Cuidados com a pele
durante a radioterapia
Cuidados com a pele durante a radioterapia

Publicado em: 27/09/2019

O tratamento pode reservar alguns efeitos colaterais; saiba como lidar com eles 

A radioterapia é um importante método de combate ao câncer que utiliza a radiação para destruir as células tumorais. Apesar da sua eficácia, alguns efeitos colaterais podem surgir e são até mesmo esperados. Em linhas gerais, os efeitos mais comuns são cansaço e alterações na pele. É importante destacar que isso pode variar de paciente a paciente, do tipo de tumor e sua localização e que hoje esses efeitos são minimizados com os novos avanços tecnológicos. 

“Procuramos sempre tranquilizar os nossos pacientes, pois uma dúvida constante é a de que esses efeitos na pele são resultado de algo que deu errado no tratamento. Não: essas alterações são consideradas inevitáveis pelo contato da radiação na pele e podem ser facilmente contornadas e minimizadas”, explica Juliana Casagrande, dermatologista do A.C.Camargo Cancer Center. 

Principais efeitos esperados da radioterapia na pele

Um dos principais efeitos na pele é a radiodermatite, uma vermelhidão causada pela exposição à radiação, que ocorre em aproximadamente 95% dos pacientes. Além disso, inchaço, dor, coceira e bolhas também podem aparecer, mas são mais raros. “No A.C.Camargo, todos os sintomas são monitorados por enfermeiros e médicos especializados em radioterapia, o que traz mais segurança para o paciente”, explica Kátia Trigo, enfermeira e supervisora da Radioterapia no A.C.Camargo Cancer Center. 

Esse acompanhamento multidisciplinar permite evitar sintomas graves e atuar de forma mais efetiva na qualidade e bem-estar dos pacientes. De olho nisso, A.C. Camargo possui dentro do Núcleo de Câncer da Pele e Dermatologia, o ambulatório de reações adversas aos tratamentos oncológicos coordenado pelas dermatologistas Dra. Adriana Mendes e Dra. Ivana Lameiras para avaliar os pacientes mais graves.

Cuidados com a pele durante o tratamento com radioterapia 

Durante as sessões de radioterapia não é recomendado que o paciente use nenhum tipo de hidratante, creme ou pomada: a pele deve estar limpa, porém não é necessário lavar o local ou tomar banho antes da sessão.
Cremes hidratantes à base de água, sem cheiro, sem álcool e sem óleo podem ser utilizados duas horas antes da radiação para que ocorra a absorção completa do produto na pele.  Outras recomendações são importantes, tais como:
•    Não se expor ao sol durante o tratamento
•    Utilizar sabonetes com ph neutro
•    Utilizar roupas confortáveis e evitar tecidos sintéticos
•    Beber bastante água, se não existir nenhuma restrição
•    Evitar banho com água quente
•    Não utilizar desodorante do lado da axila que será irradiada (no caso de tumores de mama)
•    Não depilar a axila com cera, cremes depilatórios ou lâminas do lado que realizará o tratamento (em caso de tumores de mama)
•    Não utilizar sutiãs com aro e renda e dar preferência a sutiãs de algodão (em caso de tumores de mama)
•    Ao fazer a barba utilizar laminas flexíveis e não utilizar creme/loção pós-barba (em caso de tumores de cabeça e pescoço)

Os efeitos colaterais da radioterapia irão variar de acordo com as taxas de radiação e a própria individualidade do organismo de cada paciente. Ao sinal de qualquer reação ou dúvida, é importante que o paciente comunique a equipe multidisciplinar que o acompanha que estará preparada para auxiliá-lo no manejo dos sintomas.