A voz do paciente
Outubro de 2024
Não existe câncer mais importante do que os outros. Alguns tipos são mais graves, mas qualquer um preocupa, porque pode se agravar, se alastrar, voltar a ocorrer. Qualquer câncer, mínima que seja a lesão, tensiona o paciente até que haja a cura. Todos os tumores importam para a medicina, que tem a missão de lidar com eles. Quaisquer que sejam e o que…
Que o câncer é um bandido, todo oncológico sabe. Ele aparece do nada para trapacear com o nosso organismo, sequestrar o nosso tempo, roubar a nossa tranquilidade. Isso quando não leva a saúde de vez. O mão-leve do câncer furta uma boa parte da vida que vivíamos, dos hábitos que tínhamos, das coisas que gostávamos. Até as coisas mais banais, como assobiar…
Agosto de 2024
Tem coisas nessa vida que são difíceis de engolir. Algumas, muito difíceis. Todo mundo sabe disso e cada um tem as suas. Mas ninguém vive mais essas dificuldades, nem tem tantas delas e tão complexas, quanto a minha turma, os pacientes do câncer de cabeça e pescoço. Dos cânceres, aliás, porque eles são de muitos tipos. Diferem no formato, no tamanho, na…
Todo câncer é ruim, não há dúvida. Essa talvez seja a única unanimidade, o único traço absolutamente comum entre todos os envolvidos com ele: pacientes, familiares e mesmo o pessoal médico, a turma oncologista inteira, que ganha a vida estudando, combatendo e cuidando das vítimas do dito cujo. Não tem refresco para ninguém nessa doença insidiosa, mutante,…
Você sabe, está passando por isso. Se a gente não apanha do câncer, apanha do tratamento. Medicar a doença pode ser tão invasivo no nosso corpinho querido, o único que temos, quanto o próprio tinhoso que nele apareceu. A gente apanha na cirurgia, apanha na quimio, apanha na radio. Às vezes mais, às vezes menos, às vezes de todas, às vezes só de uma delas.…
Naqueles dias de feriado, há dois anos, a Bebel foi o centro das atenções. Não apenas por ser a única criança no grupo de adultos, metade deles velhos, mas por ela mesma, seu jeito, sua personalidade. Aos 9 anos, a moreninha "sapeca", como diria minha mãe, esbanjava vitalidade. Inquieta, inteligente, incansável, ela falava pelos cotovelos, contava piadas,…
Julho de 2024
Há cinco anos, por esta época, eu estava terminando a internação pós-cirurgia e tinha um desafio imediato pela frente: comunicar ao mundo que eu havia operado um tumor na maxila e agora iria para o tratamento complementar, com radio e quimioterapia. Tinha de informar que agora eu era um paciente de câncer e, como tal, deveria concentrar todos os meus…
Antes mesmo de diagnosticar um tumor no meu rosto, eu já ouvia a frase tranquilizadora. "O câncer agora é uma doença crônica, não é mais um bicho de sete cabeças". Ela surgia sempre que a conversa envolvia um relato da doença, fosse acometendo um dos interlocutores, um parente dele ou alguém importante, famoso ou não, que se temia perder. Funcionava como…
Se você está chegando agora à Oncolândia, esse novo mundo que altera totalmente aquele em que vivíamos antes, vou lhe dar um conselho de veterano, mesmo que você não peça: segure a sua onda. Mantenha a calma, controle a angústia e a ansiedade. Isso será fundamental nos próximos tempos, porque os seus nervos serão testados numa intensidade que você nunca…
O que você acha dos ambientes que frequenta no A.C.Camargo? Os saguões, as salas de atendimento, os corredores de espera, os consultórios, qualquer ambiente? Como você avalia a acomodação que eles têm e as sensações que despertam nos usuários? Em torno dessas questões, o Conselho Consultivo de Pacientes e Acompanhantes realizou a sua terceira reunião deste…