Notícias

Onco-hematologista do A.C.Camargo é convidada para programa de jovens pesquisadores na Itália
Onco-hematologista do A.C.Camargo é convidada para programa de jovens pesquisadores na Itália

A médica participa do projeto que propõe o desenho de estudos clínicos inovadores na área

Thaís Fischer, do departamento de Onco-hematologia do A.C.Camargo Cancer Center, foi convidada a participar do programa “Cantera”, uma iniciativa da European Hematology Association (EHA)- Lymphoma Group e da Fondazione Italian Linfomi (FIL). O projeto, que acontece todos os anos, seleciona jovens pesquisadores promissores que tenham até cinco anos de formação para serem orientados por grandes nomes da hematologia mundial. Neste ano, o coach dos 21 jovens pesquisadores selecionados pelo programa é o Dr. Anas Younes, um dos maiores especialistas em medicina translacional e linfoma, além de ser chefe do grupo de linfomas do Memorial Sloan Kettering Cancer Center.

O objetivo do programa é a capacitação para o desenvolvimento de estudos clínicos que tragam benefícios para a sociedade, com questões/ discussões ainda sem resposta. Os projetos vencedores terão apoio para o completo desenvolvimento por grandes instituições como EHA/FIL. “Temos a oportunidade de estar em contato com vários jovens pesquisadores do mundo todo, discutindo temas de grande impacto. Eu e meu grupo estamos escrevendo um projeto sobre biópsia líquida (DNA Circulating) em Linfoma de Hodgkin. No momento, cada um da equipe está trabalhando do seu país, escrevendo uma parte do projeto e esperando que se torne um estudo clínico”, conta Thaís.

O projeto parcial será discutido em Lugano, na Itália, em junho e a proposta final será avaliada em novembro desse ano. “É motivo de orgulho termos uma jovem pesquisadora tão promissora como parte do nosso corpo clínico e representando o A.C.Camargo em um importante programa de pesquisa em Onco-hematologia”, conta Dr. Jayr Schmidt Filho, head da Onco-hematologia.