Dia Mundial do Câncer alerta
para a disseminação do conhecimento
sobre a doença
Dia Mundial do Câncer
alerta para a
disseminação do
conhecimento sobre
a doença

Unir vozes ao redor do mundo para aumentar a conscientização da sociedade e melhorar a educação sobre o câncer de uma maneira positiva e inspiradora é a missão da União Internacional de Controle de Câncer (UICC) com a realização do Dia Mundial do Câncer, iniciativa global que esse ano traz o tema “Eu sou e eu vou”. 

No Brasil, o A.C.Camargo Cancer Center é parceiro da UICC para difundir conhecimento e fomentar a discussão sobre prevenção, diagnóstico, tratamento e reabilitação. Em um cenário repleto de fake news em câncer, o papel da Instituição é mostrar o quanto os avanços têm aumentado as taxas de sobrevida dos pacientes, sempre à luz da pesquisa científica, e que essas evidências precisam ser difundidas para a sociedade como forma de impedir a propagação de falsas abordagens.

Em meio a esse cenário de evolução, por sua vez, é grande a procura pelas chamadas terapias alternativas. Estudos mostram que até 90% dos pacientes com câncer adotam ao menos uma abordagem alternativa durante o tratamento, sendo que as mais difundidas são dietas sem evidência científica, uso de ervas medicinais e suplementos; além de mitos associados com cartilagem de tubarão, chá verde e água de coco ou atividades relacionadas à hipnose, relaxamento, dentre outras. 

O avanço no conhecimento do comportamento biológico de cada tipo de tumor e das técnicas de diagnóstico, tratamento e reabilitação resultam no crescimento das taxas de sobrevida em cinco anos. “Com o que temos de Oncologia baseada em evidência é possível controlar a doença na maioria dos casos. Quando o paciente tem acesso a um Cancer Center, estudos mostram que os resultados são ainda mais positivos. A população precisa ter consciência desses avanços. Desta forma, entenderá a importância de não acreditar em abordagens não estabelecidas e na pseudociência”, explica Victor Piana, Diretor Médico do A.C.Camargo.

O câncer no mundo

O câncer é uma das doenças mais incidentes no mundo com 18,1 milhões de novos casos e 9,6 milhões de mortes anuais. Os dados são da UICC e do Globocan 2018, levantamento feito pela Agência Internacional de Pesquisa do Câncer, que é o braço da Organização Mundial de Saúde nas questões relacionadas à pesquisa do câncer. No Brasil são estimados para 2019, segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), cerca de 600 mil novos casos da doença. 

Fatores globais sobre o câncer (UICC)

  • O câncer é a segunda maior causa de morte no mundo.
  • 1 em cada 5 homens e 1 em cada 6 mulheres desenvolverão câncer ao longo da vida.
  • 1 em cada 8 homens e 1 em cada 11 mulheres não sobreviverão da doença.
  • 70% de toas as mortes por câncer ocorrem em países de baixa e média renda.
  • 3 em cada 10 casos de câncer (dos tipos mais incidentes) podem ser prevenidos. 
  • 5% a 10% dos casos de câncer são relacionados com mutações genéticas hereditárias.
  • 27% de todos os casos de câncer são associados com tabagismo e álcool. 
  • Até 3,7 milhões de vidas poderiam ser salvas anualmente com a implementação de medidas de prevenção, diagnóstico e tratamento. 
  • Se 11,4 bilhões de dólares fossem investidos em estratégias de prevenção, seria possível economizar 100 bilhões de dólares usados em tratamento de câncer. 

 

Participe da campanha #EUSOUEEUVOU

Para participar, poste uma foto em suas redes sociais marcando a página oficial da nossa Instituição -@accamargocancenter no Instagram e/ou Facebook – e dizendo o que você faz no combate ao câncer. E lembre-se de utilizar as hashtags #EUSOUEEUVOU #WorldCancerDay #ACCamargoCancerCenter. 

Você também poderá atualizar a sua foto do perfil do seu Facebook com o tema oficial da campanha:

  1. Acesse o Facebook via app ou no computador;
  2. Clique na foto do perfil e em alterar. Clique em adicionar tema e procure "World Cancer Day - A.C.Camargo Cancer Center";
  3. Clique em cima do tema e em Usar para salvar como sua foto de perfil.