Dia Nacional da Segurança do Paciente: entenda como é feita a proteção

Publicado em: 01/04/2022 - 10:04:08

O Dia Nacional da Segurança do Paciente é lembrado todos os anos em 1º de abril, mas a verdade é que o importante é a oportunidade de celebrar um assunto amplamente discutido em diversas instituições hospitalares: a segurança de nossos pacientes. 

Os incidentes e eventos adversos, associados ao cuidado em saúde, infelizmente ainda representam uma alta taxa de mobimortalidade em todo o mundo. 

Por esse motivo, com o intuito de conscientizar, reforçar e tornar a cultura de segurança do paciente palpável, no dia 1º de abril de 2013 o Ministério da Saúde implantou o “Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP)”, buscando maior excelência e qualificação de cuidados em saúde em todo território nacional. 

E a grande verdade desse dia é que a segurança do paciente é uma responsabilidade e um compromisso de todos.

Cada dia mais, o A.C.Camargo dedica-se para manter os processos de melhoria visando uma assistência segura, centrada e humanizada. 

Os nossos pacientes, ao longo de sua jornada, passam por diversas áreas e cada uma delas exerce sua importância em promover e garantir que o seu tempo conosco seja o melhor e mais seguro possível. 

Nosso papel é fundamental para que as melhorias aconteçam. Para isso, é importante que os eventos adversos ou os quase erros (near miss) sejam registrados e reportados, na busca de identificar fragilidades que ainda estão presentes em nosso dia a dia.

Somos protagonistas dessas ações que, por mais básicas ou complexas que sejam, garantem uma assistência segura. A Organização Mundial da Saúde (OMS) estabelece seis metas de cuidados internacionais de segurança para o paciente. Para conhecê-las, clique aqui.

Avaliação de conteúdo

Você gostaria de avaliar esse conteúdo?
Esse conteúdo foi útil?
Gostaria de comentar algo sobre esse conteúdo?
Ao continuar você confirma ter ciência de nossa Política de Privacidade e dos respectivos Avisos de Privacidade e Proteção de Dados presentes em nosso Portal de Privacidade.
CAPTCHA
Esta pergunta é para testar se você é humano e para evitar envios de spam

Veja também

A mamografia e o tumor de intervalo: entenda a relação
Em 5 de fevereiro, comemoramos o Dia Nacional da Mamografia. Esta data precisa mesmo ser comemorada, pois a mamografia é o exame capaz de diagnosticar o câncer de mama em seus estágios iniciais e salvar vidas de mulheres. O câncer de mama está em primeiro...
"O homem não pode se descuidar de jeito nenhum!"
Sou Carlos Levy, tenho 75 anos, funcionário público aposentado e pai de cinco filhos. Também sou avô dos meus quatro queridos netos e casado com o amor da minha vida, Amália. Desde meus 50 anos tenho um compromisso comigo mesmo: fazer meus exames periódicos. Sigo...
15 de setembro - Dia mundial de conscientização sobre linfomas
Como se prevenir deles? Indo ao médico assim que perceber os sintomas. Então apareceu um gânglio diferente no pescoço, ou na axila, ou na virilha, que não dói, mas você sente extremo cansaço, febre, está suando à noite e também perdendo peso sem razão aparente...
15/09 - Dia Mundial de Conscientização sobre Linfomas
A conversa de hoje é sobre linfomas. Entre os 10 tipos de câncer mais frequentes na população brasileira está o linfoma, que é caracterizado pelo aumento de um gânglio linfático, causando um "inchaço" no local. Existe até um Dia Mundial de Conscientização sobre Linfomas, que...
2020, O Ano do Profissional de Enfermagem
Saiba mais sobre essa especialidade vital para o cuidado. Clique aqui caso tenha problemas para acessar o vídeo abaixo. video { width: 100%; height: auto; }