Médico em aula de pós-graduação com 4 alunos

Pós-Graduação Stricto Sensu

Nosso programa de pós-graduação stricto sensu recebeu o conceito 6 (excelência constatada em nível internacional) na avaliação da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - uma fundação vinculada ao Ministério da Educação do Brasil que atua na expansão e consolidação da pós-graduação stricto sensu em todos os estados brasileiros).

Saiba mais sobre a avaliação do CAPES. 

Nosso programa foi recomendado pelo GTC da Coordenadoria de Aperfeiçoamento de Pessoal de nível Superior (CAPES) em 30 de dezembro de 1996. Iniciou suas atividades em agosto de 1997 e foi o primeiro programa a ser criado em um Hospital, na área de Oncologia, e mantido por uma instituição privada não associada a uma Universidade.

O corpo docente é composto por cientistas atuantes e reconhecidos na área da oncologia, um corpo multidisciplinar que atua de forma integrada na proposta de transformar a atividade assistencial em conhecimento científico e também em questionamentos que possam buscar resposta na pesquisa básica e experimental a fim de proporcionar retorno de qualificação no cuidado oncológico. Atualmente oferecemos cursos de mestrado, doutorado, pós-doutorado e iniciação científica.

Selo com nota 6 do CAPES

Linhas de pesquisa

Os interessados devem contatar os docentes do programa listados nas linhas de pesquisa abaixo. Caso o docente manifeste interesse na orientação, o candidato poderá iniciar o processo seletivo.

Esta linha de pesquisa estuda os mecanismos celulares, moleculares, genéticos e imunológicos associados ao risco, surgimento, prognóstico, resposta ao tratamento e progressão dos diversos tipos de câncer. Entre eles, incluem-se as alterações genômicas e epigenômicas que levam a mudanças no controle das funções celulares relacionadas à tumorigênese, assim como a identificação dos mecanismos de controle de transcrição, tradução, modificações pós-traducionais, vias de sinalização celulares associados ao câncer. Buscamos a caracterização do papel do sistema imune no processo tumoral e os mecanismos associados com sua regulação como alvo de terapia do câncer. Estão incluídos o papel do microambiente tumoral, dos microrganismos, agentes etiológicos e fatores ambientais relacionados ou associados ao câncer. São investigados ainda biomarcadores teciduais e circulantes em fluidos corporais para diagnóstico, prognóstico, alvos terapêuticos e resposta ao tratamento. Dentre as abordagens utilizadas para essa linha de pesquisa, destacam-se as diversas “ômicas”, os modelos celulares e animais, ferramentas bioinformáticas, entre outras.

Corpo docente dessa linha de pesquisa:

Esta linha de pesquisa engloba estudos relacionados à utilização de métodos diagnósticos, seja por exames de imagem seja pela avaliação histopatológica e molecular, nas diversas etapas do manejo de pacientes oncológicos, incluindo rastreamento, diagnóstico, estadiamento e avaliação de resposta, além do desenvolvimento de novos testes e ferramentas que possam ser utilizados para melhor entendimento da doença.

Corpo docente dessa linha de pesquisa:

A linha de pesquisa de epidemiologia do câncer está engajada em estudos sobre as análises de fatores epidemiológicos, sociodemográficos e de estilo de vida associados ao risco de câncer. Estuda a distribuição e os determinantes de eventos associados à sobrevida como mortes precoces, comorbidades e desfechos de ordem clínica hospitalar e de base populacional. A epidemiologia avalia os fatores de risco e as ações de prevenção com potencial de reduzir ou aumentar o risco de câncer. Nessa linha de pesquisa, enquadram-se, entre outros, os desenhos de estudos do tipo caso-controle, prospectivos ou retrospectivos (coorte) e multicêntricos.

Corpo docente dessa linha de pesquisa:

Esta linha de pesquisa se dedica aos aspectos relacionados com o tratamento do câncer. O tratamento do câncer é complexo e envolve diversas especialidades. Dividimos as terapias oncológicas em três grandes áreas, para fins de estruturação de projetos de pesquisa e alinhamento das diversas estratégias investigacionais.
 
Cirurgia: avaliação de resultados de novas técnicas/intervenções cirúrgicas, estudos de fatores prognósticos e desfechos após o tratamento cirúrgico das neoplasias
 
Oncologia Clínica: avaliação da eficácia de novas terapias farmacológicas (quimioterapia, terapia-alvo específica, hormonioterapia), imunoterapia para o câncer; transplante de medula óssea; avaliação de biomarcadores clínicos e moleculares que se correlacionam com melhores resultados para o tratamento do câncer com a terapia sistêmica.
 
Radioterapia: desenho de novas abordagens da radioterapia para o tratamento do câncer. 

Corpo docente dessa linha de pesquisa:

Esta linha de pesquisa se dedica ao estudo de todos os aspectos dos cuidados de suporte e reabilitação dos pacientes oncológicos. Estão incluídos estudos de aspectos físico, funcional, nutricional, psicossocial, mental e espiritual dos pacientes com câncer.
 
Corpo docente dessa linha de pesquisa:

Vagas abertas para mestrado e doutorado

O candidato ao Programa de Pós-graduação em Oncologia da Fundação Antônio Prudente poderá candidatar-se ao Programa em qualquer época do ano, desde que cumpra esses passos descritos.  Atualmente os docentes das Linhas de pesquisas relacionadas abaixo, estão com vagas disponíveis para os respectivos projetos apresentados. Os interessados deverão seguir essas etapas.

1ª etapa
Contate o orientador de interesse na respectiva linha de pesquisa

2ª etapa
Inscreva-se no processo seletivo

Disciplinas

Todas as disciplinas da pós-graduação estão sujeitas a mudanças de datas e locais.

Para acessar a grade de disciplinas, clique aqui

Mais informações pelo e-mail[email protected]

Professores responsáveis
Stênio de Cássio Zequi e Walter Henriques da Costa

Créditos
3 créditos

OBJETIVOS

  • Estimular o desenvolvimento de senso crítico dos alunos e o aperfeiçoamento no conhecimento da literatura internacional.
  • Estimular os alunos a desenvolver habilidades didáticas e transmissão de conhecimento.

Todos os alunos da Pós-graduação são convidados. Aos orientandos voltados à Urologia, a participação será obrigatória.

Professores responsáveis
Dr. Aldo Lourenço Abbade Dettino, Dr. Celso Abdon Lopes de Mello, Dra. Ludmilla Thomé Domingos Chinen e Dr. Vladmir Cláudio Cordeiro de Lima

Créditos
2 créditos

OBJETIVOS

Estudar os principais mecanismos do câncer, com foco no entendimento das formas mais recentes de terapias-alvo específicas utilizadas na Oncologia.

Professores responsáveis
Vilma Regina Martins, Gláucia Hajj e Tiago Góss

Créditos
4 créditos

OBJETIVOS

Transmitir aos alunos conhecimentos básicos sobre a estrutura celular, nuclear e das macromoléculas, de forma que os alunos possam aplicar abordagens experimentais, bem como despertar a análise crítica dos resultados apresentados na literatura.

Professores responsáveis
Gláucia Noeli Maroso Hajj, Samuel Aguiar Junior e Tiago Góss dos Santos

Créditos
4 créditos

OBJETIVOS

O curso procurará inserir e contextualizar o aluno no universo de discussão da Bioética, com ênfase na prática científica e na utilização de seres humanos e animais em atividades de pesquisa. Descrever o funcionamento e as atribuições dos Comitês de Ética ou Comitês de Bioética e dos Comitês de Ética em Pesquisa. Discutir aspectos éticos na manipulação de dados e fraudes na pesquisa científica.

Ao final da disciplina, os alunos deverão estar aptos a refletir sobre conflitos e dilemas morais envolvidos na área das ciências biomédicas.

Professores responsáveis
Israel Tojal e Dr. Rodrigo Drummond

Créditos
3 créditos

Pré-requisito
Ter conhecimento básico de Biologia Celular e Molecular.

OBJETIVOS

O objetivo deste curso é formar uma nova geração de recursos humanos em áreas da saúde capazes de interpretar as informações genéticas aplicadas ao estudo do câncer, que contribuirão, posteriormente, para a prática da Medicina Genômica.

Professores responsáveis
Fabiana Makdissi e Almir Bitencourt

Créditos
2 créditos

OBJETIVOS

Apresentar e discutir conceitos multidisciplinares relacionados ao diagnóstico e tratamento do câncer de mama.

Professores responsáveis
Dr. Ademar Lopes, Dr. Eduardo Bertolli e Dr. Hirofumi Iyeyasu

Créditos
3 créditos

OBJETIVOS

Transmitir aos alunos conhecimentos básicos sobre cirurgia oncológica, enfatizando as diferenças entre ela e a cirurgia geral e sua importância no planejamento terapêutico dos pacientes cancerosos.

Professores responsáveis
José Oswaldo de Oliveira Júnior e Fábio H. de Gobbi Porto

Créditos
4 créditos

OBJETIVOS

A longevidade dos doentes oncológicos, sem qualquer dúvida, aumentou. Independente da cura efetiva, do controle ou não da doença, a demanda pela qualidade da sobrevida obtida passou a ser uma das exigências pétreas de nossa sociedade. A dor é a queixa que mais leva o doente com câncer ao atendimento médico, e, é aquela que mais deteriora sua qualidade de vida.

Tratar o câncer sem o alívio da dor dos seus portadores pode não melhorar a qualidade de vida e sobretudo não atingir ao desejo inicial e persistente deles: a analgesia e consequente conforto. A boa estratégia analgésica conservadora consegue sucesso em mais de 96% dos casos.

Professores responsáveis
Dra. Gisele Aparecida Fernandes e Dra. Maria Paula Curado

Créditos
2 créditos

OBJETIVOS

Introduzir os conceitos básicos sobre epidemiologia descritiva do câncer.

Professores responsáveis
Vinicius Fernando Calsavara

Créditos
5 créditos

OBJETIVOS

Proporcionar ao aluno conhecimento das técnicas básicas de estatística, bem como capacitá-lo para o processo de manipulação de dados, construção e interpretação de gráficos e tabelas. Por meio das técnicas apresentadas, capacitar o aluno na análise de dados e na tomada de decisão.

Professores responsáveis
Maria Paula Curado e Dra. Gisele Aparecida Fernandes

Créditos
2 créditos

OBJETIVOS
Introduzir os conceitos básicos do estudo caso-controle em câncer.

Professores responsáveis
Rachel Riechelmann

Créditos
5 créditos

OBJETIVOS

Ensinar sobre fundamentos de desenho de estudos e processo de desenvolvimento de drogas oncológicas, fases de estudos clínicos, interpretação da literatura

Professores responsáveis
Eduardo N. P. Lima, Marcos D. Guimarães, Chiang J. Tyng

Créditos
2 créditos

OBJETIVOS

Apresentar e discutir conceitos básicos relacionados ao diagnóstico por imagem em oncologia.

Professores responsáveis
Rubens Choijniak, Almir G. V. Bitencourt, Paula N. V. Barbosa

Créditos
2 créditos

OBJETIVOS

Apresentar e discutir métodos avançados de diagnóstico e tratamento por imagem em oncologia.

Professores responsáveis
Tiago Medina

Créditos
2 créditos

OBJETIVOS

Estimular o pensamento crítico dos alunos acerca de questões complexas relacionadas à epigenética do câncer e suas interações com o sistema imune.

Professores responsáveis
Tiago Medina e Kenneth Gollob

Créditos
3 créditos

OBJETIVOS

Estimular o pensamento crítico dos alunos acerca de questões complexas relacionadas à imunologia tumoral. Buscamos trazer para o debate conceitos e princípios da imunologia e da imuno-oncologia básica e translacional.

Professor responsável
Dr. Antonio Paulo Nassar e Dra. Maria Paula Curado

Créditos
3 créditos

OBJETIVOS

Transmitir aos alunos conhecimentos básicos sobre metodologia científica, com ênfase no preparo de projetos, desenho de estudos clínicos, interpretação de resultados de pesquisa clínica, preparo de manuscritos e apresentações de trabalhos científicos.

Professores responsáveis:
Diana Noronha Nunes e Emmanuel Dias-Neto

Créditos:
2 créditos

OBJETIVOS

Transmitir aos alunos conhecimentos sobre importância, métodos de estudo e diversidade da microbiota humana, com ênfase em seu papel na imunorregulação e impactos na carcinogênese e na terapia antitumoral.

Professores responsáveis
Stênio de Cássio Zequi

Créditos
4 créditos

OBJETIVOS

Depois de participar do curso, os alunos devem ser capazes de:

  • Conhecer o diagnóstico e o estadiamento das diversas neoplasias que acometem o trato geniturinário (TGU).
  • Identificar os principais fatores prognósticos das neoplasias do TGU.
  • Reconhecer as principais neoplasias com caráter hereditário.
  • Entender os importantes aspectos da biologia molecular que estão em maior evidência na atualidade, seja para o diagnóstico seja para o prognóstico.
  • Aprimorar os princípios técnicos que norteiam as diferentes neoplasias, mostrando aspectos recentes da técnica operatória que poderão ser incorporados para um maior êxito em seus resultados, minimizando complicações e morbidades para seus pacientes. Esses ensinamentos poderão abreviar a curva de aprendizado do tratamento cirúrgico.
  • Poder propor tratamentos que poderão melhorar a qualidade de vida dos pacientes, por problemas relacionados ao tratamento clínico ou cirúrgico.
  • Propor uma apresentação atualizada de cada tema abordado, discutindo fatores prognósticos e sua relevância para obter os melhores resultados terapêuticos.
  • Mostrar as vantagens de tratamento de cada neoplasia baseada na evolução conforme o grupo de risco do paciente para cada neoplasia.

Professor responsável
Dr. João Gonçalves Filho e Dr. José Guilherme Vartanian

Créditos
5 créditos

OBJETIVOS

A biologia dos tumores malignos de cabeça e pescoço é bastante diversa, assim como inúmeros são os problemas do diagnóstico e tratamento que permanecem controversos. Os objetivos principais deste curso, destinado a alunos do curso de Pós-graduação em Oncologia, são: fornecer informações atualizadas nas áreas de epidemiologia descritiva e analítica, biologia tumoral, diagnóstico precoce, novos métodos propedêuticos e princípios do tratamento multidisciplinar, que permitam a interpretação e aplicação do conhecimento.

Professores responsáveis
Coordenadores: Dirce Maria Carraro / Giovana Tardin Torrezan

Créditos
2 créditos

OBJETIVOS

Fornecer uma visão atualizada dos testes moleculares e genômicos em oncologia nos contextos de testes tumorais e germinativos, discutindo os aspectos técnicos de realização e os aspectos clínicos de aplicação e de interpretação.

Professores responsáveis
Coordenadores: Maria Nirvana Formiga / Giovana Tardin Torrezan

Créditos
2 créditos

OBJETIVOS

Fornecer uma visão atualizada das Síndromes Genéticas de predisposição a câncer, com ênfase no diagnóstico clínico, molecular e manejo do risco.

Professores responsáveis
Marina De Brot, Louise De Brot e Mauro Saieg

Créditos
3 créditos

OBJETIVOS

Transmitir aos alunos conhecimentos básicos sobre o diagnóstico anatomopatológico de tumores, bem como as características morfológicas de malignidade e benignidade dos tumores.

Professores responsáveis
Giovana Torrezan, Tiago Góss, Victor Piana de Andrade

Créditos
4 créditos

OBJETIVOS

Preparo técnico do aluno para a comunicação oral e escrita no ambiente científico.

Professores responsáveis:
Rubens Chojniak

Créditos:
4 créditos

OBJETIVOS

Essa disciplina tem por objetivo a difusão de conhecimentos de diferentes áreas e constitui a base para a integração de docentes e discentes do programa e também para intercâmbio com pesquisadores e personalidades de outras áreas de atuação e instituições.

Professores responsáveis
Antonio Paulo Nassar Junior e Elisabete Carrara de Angelis

Créditos
2 créditos

OBJETIVOS

Os objetivos principais desta disciplina são fornecer informações atualizadas nas áreas de suporte e reabilitação ao paciente com câncer, que permitam a reflexão e a aplicação do conhecimento adquirido.

Rematrícula dos alunos regulares para 2022 

A rematrícula para alunos regulares e a matrícula de alunos especiais é feita anualmente entre os meses de janeiro e fevereiro. 

 

A Comissão de Pós-Graduação é o colegiado decisório máximo, estabelecendo as normas que julgar necessárias para esse efeito, traçando as ações da Instituição na pós-graduação, obedeci- das as diretrizes gerais fixadas pela Instituição para nortear as atividades de ensino e pesquisa, zelando, por meio de acompanhamento e avaliações periódicas, pela qualidade do trabalho e pela adequação dos meios às finalidades do Programa. 

Coordenador

Dr. Rubens Chojniak

Representantes PPG

Linha Representante E-mail
Diagnóstico em Oncologia Dr. Almir Galvão Vieira Bitencourt [email protected]
Terapias Ontológicas Dr. Antônio Cássio A. Pellizzon [email protected]
Suporte e Reabilitação Dr. Antônio Paulo Nassar Junior [email protected]
Terapias Ontológicas Dr. Celso Abdon Lopes de Mello [email protected]
Biologia celular, molecular e genética Dra. Dirce Maria Carraro [email protected]
Suporte e Reabilitação Dra. Elisabete Carrara de Angelis [email protected]
Biologia celular, molecular e genética Dr. Emmanuel Dias Neto [email protected]
Diagnóstico em Oncologia Dra. Louise de Brot Andrade [email protected]
Epidemiologia e prevenção Dra. Maria Paula Curado [email protected]
Terapias Ontológicas Dr. Samuel Aguiar Junior [email protected]
Biologia celular, molecular e genética Dr. Tiago Goss dos Santos [email protected]

 

Representantes Discentes

Cargo Nome E-mail
Titular  Mariana Bitu Ramos Pinto [email protected]
Suplente  Carolinne Alves de Oliveira [email protected]

 

Pós-Graduação

Estamos com uma vaga aberta para aluno de doutorado no programa de Pós-Graduação Stricto Sensu do A.C.Camargo Cancer Center na linha de pesquisa Biologia Celular, Molecular e Genética. Orientador: Tiago Góss dos Santos Modalidade de vaga: Doutorado E-mail: [email protected] Título do Projeto: Caracterização molecular de...
Estamos com uma vaga aberta para aluno de doutorado no programa de Pós-Graduação Stricto Sensu do A.C.Camargo Cancer Center na linha de pesquisa Ciência de Dados em Oncologia. Orientador: Israel Tojal da Silva Modalidade de vaga: Doutorado E-mail: [email protected] Título do Projeto: Uso de dados...
Estamos com uma vaga aberta para aluno de doutorado no programa de Pós-Graduação Stricto Sensu do A.C.Camargo Cancer Center na linha de pesquisa Biologia Celular, Molecular e Genética. Orientador: Dirce Maria Carraro Modalidade de vaga: Doutorado E-mail: [email protected] Título do Projeto: Investigação por biopsia líquida...
O A.C.Camargo Cancer Center (cuja razão social é Fundação Antônio Prudente), por meio do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu desta instituição, estabelece e torna público o presente Edital para o processo seletivo para preenchimento das vagas dos Programas de Mestrado e Doutorado em 2020, para...

Avaliação de conteúdo

Você gostaria de avaliar esse conteúdo?
Esse conteúdo foi útil?
Gostaria de comentar algo sobre esse conteúdo?
Ao continuar você confirma ter ciência de nossa Política de Privacidade e dos respectivos Avisos de Privacidade e Proteção de Dados presentes em nosso Portal de Privacidade.
CAPTCHA
Esta pergunta é para testar se você é humano e para evitar envios de spam