Lista de nomogramas
Ainda que bem estabelecida, a biópsia do linfonodo sentinela (LNS) em pacientes com melanoma ainda gera controvérsias. Esse nomograma permite aos cirurgiões avaliarem a probabilidade de positividade do LNS e aplicarem essa informação na decisão compartilhada com os pacientes e definição de conduta. Importante ressaltar também que, diferente de outros…
Este nomograma foi desenvolvido pelo Dr. Eduardo Bertolli, cirurgião oncológico da Oncologia Cutânea, com a colaboração do pesquisador Vinicius Calsavara, matemático/estatístico do Núcleo de Epidemiologia e Estatística em câncer (NEECAN - CIPE). É utilizado nos casos em que o linfonodo sentinela é negativo e , aparentemente, esses pacientes estão numa…
O nomograma prevê por cálculos matemáticos e estatísticos a possibilidade de outros linfonodos sentinelas comprometidos pelo melanoma também. Isso ajuda a identificar, de forma mais precisa, quais pacientes deveriam ser submetidos a uma nova cirurgia, e em quais pacientes a observação é uma opção segura. “Com o nomograma, podemos avaliar a probabilidade de…
Pacientes com melanoma estadio clínico IIB / IIC podem apresentar evoluções bastante heterogêneas. Esse nomograma prevê, a partir de dados do tumor primário e do linfonodo sentinela, a probabilidade desses pacientes evoluírem a óbito por melanoma no decorrer do seguimento após a cirurgia. Isso permite o planejamento de calendários personalizados de…
Com a possibilidade de tratamento adjuvantes para pacientes com melanoma, torna-se importante definir quais pacientes poderão se beneficiar dessas terapias, evitando toxicidade e gastos desnecessários. Esse nomograma permite prever, a partir de dados clínicos e do estudo do linfonodo sentinela, a probabilidade de pacientes estadio clínico IIB / IIC…