o feminino.
Ao contrário do que acontece para muitos tipos de câncer em adultos, os fatores de risco relacionados ao comportamento, como o tabagismo e a exposição excessiva ao sol, não influenciam o risco de uma criança desenvolver um tumor.
Mas quão diferente é tratar um câncer em uma criança ou um adolescente?
Além de um conhecimento técnico extenso das melhores práticas de combate ao câncer, o profissional envolvido no cuidado, seja do corpo clínico ou da equipe multidisciplinar, precisa desenvolver habilidades comportamentais para garantir um cuidado humanizado para os pacientes e seus familiares?
Há estas e outras tantas questões, que são respondidas neste podcast.
E, para melhorar ainda mais o cuidado com os pequenos, o A.C.Camargo Cancer Center firmou uma parceria com o Sabará Hospital Infantil.
Para falar sobre essa parceria e sobre tudo sobre os tumores pediátricos, temos no podcast o Dr. Victor Piana de Andrade, diretor geral do A.C.Camargo Cancer Center, e o Dr. Ary Ribeiro, CEO do Sabará Hospital Infantil.
Ouça: