Mitos comuns na juventude

Publicado em: 13/04/2015 - 12:04:00
Institucional
Prevenção
Epidemiologia
Tumores Pediátricos
Mitos & Verdades

Buscar informações sobre saúde e prevenção de doenças é uma atitude a ser tomada desde jovem, pois contribui para a qualidade de vida, não só durante o desenvolvimento do corpo, mas principalmente em longo prazo. Dra. Cecília Maria Lima da Costa, Diretora do Núcleo de Oncologia Pediátrica do A.C.Camargo Cancer Center, esclarece mitos comuns compartilhados por jovens sobre pele, alimentação e práticas sexuais.

Filtro solar é para pessoas mais velhas

Apesar de as doenças na pele serem geralmente diagnosticadas em idades mais avançadas, elas são consequência do fator cumulativo de radiação solar recebido ao longo da vida. Desde a primeira vez que uma criança se expõe ao sol, é necessária uma proteção para a pele, principalmente nos períodos mais críticos, das 10h às 15h. O filtro solar utilizado desde a infância pode evitar envelhecimento precoce da pele, manchas, lesões, doenças e até mesmo o câncer.
 

Refrigerante hidrata tanto quanto água

Mesmo que a sensação de "matar a sede" possa ser equivalente a de tomar um copo d'água, o refrigerante contém maior quantidade calórica do que a água, além de conter açúcarescorantesconservantes e gás. Este último, em excesso, pode prejudicar o organismo, principalmente o estômago. Portanto, tomar a mesma dose de refrigerante não trará a quantidade de água recomendada diariamente.

suco, por sua vez, principalmente se não possuir conservantes ou açúcares, colabora na hidratação, além de contribuir com outros nutrientes, como a vitamina C presente na laranja, por exemplo. 
 

Alimentação saudável só é importante em caso de obesidade

Alimentação saudável é fundamental em qualquer faixa etária, independentemente da massa corporal. Uma dieta equilibrada, com a ingestão adequada de todos os nutrientes, contribui para evitar o sobrepeso e a obesidade, que podem gerar alterações em relação à saúde, como problemas nas articulações, dificuldades respiratórias, além de ser um dos fatores de risco para o desenvolvimento do câncer.
 

Existem drogas que são seguras

Toda droga acarreta danos para a saúde. Em crianças e adolescentes, isso pode ser potencializado e gerar prejuízos para o resto da vida, pois se trata de organismos ainda em formação.

O uso da cocaína e do crack, por exemplo, aumenta o risco de desenvolvimento de tumores de cabeça e pescoço. Já a maconha pode prejudicar as vias aéreas, em efeito semelhante ao do cigarro. Estudos mostram também que, quanto mais cedo for o contato com as drogas ou o álcool, maior o risco de dependência.
 

Camisinha só é útil para prevenir gravidez

Além de inibir a possibilidade de uma gravidez indesejada, a camisinha é também o método mais eficaz para prevenir diversas doenças sexualmente transmissíveis, como a AIDS, causada pelo vírus HIV, sífilis e hepatites. A contração do papilomavírus humano (HPV), um dos principais fatores de risco para o câncer de colo de útero, boca e garganta, também pode ser evitada com o uso de preservativo.

Dra. Cecília Maria Lima da Costa - CRM 77799
Diretora do Departamento de Oncologia Pediátrica

Avaliação de conteúdo

Você gostaria de avaliar esse conteúdo?
Esse conteúdo foi útil?
Gostaria de comentar algo sobre esse conteúdo?

Veja também

Será que isso causa câncer?
Há muitas informações sobre o câncer disponíveis na internet, mas algumas delas são enganosas ou erradas. Assim, alguns mitos e verdades são tema de conversas no dia a dia de um oncologista clínico no consultório. A seguir, veja seis dos mitos mais comuns sobre o...
Doutor Jean G. de Oliveira foi um dos convidados para a inauguração do Arkansas Neuroscience Institute
O head do Departamento de Neurocirurgia ministrou uma conferência em Little Rock, nos EUA O doutor Jean G. de Oliveira, head do Departamento de Neurocirurgia do A.C.Camargo Cancer Center, foi um dos convidados para a inauguração do Arkansas Neuroscience Institute, em Little Rock, nos Estados...
Grande estudo publicado na revista Applied mostra o que devemos aprofundar no conhecimento dos tumores gástricos
Vamos começar pela boa notícia: a taxa de prevalência do câncer gástrico tem diminuído bastante nos últimos 70 anos. A não tão boa é que o índice de mortalidade é pior do que o de outros tipos de câncer. No Brasil, o câncer gástrico é...
Custo-efetividade: indicadores médicos na construção de protocolos mais eficientes
Custo-efetividade: desde 2004, o departamento de Anestesiologia do A.C.Camargo Cancer Center possui uma equipe de Qualidade e Segurança do Paciente que coleta dados de todas as anestesias realizadas. Com essas informações, o grupo constrói e monitora indicadores que vão desde a avaliação pré-anestésica, intraoperatório e...
Centro de Referência em Tumores do Aparelho Digestivo Alto: o paciente no centro do cuidado
Novo CR é composto por profissionais de saúde de diversas áreas, especializados em tumores de estômago, esôfago, fígado e pâncreas O A.C.Camargo Cancer Center inaugurou mais um Centro de Referência, desta vez, para tumores do Aparelho Digestivo Alto. Parte de um Cancer Center, o CR...