Câncer infantil: entenda como funciona a Schwester Heine, a escola que funciona na Pediatria do A.C.Camargo

Publicado em: 22/11/2021 - 09:11:29
Linha Fina

Trata-se da primeira a operar dentro de uma instituição hospitalar privada no Brasil para atender pacientes crianças e adolescentes, valorizando a formação deles e ajudando-os no retorno ao convívio escolar – agora, com um novo projeto que capacita professores para a inclusão de alunos com deficiência visual

O câncer infantil merece uma atenção especial não somente aos pequenos pacientes, mas também aos pais.

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), para cada ano do triênio 2020/2022, a estimativa é de que sejam diagnosticados no Brasil 8.460 novos casos de câncer infanto-juvenil.

Uma tranquilidade para pais e reesposáveis saber que, dentro do A.C.Camargo, existe a Escola Especializada Schwester Heine, que não cobra mensalidade e ensina aos pacientes crianças ou adolescentes todas as matérias que eles aprenderiam em sua escola de origem.


Como funciona a escola do A.C.Camargo

Inaugurada em 1987, a Schwester Heine é a primeira escola em instituição hospitalar privada no país. Ela se tornou referência nacional em classes hospitalares.

Na escola dentro do A.C.Camargo, professores da rede pública municipal e estadual dão as aulas para pacientes de todas as esferas da educação básica – infantil, fundamental e ensino médio –, com um projeto pedagógico especialmente desenvolvido para os alunos durante o tratamento oncológico.

O objetivo é valorizar a formação das crianças e dos adolescentes e também ajudá-los no retorno e na reintegração ao convívio escolar.

Funciona assim: quando o paciente criança ou o adolescente é internado, a professora ou supervisora do A.C.Camargo entra em contato com a escola desse paciente, comunica ao diretor ou coordenador que ele está em atendimento médico e que será atendido na escola Schwester Heine. 

A cada bimestre, enviamos relatórios sobre o que foi feito na proposta pedagógica da nossa escola e solicitamos para a escola de origem do paciente o material que a criança estaria cursando – provas, trabalhos, apostila. Assim, há duas esferas metodológicas: o planejamento da nossa escola e da escola de origem. 

A intenção é que esse paciente retorne à escola e sem prejuízos cognitivos nem se sinta atrasado, então, a escola do A.C.Camargo vai emitindo esses relatórios para a escola de origem a cada dois meses.


Câncer infantil: alunos com deficiência visual

Pensando nisso, nos últimos meses, os professores da Escola Schwester Heine realizaram um curso e se dedicaram a aprender braille para ensinar as crianças com deficiência visual que são atendidas na Pediatria do A.C.Camargo.

A professora Tatiana Campos deu início a este projeto, algo que impulsionou os demais professores a também se aprofundarem para, assim, proporcionar uma educação mais inclusiva.

Assista, abaixo, ao vídeo em que a professora Tatiana conta um pouco mais sobre o tema.

 

 

Fontes: 

  • Juliane Lima, Supervisora de Ensino da Superintendência de Ensino e Pesquisa do A.C.Camargo 
  • Tatiana Campos, Professora da Escola Schwester Heine

Avaliação de conteúdo

Você gostaria de avaliar esse conteúdo?
Esse conteúdo foi útil?
Gostaria de comentar algo sobre esse conteúdo?
Ao continuar você confirma ter ciência de nossa Política de Privacidade e dos respectivos Avisos de Privacidade e Proteção de Dados presentes em nosso Portal de Privacidade.
CAPTCHA
Esta pergunta é para testar se você é humano e para evitar envios de spam

Veja também

O papel do enfermeiro navegador e seu impacto na jornada oncológica
Durante a jornada oncológica, pacientes do A.C.Camargo Cancer Center podem contar com a expertise dos enfermeiros navegadores. São profissionais altamente especializados em oncologia que atuam como um elo entre o paciente e todas as equipes (assistenciais e administrativas), desenvolvendo um trabalho fundamental para melhorar os...
15 de setembro - Dia mundial de conscientização sobre linfomas
Como se prevenir deles? Indo ao médico assim que perceber os sintomas. Então apareceu um gânglio diferente no pescoço, ou na axila, ou na virilha, que não dói, mas você sente extremo cansaço, febre, está suando à noite e também perdendo peso sem razão aparente...
1º lugar Qualihosp na categoria Educação
Estamos felizes em anunciar o reconhecimento do A.C.Camargo na edição 2021 do QualiHosp, um importante congresso internacional de qualidade em serviços e sistemas de Saúde, que reúne profissionais e hospitais renomados do Brasil. Recebemos o prêmio de primeiro lugar na categoria Educação em Saúde com...
2020, O Ano do Profissional de Enfermagem
Saiba mais sobre essa especialidade vital para o cuidado. Clique aqui caso tenha problemas para acessar o vídeo abaixo. video { width: 100%; height: auto; }
31 de maio: Dia Mundial sem Tabaco alerta para os riscos do fumo à saúde pulmonar
A data, criada para alertar sobre as doenças e mortes evitáveis relacionadas ao tabagismo, é uma inciativa global da Organização Mundial de Saúde Sob o tema “Tabaco e saúde pulmonar”, a campanha alerta sobre os prejuízos que o uso do tabaco e a exposição ao...