A voz do paciente | A.C.Camargo Cancer Center Pular para o conteúdo principal

A voz do paciente

Abril de 2024

A voz do paciente
Você ouviu na escola, provavelmente numa aula de literatura, e encucou como eu, na primeira vez que ouvi. "Navegar é preciso, viver não é preciso", disse o poeta português Fernando Pessoa, um dos gênios da nossa língua. Mas que raios, ó pá, quer dizer o gajo? — pensei eu e pensastes tu. Navegar é preciso, OK, até dá para entender, sendo o lusitano um povo…
A voz do paciente
Outro dia escrevi aqui sobre o tema dos médicos residentes, que estão frequentemente nos comentários dos pacientes. Muitos de nós têm um certo receio deles, porque entendem que a experiência é a principal qualidade do médico e é exatamente ela que faltaria aos jovens auxiliares.Eu argumentei que não é bem assim, que o titular e o residente formam uma "dupla…

Março de 2024

A voz do paciente
Estava descendo a escada de vidro outro dia, no prédio da Antônio Prudente, e vi o moleque lá embaixo, no saguão da lanchonete. Tinha uns 4 ou 5 anos, era miúdo, magrinho, pálido e estava carequinha, a cabeça pelada pela quimioterapia. Na hora, eu me lembrei do Pinduca, um famoso menino careca dos quadrinhos da minha infância, aliás, de infâncias bem…
A voz do paciente
Vamos falar sobre os Residentes? Ou médicos Assistentes, Auxiliares? Eu sei que você, paciente como eu, tem receios em relação a eles e talvez até restrições. Já ouvi muito sobre os jovens doutores e doutoras, em conversas que testemunhei ou participei em salas de espera e corredores de tratamento. Eu também fazia parte do time "prevenido", digamos assim.…
A voz do paciente
Você que está atravessando a jornada do paciente aqui no A.C.Camargo já terá ouvido a expressão gringa Tumor Board? "Conselho do Tumor", em português? Se não ouviu, bom para você, o seu caso não tem complexidade para ele. Mas se ouviu, vou lhe dizer que é melhor ainda. Especialmente para quem se assustou quando ouviu, porque o bicho lhe pareceu feio. Isso…
A voz do paciente
Coisa que me fascina na espécie humana é a diversidade dos indivíduos. Não é certamente a espécie mais gentil e amigável que a natureza produziu, haja vista os ódios, a violência, as guerras e tanta coisa ruim da sua lavra. Mas a nossa diversidade é positiva e bela. A diversidade de tipos, de cores, de falas, de mentalidades, de culturas, de histórias, de…
A voz do paciente
"Você é o que você come" — já te disseram alguma vez ou você leu em algum lugar. É uma frase antiga da História, que teve divulgadores como o francês Jean Anthelme Brillat-Savarin, um dos pais da gastronomia, no Século XVIII, e o filósofo alemão Ludwig Feuerbach, no XIX, que também era chegado na boa mesa. Mas ela voltou há pouco como nome de um…

Fevereiro de 2024

A voz do paciente
Já comentei aqui sobre o Conselho Consultivo de Pacientes e Acompanhantes, que o A.C.Camargo instituiu em janeiro de 2020, para o hospital ouvir as nossas necessidades e atender às nossas demandas, tanto nos serviços atuais quanto nos projetos futuros. Agora informo que uma nova gestão do Conselho está começando, com a chegada de 13 novos conselheiros e a…
A voz do paciente
O câncer é uma criatura muito apegada. A gente luta com todas as forças para mandá-lo ao quinto dos infernos e ele resiste o que pode. Quando vai finalmente embora, leva pedaços de alguns de nós, para matar saudades. E em todos ele deixa um sinal de sua passagem. Pequeno, médio ou grande, o sinal estará sempre ali, nos lembrando daquele intruso que veio sem…

Janeiro de 2024

A voz do paciente
Leio no portal do hospital, sempre carregado de notícias e conteúdos importantes, que o A.C.Camargo fechou uma parceria com o Projeto Abre Portas, do Instituto Quimioterapia & Beleza, uma iniciativa que, desde 2022, conecta pacientes oncológicos em busca de emprego com empresas que têm vagas abertas. Vagas e mentalidade, eu amplio, porque sem…