Notícias

Dia Internacional da
Enfermagem (12/5): o amor pela
profissão que permeia a história
Dia Internacional da Enfermagem (12/5):
o amor pela profissão que permeia a história

Conheça a primeira turma de enfermeiras do A.C.Camargo 

A saúde de todos os pacientes passa pela enfermagem. Da prevenção à reabilitação, a equipe de profissionais sempre está a postos para cuidar e para acolher o paciente e seus familiares. Para celebrar a profissão, em 12 de maio é comemorado o Dia Internacional da Enfermagem, em homenagem à Florence Nightingale, uma enfermeira nascida na Itália no mesmo dia, em 1820. Criada na Inglaterra, Florence foi uma das enfermeiras pioneiras no tratamento a feridos de guerra. 

No Brasil, a data marca o início da Semana da Enfermagem, que segue até 20 de maio, quando é comemorado o Dia do Auxiliar e do Técnico de Enfermagem. A homenagem foi feita à Ana Néri, enfermeira que se voluntariou para cuidar dos soldados brasileiros na Guerra do Paraguai (1865-1870).  

Dos campos de batalha para o cuidado integral ao paciente. De lá para cá, muita coisa mudou, mas a coragem das pioneiras e a dedicação à vida humana permeiam a profissão até os dias atuais. 

As lendárias Schwestern

A história da profissão também se funde com a própria trajetória do A.C.Camargo. Inaugurada em 23 de abril de 1953, a Instituição teve como primeira equipe de enfermagem um grupo de 35 mulheres alemãs que fizeram história: as lendárias Schwestern. 

Sob o comando da enfermeira-chefe, Marga Kasig, as profissionais foram formadas pela Cruz Vermelha da Alemanha, entidade humanitária que se tornara referência desde a Segunda Guerra Mundial. Como era comum na época, as enfermeiras residiam no hospital, realidade que se manteve até meados dos anos 1970. 

Referência em enfermagem oncológica 

O comprometimento alinhado à competência técnica, o atendimento humanizado e apoio psicoemocional se destacam como diferenciais fundamentais da equipe de Enfermagem da Instituição. 
Conhecida como referência em todo o país por ser especializada no atendimento oncológico, hoje é composta por mais de 1.500 profissionais, entre enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, que se dedicam com carinho à vida humana. 

Escola Técnica de Enfermagem 

A valorização da carreira sempre foi uma das bandeiras do A.C.Camargo. De olho nisso, foi criada, em 1987, a Escola de Enfermagem voltada ao ensino técnico, com cursos de especialização em enfermagem oncológica reconhecidos como uns dos mais importantes do país.