Práticas integrativas e complementares em saúde: quais os benefícios | A.C.Camargo Cancer Center Pular para o conteúdo principal

Práticas integrativas e complementares em saúde: quais os benefícios

Com foco na qualidade de vida e na rápida recuperação, essas práticas contribuem para redução de custos médicos e hospitalares

 

O A.C.Camargo Cancer Center vem fortalecendo o movimento das práticas integrativas e complementares em saúde para seus pacientes e cuidadores, como forma de oferecer os melhores recursos terapêuticos.

O que são práticas integrativas em saúde?

A terapia integrativa é um conjunto de práticas e técnicas com foco nos cuidados com a saúde. O conceito representa uma perspectiva ampliada da relação entre terapeuta e paciente, pautada na multidisciplinaridade e com o objetivo de promover uma vida com bem-estar e equilíbrio. 

São utilizados recursos terapêuticos baseados em conhecimentos tradicionais, voltados para prevenir diversas doenças e, em alguns casos, também podem ser usados como tratamento complementar para doenças crônicas.

Reconhecidas pela OMS (Organização Mundial da Saúde) e pelo Ministério da Saúde, as práticas em medicina integrativa têm ganhado força ao longo dos anos em meio à medicina tradicional, partindo do princípio de que não há substituição entre elas, mas que ambas caminham juntas, para o cuidado e o autocuidado, baseado em evidências científicas.  

O que o A.C.Camargo oferece

Cada prática tem a sua particularidade e o paciente precisa receber recomendações de acordo com a sua patologia e a fase da jornada do tratamento, mas o objetivo sempre será o cuidado integral da pessoa para a melhor qualidade de vida e a manutenção da saúde. 

Em 2022, a Instituição passou a oferecer a prática do yoga para pacientes, inicialmente sem custo e com as aulas na unidade Pires da Mota. Para participar, basta o  paciente preencher um formulário disponível em nosso site. No primeiro trimestre de 2023, o serviço passa a ser oferecido em outras unidades, assim como a inclusão de mais práticas, como o reiki.

Também estão disponíveis no site todas as atividades de apoio aos pacientes e familiares que o A.C.Camargo proporciona, como grupo de terapia com dança, brinquedistas, coral, roda de conversa com cuidadores, oficina de automaquiagem, música, apoio espiritual, artes, arteterapia, entre outros.