Câncer infantil: entenda como funciona a Schwester Heine, a escola que funciona na Pediatria do A.C.Camargo

Publicado em: 22/11/2021 - 09:11:29
Reabilitação
Institucional
Serviços ao Paciente
Tumores Pediátricos
Linha Fina

Trata-se da primeira a operar dentro de uma instituição hospitalar privada no Brasil para atender pacientes crianças e adolescentes, valorizando a formação deles e ajudando-os no retorno ao convívio escolar – agora, com um novo projeto que capacita professores para a inclusão de alunos com deficiência visual

O câncer infantil merece uma atenção especial não somente aos pequenos pacientes, mas também aos pais.

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), para cada ano do triênio 2020/2022, a estimativa é de que sejam diagnosticados no Brasil 8.460 novos casos de câncer infanto-juvenil.

Uma tranquilidade para pais e reesposáveis saber que, dentro do A.C.Camargo, existe a Escola Especializada Schwester Heine, que não cobra mensalidade e ensina aos pacientes crianças ou adolescentes todas as matérias que eles aprenderiam em sua escola de origem.


Como funciona a escola do A.C.Camargo

Inaugurada em 1987, a Schwester Heine é a primeira escola em instituição hospitalar privada no país. Ela se tornou referência nacional em classes hospitalares.

Na escola dentro do A.C.Camargo, professores da rede pública municipal e estadual dão as aulas para pacientes de todas as esferas da educação básica – infantil, fundamental e ensino médio –, com um projeto pedagógico especialmente desenvolvido para os alunos durante o tratamento oncológico.

O objetivo é valorizar a formação das crianças e dos adolescentes e também ajudá-los no retorno e na reintegração ao convívio escolar.

Funciona assim: quando o paciente criança ou o adolescente é internado, a professora ou supervisora do A.C.Camargo entra em contato com a escola desse paciente, comunica ao diretor ou coordenador que ele está em atendimento médico e que será atendido na escola Schwester Heine. 

A cada bimestre, enviamos relatórios sobre o que foi feito na proposta pedagógica da nossa escola e solicitamos para a escola de origem do paciente o material que a criança estaria cursando – provas, trabalhos, apostila. Assim, há duas esferas metodológicas: o planejamento da nossa escola e da escola de origem. 

A intenção é que esse paciente retorne à escola e sem prejuízos cognitivos nem se sinta atrasado, então, a escola do A.C.Camargo vai emitindo esses relatórios para a escola de origem a cada dois meses.


Câncer infantil: alunos com deficiência visual

Pensando nisso, nos últimos meses, os professores da Escola Schwester Heine realizaram um curso e se dedicaram a aprender braille para ensinar as crianças com deficiência visual que são atendidas na Pediatria do A.C.Camargo.

A professora Tatiana Campos deu início a este projeto, algo que impulsionou os demais professores a também se aprofundarem para, assim, proporcionar uma educação mais inclusiva.

Assista, abaixo, ao vídeo em que a professora Tatiana conta um pouco mais sobre o tema.

 

 

Fontes: 

  • Juliane Lima, Supervisora de Ensino da Superintendência de Ensino e Pesquisa do A.C.Camargo 
  • Tatiana Campos, Professora da Escola Schwester Heine

Avaliação de conteúdo

Você gostaria de avaliar esse conteúdo?
Esse conteúdo foi útil?
Gostaria de comentar algo sobre esse conteúdo?

Veja também

Produção científica: um dos importantes pilares de atuação do A.C.Camargo Cancer Center
A pesquisa – ao lado do diagnóstico, tratamento e ensino – constitui um dos importantes pilares de atuação do A.C.Camargo Cancer Center. A produção de conhecimento científico é considerada fundamental e traz benefícios para o paciente, na medida em que os estudos resultam em práticas...
Programa de navegação
Você sabe o que é um enfermeiro navegador e qual o seu trabalho? Este profissional é o elo entre o paciente e a equipe assistencial e desenvolve um trabalho fundamental para melhorar os resultados do tratamento contra o câncer. “Os navegadores são profissionais da enfermagem...
Cuidados na recuperação após tratamento cirúrgico de câncer colorretal
A cirurgia é o principal método de tratamento para casos de câncer colorretal (sem metástases). No A.C.Camargo Cancer Center, mais de 70% dessas cirurgias são minimamente invasivas, isto é, realizadas por videolaparoscopia ou por meio de equipamentos robóticos, como o robô Da Vinci. Os benefícios...
Atuação da Enfermagem na Oncologia - Next Frontiers to Cure Cancer 2021
O Next Frontiers to Cure Cancer é um congresso internacional organizado pelo A.C.Camargo Cancer Center para discutir os principais avanços em pesquisa e inovação em diagnóstico e tratamento do câncer. Voltado para médicos, cientistas e multiprofissionais de diversas áreas, como enfermeiros, fisioterapeutas, entre outros, o...
Orientações para pacientes e acompanhantes sobre novas variantes da covid-19 e influenza
Diante das dificuldades impostas pelas novas variantes da covid-19 e a epidemia de influenza, é importante tomar alguns cuidados para proteger a sua saúde e a de sua família. Confira: Orientações para acompanhantes e visitantes Se estiver com sintomas gripais, é importante não vir ao...