Coronavírus: sou cuidador
de um paciente com câncer.
Como é possível proteger a
mim e a ele?
Coronavírus: sou cuidador
de um paciente com
câncer. Como é possível
proteger a mim e a ele?

Publicado em: 27/03/2020 - 08:00

É importante seguir alguns cuidados especiais para quem faz parte do grupo de risco da Covid-19

O Coronavírus ataca principalmente o sistema respiratório e imunológico, e causa sintomas como tosse seca, febre e, em casos mais graves, dificuldade para respirar.

Fazem parte do grupo de risco (aqueles que são mais vulneráveis ou suscetíveis a contrair o vírus) os idosos, diabéticos, hipertensos, quem possui alguma insuficiência renal ou respiratória crônica, doença vascular e, também, pacientes oncológicos.


O Coronavírus e a atenção dos cuidadores

Aqueles pacientes que necessitam de uma atenção especial, e precisam de cuidadores sempre próximos a eles, devem tomar mais cuidado.

Segundo o Dr. Helano Carioca Freitas, oncologista clínico do A.C.Camargo Cancer Center, as orientações de etiqueta da tosse e higienização frequente das mãos devem ser seguidas à risca.

Os cuidadores também devem se comprometer com alguns cuidados adicionais, ainda mais para aqueles que compram alimentos e medicamentos fora de casa.

“A atenção dos cuidadores com a higiene deve ser redobrada ao retornar à residência do paciente, higienizando bem as mãos e trocando a roupa ao chegar, antes de ter contato com ele”, aconselha o especialista.

Caso o cuidador apresente algum sintoma gripal, como tosse, febre, dores no corpo e outros, deve imediatamente comunicar o paciente e se autoisolar.

“Recomendamos também que todos os cuidadores se atentem à campanha nacional de vacinação contra a gripe, pois eles podem transmitir o vírus para o paciente e agravar o sistema imunológico do paciente”, diz o Dr. Helano.

Mais Coronavírus:
- Coronavírus: radioterapia e quimioterapia devem ser suspensas?
- Podcast Rádio Cancer Center #8 - Coronavírus e oncologia
- Vídeo: o Coronavírus e a oncologia
- Como manter sua saúde mental em tempos de Coronavírus
- Coronavírus: por que tomar a vacina da gripe é importante
- Coronavírus: é seguro viajar de avião?
- Como se proteger
- Coronavírus e o paciente oncológico

- Nova política para visitas e acompanhantes
- Recomendações importantes
- Dúvidas mais frequentes
- O que é
- Estudo avalia relação do Coronavírus com o câncer