5 dicas para ter uma alimentação equilibrada em 2023

 
Publicado em: 10/01/2023 - 10:01:16

Nossa equipe de nutrição, além de especializada em oncologia, conta com profissionais específicos para cada centro de referência do A.C.Camargo. Isso significa, por exemplo, que uma paciente com câncer de mama vai encontrar sempre o mesmo nutricionista, que será focado no atendimento e nos protocolos para esse tipo de tumor e terá acesso mais fácil à equipe médica.

Com a divisão de profissionais por centro de referência, a equipe de nutrição também participa dos tumor boards, reunião de equipe especializada em um sítio tumoral para discussão de casos que buscam o melhor desfecho clínico para o paciente.

Para a prevenção do câncer, hábitos saudáveis são essenciais. E se você incluiu ter uma alimentação equilibrada na sua lista de resoluções de ano-novo, nós ajudaremos você. Confira as dicas da nossa equipe de nutrição.

1. Cozinhar mais 

Ao cozinhar, você garante a qualidade dos alimentos e também pode experimentar novas formas de preparo, aumentando a variedade de alimentos que gosta. Quanto maior a variedade de alimentos consumidos, mais fácil será manter uma alimentação colorida e saudável. Cozinhar também pode ser um momento para aproveitar em família e tornar-se um hobby.

2. Beber mais água

Você sabia que uma boa hidratação pode melhorar o hábito intestinal, a qualidade da pele e também está relacionado com sua disposição e concentração? Por isso, se você precisa aumentar a sua ingestão hídrica, utilize aplicativos para celular ou alarmes com lembretes para beber água; mantenha uma garrafinha com água sempre próximo de você; caso prefira, chás sem açúcar ou água saborizada podem ser opções para ajudar na hidratação.

3. Reduzir a quantidade de alimentos ultraprocessados

Alimentos ultraprocessados são aqueles produzidos pela indústria alimentícia e que na composição possuem, em sua maior parte, substâncias extraídas ou derivadas de alimentos ou até mesmo sintetizadas em laboratório. Contam com grande quantidade de açúcares, sal e/ou gordura, que podem ser nocivos para saúde quando consumidos frequentemente e em grande quantidade.

Sucos em pó, salgadinhos, cereais matinais, bebidas lácteas adoçadas, refrigerantes, temperos prontos e macarrão instantâneo são exemplos de alimentos ultraprocessados.

4. Aumentar o consumo de frutas, verduras e legumes

Estes alimentos são ricos em vitaminas, minerais e fibras, além de serem ricos em antioxidantes que ajudam na proteção do corpo. 

A recomendação é consumir de três a cinco porções de frutas por dia, enquanto verduras e legumes devem ser consumidos ao menos duas vezes por dia. Mantendo o consumo dentro das recomendações, você pode contribuir para a prevenção de doenças como câncer, dislipidemia (aumento do colesterol e dos níveis de gordura no sangue) e hipertensão arterial (pressão alta).

5. Reduzir o consumo de bebidas alcoólicas

O consumo de bebidas alcoólicas promove a formação de uma substância tóxica (acetaldeído) no corpo. Além de aumentar o risco de desenvolver câncer, o álcool impacta diretamente na coordenação motora e pode gerar dependência a longo prazo. Caso opte por consumir bebidas alcoólicas, consuma de forma esporádica e moderada.

Fonte: Letícia Nascimento Carniatto, nutricionista do A.C.Camargo Cancer Center
 

Avaliação de conteúdo

Você gostaria de avaliar esse conteúdo?
Esse conteúdo foi útil?
Gostaria de comentar algo sobre esse conteúdo?
Ao continuar você confirma ter ciência de nossa Política de Privacidade e dos respectivos Avisos de Privacidade e Proteção de Dados presentes em nosso Portal de Privacidade.
CAPTCHA
Esta pergunta é para testar se você é humano e para evitar envios de spam

Veja também

Covid-19: como a quarentena influencia nosso sono
Ter sonhos vívidos ou dormir de forma intermitente durante a noite costumam ser características que ocorrem em momentos de estresse, como a pandemia do novo Coronavírus Covid-19 e nossa relação com o sono. Durante o isolamento social, muitas pessoas dizem enfrentar uma noite de sono...
Covid-19: aprenda a higienizar os alimentos
Confira dicas práticas para a prevenção – inclusive em vídeos – e use a nutrição a seu favor em meio à pandemia A Covid-19 também gera dúvidas em relação à higienização dos alimentos. Até o momento, não há evidências de contaminação dos mesmos por causa...
Covid-19: atividade física em tempos de isolamento social
Mesmo em casa, é possível manter o bom condicionamento e espantar a preguiça Com a pandemia da Covid-19, mudamos nossa rotina para ficarmos confinados dentro de casa, como forma de reduzir a proliferação do vírus. Com as academias fechadas e a recomendação de se ficar...
Podcast Rádio Cancer Center #10 - Como manter a mente calma em tempos de Covid-19
Escute uma conversa que ensina táticas para se reinventar e passar bem por esta atípica fase de novo Coronavírus A Covid-19 volta a ser assunto, claro. Vamos falar dos efeitos psicológicos em tempos de Covid-19. A convidada especial é a Doutora Maria Teresa da Cruz...
Como manter sua saúde mental em tempos de Coronavírus
Seis passos para ter em mente durante a pandemia da Covid-19 Quem passa pelo tratamento de câncer já enfrenta um momento delicado. Em meio a tudo isso, ainda surge uma epidemia do novo Coronavírus, a Covid-19. O momento traz incertezas, medos, inseguranças. Mas, além de...