Inovando pela Vida | A.C.Camargo Cancer Center Pular para o conteúdo principal

Inovando pela Vida

 

Inovando pela Vida

4 minuto(s) de leitura

4 minuto(s) de leitura

Referência na América Latina por ser um dos principais polos de produção científica em oncologia, o A.C.Camargo Cancer Center vem trilhando o mesmo caminho para se tornar também uma referência em inovação. Este movimento já ocorre há tempos, sempre que algum protocolo ou processo terapêutico desenvolvido pela instituição é aplicado na prática clínica, trazendo benefícios para os pacientes – e ganhou ainda mais força quando nasceu, em 2021, o Prêmio José Eduardo Ermírio de Moraes – Inovações pela Vida, que reúne e contempla as iniciativas e soluções mais inspiradoras e promissoras voltados para oncologia no Brasil, e que teve sua primeira edição em 2022.

Ser visionário e enxergar além das práticas clínicas, buscando soluções capazes de melhorar desfechos e ampliar o acesso à saúde oncológica sempre foi um dos nortes que orientam a instituição desde sua fundação há 70 anos. Para acelerar ainda mais a capacidade de criação de novas soluções e tecnologias, o A.C.Camargo desenvolvendo seu Hub de Inovação, oferecendo sua própria incubadora de startups – com objetivo de apoiar, validar e desenvolver estas pequenas ou microempresas em suas soluções. 

A iniciativa, ainda em fase de amadurecimento já traz resultados promissores, tanto para o A.C.Camargo, quanto seus parceiros, e principalmente, para a saúde. A Aljava Biotech é a primeira startup incubada pelo hub de inovação criado na instituição.

O A.C.Camargo Cancer Center tem trabalhado para abrir as portas e atuar em conjunto com o ecossistema de inovação do segmento de saúde. 

"

O Hub foi criado para facilitar este relacionamento e estruturar o que, e como, podemos a oferecer a instituição como um “laboratório” para apoiar e acelerar a validação e desenvolvimento de novas soluções e novas tecnologias em conjunto.

Victor Akira Sato, supervisor de inovação

Ainda de acordo com Akira, este movimento permite acelerar o processo para que as novidades estejam validadas e disponíveis, com segurança, e beneficiando cada vez mais pacientes. “Entendemos e acreditamos que existe valor para as startups em poder ter acesso a 70 anos de conhecimento super especializado de um Cancer Center e a todos os seus diferenciais como pesquisadores e experts; volume de casos, amostras e dados; estrutura e equipamentos, etc.”

A jovem empresa de biotecnologia desenvolve novos métodos e tecnologias em medicina de precisão que avaliam em laboratório vulnerabilidade das células tumorais do próprio paciente a diferentes tipos de quimioterapias antes do tratamento ser iniciado. Essa abordagem permite que o médico faça escolhas mais assertivas, indicando os medicamentos que são mais eficazes para as características específicas das células tumorais do paciente durante o tratamento oncológico, melhorando a qualidade da assistência, a relação custo-efetividade e, principalmente a qualidade de vida. 

Pilares de inovação no A.C.Camargo

A constante aplicação de novas tecnologias vem contribuindo de maneira extraordinária para o desenvolvimento da saúde no mundo inteiro. Entendendo esse movimento, e as necessidades do segmento, principalmente o oncológico, a área de inovação do A.C.Camargo está dividida em três alicerces principais. 

Hub de Inovação: responsável por toda a gestão da inovação, cultura de inovação e fomenta a colaboração de diferentes tipos de ideias e projetos internos e externos, estimulando empreendedores, pesquisadores, médicos e empresas por meio do compartilhamento de conhecimento, infraestrutura e modelos de gestão. Esta estrutura também irá proporcionar um ambiente de networking entre players do segmento.

Tecnologia da Informação: por meio de iniciativas de transformação digital que irão impactar a assistência reduzindo tempo, simplificando processos e reduzindo custos. Além disso os dados gerados e gerenciados poderão contribuir para o desenvolvimento e acompanhamento de iniciativas que vão desde o desenvolvimento de softwares até pesquisas clínicas.

Inteligência Artificial: grupo formado por profissionais da área da inovação e tecnologia e de membros do corpo clínico para definir a estratégia relacionada ao emprego de recursos de inteligência artificial (IA) na instituição, inclusive com foco em ferramentas que auxiliem o diagnóstico e a terapia. Entre as funções do grupo está: recomendar algoritmos de IA, que já estejam comercialmente disponíveis, orientar e unir esforços coordenados para o desenvolvimento de ferramentas de IA internamente (buscando parcerias com desenvolvedores e startups), fomentar a discussão sobre IA no A.C.Camargo e definir uma trilha de ensino sobre IA para profissionais de saúde. O grupo, ainda, tem como objetivo usar a IA para compor a cadeia de valor, reduzir custos e trazer eficiência operacional.

Conheça mais sobre o que faz a Aljava Biotech, primeira startup incubada no A.C.Camargo

A Aljava Biotech é um startup 100% nacional e dedicada ao desenvolvimento de uma solução em biotecnologia. Seu primeiro projeto, incubado no hub de inovação do A.C.Camargo, desenvolve uma tecnologia que permitirá o teste de eficiência de quimioterapias para tumores de pacientes antes do início do tratamento por meio de “microtumores” criados em laboratório a partir de células tumorais obtidas dos pacientes por biópsia ou cirurgia.
Essas estruturas são miniaturas, ou pequenas amostras, do tumor de um paciente que são testadas em laboratório de forma simultânea com diferentes medicamentos, permitindo identificar a terapia mais eficiente a ser administrada.

Avaliação de conteúdo

Você gostaria de avaliar esse conteúdo?
Esse conteúdo foi útil?
Gostaria de comentar algo sobre esse conteúdo?
Ao continuar você confirma ter ciência de nossa Política de Privacidade e dos respectivos Avisos de Privacidade e Proteção de Dados presentes em nosso Portal de Privacidade.
CAPTCHA
Esta pergunta é para testar se você é humano e para evitar envios de spam