Mestrado Profissional 2024 | A.C.Camargo Cancer Center Pular para o conteúdo principal

Mestrado Profissional 2024

 

Mestrado Profissional 2024

20 minuto(s) de leitura

Um grupo de pessoas reunido com computadores em uma mesa

Um grupo de pessoas reunido com computadores em uma mesa
20 minuto(s) de leitura

O Mestrado Profissional em Oncologia do A.C.Camargo Cancer Center é reconhecido pela CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, Ministério da Educação) desde 2020. Tem o compromisso de qualificar o profissional para a atuação nos diversos aspectos da gestão dos serviços e dos cuidados na área da saúde com o conceito de cuidado baseado em valor, centrados no paciente. A missão do programa é transferir conhecimento específico sobre métodos científicos, atenção à assistência oncológica e gestão na área da saúde, compartilhando vivências práticas do modelo cancer center. Também proporcionará fóruns para discussões de projetos, além de oferecer um ambiente propício para networking e contribuições mútuas entre profissionais e instituições para a produção do conhecimento aplicado à prática.

A quem se destina o curso?

O Mestrado Profissional do A.C.Camargo Cancer Center é destinado a profissionais de todas as áreas do conhecimento que desejam o aprofundamento teórico, científico e prático nos temas relacionados aos cuidados centrados no paciente e a gestão de serviços na área da saúde com foco na oncologia.  

O que vou alcançar?

Além de obter o título de Mestre, o profissional qualificado por este curso poderá atuar em órgãos e instituições públicas ou privadas voltadas à atenção à saúde, sobretudo na área oncológica, em instituições de ensino e pesquisa, além da indústria farmacêutica, de serviços ou produtos da área de saúde, onde poderá contribuir na qualificação dos cuidados oncológicos, com o conceito de medicina baseada em valor e com cuidados centrados no paciente.

O que vou desenvolver?

O curso oferece aos seus alunos a oportunidade do desenvolvimento de projetos que promovam o seu conhecimento científico e nos cuidados na área de oncologia, assim como questões de bioética, da melhoria de processos e da incorporação de inovações nesta área.

Título obtido com a conclusão do curso

O Programa de Cuidados Oncológicos Baseados em Valor oferecerá o título de Mestre em Ciências da Saúde na área básica de Oncologia. 

Qual a duração?

O curso terá início em 5 de agosto de 2024 com uma aula inaugural online, tendo duração de dois anos (24 meses divididos em 4 semestres), com carga horária total de 1.344 horas, sendo 384 horas dedicadas às disciplinas e 960 horas/trabalho aplicado

Qual a frequência e horários?

As aulas serão ministradas as terças das 19h às 21h, quartas das 7h às 8h15 no formato híbrido, via plataforma Teams. Encontros presenciais obrigatórios, de acordo com o calendário disponibilizado na matrícula. 

Inscrições

Investimento

O valor total do curso é de R$ 57.600,00 em 24 parcelas sem juros de R$ 2.400,00, data do vencimento a ser informada no momento da matrícula. 

Formas aceitas para pagamento

Boleto bancário, cartão de crédito ou PIX.

Cronograma de inscrições

O período de inscrição será entre os dias 22 de maio a 12 de julho de 2024.

Resultado do processo seletivo

O resultado do processo seletivo ficará disponível em 26/07/2024.

Início do programa

O mestrado terá seu início no dia 05/08/2024.

O que é um mestrado profissional?

O Mestrado Profissional (MP) é um programa de Pós-Graduação stricto sensu, reconhecido pela Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, Ministério da Educação) voltado para a capacitação de profissionais de diversas áreas do conhecimento, mediante o estudo de técnicas, processos, ou temáticas que atendam a alguma demanda do mercado de trabalho. Seu objetivo é contribuir com o setor produtivo nacional para oferecer um nível maior de competitividade e produtividade para empresas e organizações, sejam elas públicas ou privadas.

Diferenças entre o mestrado profissional, mestrado acadêmico e MBA

MBA

O programa de Master of Business Administration, ou MBA, é uma pós-graduação lato sensu dedicada exclusivamente ao mundo dos negócios e a aplicação prática de conceitos bem definidos, mais comuns nas áreas de administração, finanças e marketing, Após a conclusão do MBA o aluno não recebe o título de mestre. 

Os MBAs possuem caráter mais prático, sem o nível de aprofundamento existente no Mestrado Profissional. Neste, os profissionais são estimulados a estruturarem projetos de pesquisa aplicada, levantamento de hipóteses, problematizações e resoluções de problemas pautadas em referências científicas. 

Mestrado Acadêmico e Mestrado Profissional

O Mestrado Profissional titula o egresso com grau acadêmico de Mestre a partir da formação stricto sensu reconhecida pela CAPES.

As duas modalidades de Mestrado oferecem ao aluno, ao final do curso, o título de Mestre. A principal diferença entre os dois refere-se ao perfil do egresso. Enquanto o egresso do Mestrado Profissional tem um foco preferencialmente no setor produtivo, o Mestrado Acadêmico destina-se à formação de profissionais para as universidades e centros de pesquisa. O A.C.Camargo Cancer Center oferece cursos de pós-graduação nos dois programas. 

Objetivos do curso

O Mestrado Profissional do A.C.Camargo Cancer Center tem o objetivo de oferecer conteúdo teórico e científico para dar suporte à atuação executiva em saúde, mais especificamente na oncologia. 

Capacitará os profissionais para a prática profissional na gestão de serviços e produtos por meio da ampliação da capacidade crítica e analítica incorporada no método científico e voltada para resoluções estratégicas e inovadoras de problemas práticos.  

O conceito do programa estabelece a geração de conhecimentos, fluxos e produtos que valorizam o bem-estar geral do paciente de acordo com o seu ponto de vista e de suas necessidades, incluindo o acesso, o acolhimento, o cuidado integrado e personalizado, a eficiência operacional, a segurança e a comunicação. 

Serão explorados temas que entregam valor em saúde sob a visão dos pilares do “Quadruple Aim”, que preconizam a melhora da experiência dos pacientes, o aumento da qualidade da saúde, a redução de custos e a satisfação dos profissionais no trabalho. 

Essas premissas serão utilizadas para a definição de estratégias que ressaltarão os cuidados baseados em valor e centrados no paciente.

DISCIPLINASRESPONSÁVELCARGA HORÁRIADATA
IntegraçãoDr. Rubens Chojniak205/08/2024
Mentoria e tutoria ao alunoDr. Rubens Chojniak4814/08/2024 - 10/06/2026
Seminários A.C.CamargoDr. Rubens Chojniak4807/08/2024 - 03/06/2025
Princípios de Oncologia e Cuidados Centrados no PacienteDr. José Augusto Rinck 
Dra. Indiara Soares Oliveira 
Dr. Fábio de Abreu Alves
3606/08/2024 - 08/10/2024
Metodologia cientificaDra. Márcia Araujo de Freitas3615/10/2024 - 17/12/2024
Uso de Dados na Área de SaúdeDr. Carlos Alberto Sacomani
Dr. Israel Tojal da Silva
3604/02/2025 - 15/04/2025
Gestão em Saúde / Custo - efetividadeDr. Genival Barbosa de Carvalho
Dr. José Humberto Fregnani
3622/04/2025 - 24/06/2025
Didática e ComunicaçãoDra. Camila Barbosa Barcelos 
Me. Juliane Lima
3605/08/2025 - 07/10/2025
Bioética aplicada à oncologiaDra. Márcia Araujo de Freitas3614/10/2025 - 16/12/2025
Bioestatística e EpidemiologiaDra. Gisele Aparecida Fernandes3603/02/2026 - 14/04/2026
Inovação e EmpreendedorismoDr. Carlos Alberto Sacomani3628/04/2026 - 30/06/2026

Quais são as linhas de pesquisa?

As linhas de pesquisa abordarão temas que trazem a visão dos pilares do “Quadruple Aim”, observando a melhora da experiência dos pacientes, o aumento da qualidade do cuidado e a redução de custos, além da satisfação no trabalho, ou mesmo a disponibilidade ou prontidão de quem cuida. 

O cuidado humanizado dos pacientes

O objetivo desta linha de pesquisa é avaliar as práticas e recursos voltados para a ampliação do relacionamento entre profissionais da saúde e cidadãos, processos biológicos da saúde e o ambiente, além dos dilemas éticos envolvidos nessas relações. Estudará todos os aspectos relacionados à reabilitação, à qualidade de vida e à bioética atinentes ao dia a dia da assistência ao paciente oncológico. 

A gestão com o foco do paciente

Essa linha de pesquisa tem o objetivo de avaliar os processos operacionais e sua relação com a experiência do paciente. São processos que influenciam o acesso, o fluxo, a eficiência, a segurança, os resultados financeiros e a gestão de pessoal e suas interações com a experiência do paciente.

Inovações tecnológicas em benefício do paciente

Esta linha foca os aspectos relacionados à inovação tecnológica na área de oncologia e seu impacto na experiência do paciente. São projetos que incluem novos métodos diagnósticos e terapêuticos, além do desenvolvimento de sistemas informatizados, aplicativos e exploração de dados com técnicas inovadoras. 

Sublinhas específicas

  • Consentimento informado;
  • Cuidados paliativos;
  • Humanização em saúde;
  • Bioética;
  • Indicadores para avaliação da produtividade científica institucional e individual.

Qual o diferencial do nosso Mestrado Profissional?

O corpo docente é composto por profissionais com experiência na área em que atuam, abrangendo a área assistencial da saúde, administração, direito, epidemiologia e bioestatística. Todos atuam em um centro oncológico de alta complexidade, com a vivência e experiência dos desafios enfrentados em um cancer center. Os alunos também terão acesso às disciplinas e matérias do curso de Mestrado e Doutorado acadêmicos.

Corpo docente

Formado em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo em 1991. Concluiu a residência médica em Urologia em 1997 pela Irmandade da Santa Casa de São Paulo. Em 2000, recebeu o título de Mestre em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Tornou-se Doutor em Ciências (área de concentração - Urologia) em 2003 também pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Atualmente é médico assistente do Departamento de Cirurgia Pélvica do A.C.Camargo e e responsável pelo setor de urodinâmica e o ambulatório de disfunções miccionais da instituição.

Carlos Alberto Ricetto Sacomani

Possui graduação em Fonoaudiologia pela Universidade Federal de São Paulo (1988), especialização em Distúrbios da Comunicação Humana pela Universidade Federal de São Paulo (1991), mestrado em Distúrbios da Comunicação Humana (Fonoaudiologia) pela Universidade Federal de São Paulo (1994) e doutorado em Distúrbios da Comunicação Humana (Fonoaudiologia) pela Universidade Federal de São Paulo (2000). Atualmente é Fonoaudióloga do Fundação Antônio Prudente, Professor do Centro de Estudos Em Fonoaudiologia Clínica, Coordenadora do Centro de Reabilitação e Estudos Fonoaudiológicos temas: doença de Parkinson, Distúrbio de voz, Distúrbio de Deglutição.

Elisabete Carrara De Angelis

Graduado em Odontologia pela Universidade Vale do Rio Verde - Três Corações (1992), mestrado em Biologia e Patologia Buco-dental pela Faculdade de Odontologia de Piracicaba - UNICAMP (1998), doutorado em Biologia e Patologia Buco-dental pela Faculdade de Odontologia de Piracicaba - UNICAMP (2002) e Livre-docência em Patologia pela Faculdade de Odontologia de Piracicaba - UNICAMP (2006). Diretor do Departamento de Estomatologia do A.C.Camargo, professor da pós-graduação em Oncologia da Fundação Antônio Prudente e da Disciplina de Estomatologia Clinica - FOUSP. Tem experiência no atendimento odontológico a pacientes oncológicos, atuando principalmente nos seguintes temas: patologia bucal, câncer de cabeça e pescoço, efeitos colaterais da radioterapia e quimioterapia e reabilitação.

Fábio de Abreu Alves

Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Maranhão, ano de conclusão 2003, Residência Médica em Cirurgia Geral pelo Hospital Santa Marcelina-SP, com término em fevereiro 2005 e Residência Médica em Cirurgia Oncológica pela Fundação Antônio Prudente-Hospital A.C.Camargo com término em janeiro de 2007.

Seguido do Programa de Educação continuada em Cirurgia Oncológica de Cabeça e Pescoço, com término em fevereiro de 2008. Realizou aperfeiçoamento no Instituto Europeu di Oncologia-Fondazione Umberto Veronesi Milano-Itália com término em fevereiro de 2009. Mestre (2013) e Doutor em Oncologia pela Universidade de São Paulo (USP) com defesa de tese em 2020. Membro titular do Departamento de Cirurgia de Cabeça e Pescoço do A C Camargo Cancer Center desde 2009. 

Diretor Clínico A C Camargo Cancer Center 2016-2020. Pós graduação em Cirurgia Robótica em Cabeça e Pescoço pelo Albert Einstein Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa em 2020-2021. MBA Executivo em Administração: Gestão em Saúde 2021-2023. Orientador do Mestrado Profissional em Oncologia do A C Camargo Cancer Center Linhas de pesquisa: Custo efetividade em Saúde; Impacto dos protocolos institucionais nos desfechos clínicos e na racionalização dos custos; Processos que agregam valor ao paciente oncológico; Impacto da satisfação dos profissionais nos desfechos clínicos, incluindo satisfação dos pacientes.

Genival Barbosa de Carvalho

Possui graduação em Fisioterapia pelo Centro Universitário UNINOVAFAPI (2010), Pós-graduação em fisioterapia oncológica pela Fundação Antônio Prudente - A.C.Camargo Cancer Center (2011), mestrado em Fisioterapia pela Universidade Cidade de São Paulo (2013) e doutorado em Fisioterapia pela Universidade Cidade de São Paulo (2017). 

Atualmente é fisioterapeuta do Hospital A.C.Camargo Cancer Center, preceptora do curso de residência em fisioterapia do A.C.Camargo Cancer Center, docente do mestrado profissional do A.C.Camargo Cancer Center e docente do curso de medicina da Universidade Nove de Julho (Unidades curriculares: Bases morfofuncionais gerais e do aparelho locomotor, Bases morfofuncionais do aparelho cardiocirculatório, respiratório e digestório, e Bases morfofuncionais dos aparelhos renal, endócrino e reprodutor). 

Tem preferência pelas áreas de pesquisa: - Estudo clínicos e prognóstico relacionados a oncologia, hematologia, transplante de células tronco hematopoiéticas, tórax, abdome, ortopedia - Estudos de metodologia de pesquisa clínica - Desenvolvimento de ferramentas e aplicabilidade na prática clínica - Propriedades de medida de instrumentos relevantes na fisioterapia e oncologia - Prática baseada em evidências.

Genival Barbosa de Carvalho

Possui Graduação em Ciência da Computação pela Universidade Paulista (2001), Especialização em Bioinformática pelo Laboratório Nacional de Computação Científica (2003), Doutorado em Ciências pela Universidade de São Paulo (2009) e Pós Doutorado pela Rockefeller University nos EUA (2012-2014). Foi Pesquisador Associado da Rockefeller University (2014-2015) e adjunto (2015-2019) desta instituição. Atualmente é pesquisador afiliado ao Fred Hutchinson Cancer Research Center - Seattle/US e, desde 2015, é Cientista no A.C. Camargo Cancer Center, onde lidera o Laboratório de Bioinformática. Sua atuação encontra-se no desenvolvimento e aplicação de técnicas computacionais na pesquisa básica e translacional em oncologia orientada por dados e inteligência artificial.

Genival Barbosa de Carvalho

Doutor em Ciências Médicas pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, atualmente é médico infectologista do Instituto de Infectologia Emílio Ribas, diretor do Departamento de Infectologia, Coordenador do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar e Gerente de Risco do A.C.Camargo, Chefe de equipe de retaguarda de infectologia no Hospital Alemão Oswaldo Cruz. Atuando principalmente nos seguintes temas: Infecção em imunodeprimidos, infecção em pacientes oncológicos, AIDS, controle de infecção hospitalar.

Ivan Leonardo Avelino Franca e Silva

Formado em Medicina pela Faculdade Evangélica de Medicina do Paraná (Curitiba-PR), Médico Infectologista pelo Instituto de Infectologia Emilio Ribas (São Paulo-SP), e Doutor em Doenças Infecto-Parasitárias pela Faculdade de Medicina da USP (HC-FMUSP). Médico infectologista responsável pela monitorização de antimicrobianos séricos do AC Camargo Cancer Center (São Paulo-SP). Professor na Pós Graduação do AC Camargo Cancer Center (Stricto Sensu) e na Pós Graduação do Hospital Israelita Albert Einstein (Lato Sensu). Particular interesse em otimização de uso de recursos hospitalares como estudos de custo-efetividade, farmacocinética-farmacodinâmica e uso racional de antimicrobianos, e infecções neurológicas. 

Possui graduação em Medicina pela Universidade Estadual de Campinas. Residência Médica em Clínica Médica pelo Hospital de Clínicas da FCM UNICAMP e em oncologia clínica pelo A.C.Camargo. Doutorado em Clínica Médica pela FCM - UNICAMP. Atualmente é médico titular Departamento de Oncologia Clínica, vice-coordenador do Centro de Referência em Tumores Urológicos, coordenador da residência médica em oncologia clínica e membro da comissão de pós graduação do Mestrado Profissional do A.C.Camargo. Foi médico oncologista da Fundação de Desenvolvimento da UNICAMP (Hospital de Clínicas) e professor de medicina na FCM UNICAMP e PUCCAMP. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Cancerologia (Oncologia Clínica), atuando principalmente nos seguintes temas: Câncer (tratamento, diagnóstico, seguimento) com ênfase em tumores urológicos e tumores cutâneos atualmente (melanoma e não melanoma), tendo tido anteriormente também atuação em câncer de mama, ovário, pulmão e cabeça e pescoço.

Ivan Leonardo Avelino Franca e Silva

Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal Fluminense (1988), residencia medica em Oncologia Clínica pelo Instituo Nacional de Câncer (INCA) em 1996, doutorado em Oncologia pela Fundação Antônio Prudente (2002) e pós-doutorado em Farmacogenética pelo St Jude Childrens Research Hospital (EUA) em 2005. Fundou o departamento de Oncogenética do Hospital AC Camargo em 2000 e retornou ao Brasil em 2005 como pesquisador sênior do Instituto Nacional de Câncer onde foi diretor médico do Banco Nacional de Tumores e DNA (BNT-INCA), desenvolvendo sua linha de pesquisa em Oncologia Translacional. Em 2012 fundou o Serviço de Oncogenética do Hospital Erasto Gaertner, em Curitiba e foi docente do curso de Graduação do curso em Medicina da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR) e da Universidade Positivo, ambas em Curitiba PR. Desde 2020 ocupa a posição de Head da Oncogenética do AC Camargo Cancer Center, em São Paulo. Tem experiência na área de genética oncológica, com ênfase em fatores de risco e prevenção, atuando principalmente em pesquisa epidemiológica e translacional nos seguintes temas: oncogenética, susceptibilidade ao câncer, farmacogenética, banco de tumores, pesquisa clínica, oncologia de precisão e biologia dos tumores.

José Claudio Casali da Rocha

Graduado em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (1996), Residência em Cirurgia Geral na Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (1997-1998) e Residência em Cirurgia Oncológica no Fundação Antônio Prudente (A.C.Camargo, 1999 - 2001). Mestrado (2002) e Doutorado (2005) em Oncologia pela Fundação Antônio Prudente (A.C.Camargo). Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação do Hospital de Câncer de Barretos (desde 2011). Diretor Científico (2012 a 2015) e Diretor Executivo (2015 a 2018) do Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital de Câncer de Barretos. Membro titular da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa - CONEP / Ministério da Saúde (desde 2014). Atualmente é o Superintendente de Ensino do A.C.Camargo. Pesquisador CNPq nível 2.

Graduação em Medicina pela Universidade Federal de São Paulo (1968) e doutorado em Ciências Biológicas (Biologia Molecular) pela Universidade Federal de São Paulo (1974). Atualmente é professor titular sênior e aposentado da Universidade Federal de São Paulo. e participa do ensino e pesquisa no A.C.Camargo, com ênfase nas relações interinstitucionais e novos desenvolvimentos Tem particular experiência na área de Bioquímica, com ênfase em Proteínas, atuando principalmente nos temas: peptídeos e proteases. A partir de 2005 estabelece interfaces das ciências da vida, e em particular a medicina, com ciências exatas como física, química e engenharias. Esta iniciativa estabelece o conceito de convergence, considerado hoje o futuro das ciências biológicas e médicas. 

Pesquisador CNPq  - Nível: 1A . (Artigos: 556; - Índice H= 61).

Possui graduação em Enfermagem e Obstetrícia pela Universidade de Taubaté (1995), Mestrado em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de São Paulo (2014) e Doutorado em Ciências pela Universidade Federal de São Paulo (2022), pós-graduação em Administração Hospitalar pela Universidade de Ribeirão Preto (1998) e em Dermatologia em Enfermagem pela Universidade Federal de São Paulo (2003). Atualmente é coordenadora de Projetos Temáticos no A.C.Camargo Cancer Center, docente convidada da pós-graduação em enfermagem oncológica da Faculdade de Educação em Saúde - Oswaldo Cruz, integrante do Grupo de Estudo em Prática e Educação Baseadas em Evidências (GEPEBE) da Universidade Federal de São Paulo, Coordenadora da pós-graduação em enfermagem oncológica do A.C.Camargo em parceria com a UNIDERP, Integrante do Comitê de Ética e Pesquisa do A.C.Camargo Cancer Center.

Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal de Goiás (1977), mestrado em Medicina (Cirurgia de Cabeça e Pescoço) pelo Hospital Heliópolis - Unidade de Gestão Assistencial 1 (2002) e doutorado em Oncologia pela Fundação Antônio Prudente (2004). Atualmente é pesquisadora - Global Burden of Disease, pesquisadora - the concord study protocol, professora de pos graduacao da Universidade Federal de Goiás, departamento de genetica da Pontifícia Universidade Católica de Goiás, professor titular da Fundação Antônio Prudente e pesquisadora epidemiologista da Fundação Antônio Prudente. Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Epidemiologia, atuando principalmente nos seguintes temas: câncer, oncologia, epidemiologia, câncer de cabeça e pescoço e mortalidade.

Doutora em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo (USP). Mestre em Direito pela USP. Graduada em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Colaboradora, como Global Cancer Legislation and Policies Support, na Unidade de Sistemas de Saúde do St. Jude Global, iniciativa do St. Jude Children's Research Hospital/EUA. Docente permanente do Mestrado Profissional em Oncologia do A.C.Camargo Cancer Center. Professora do curso de especialização em Psiquiatria Forense do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP e de cursos de cuidados paliativos da Casa do Cuidar. Membro da coordenação do Grupo de Bioética da Aliança AMARTE, rede colaborativa em prol do desenvolvimento da oncologia pediátrica que reúne diversas instituições no Brasil e no exterior. Foi Membro Titular do Comitê de Ética em Pesquisa da Fundação Pio XII - Hospital de Amor Barretos e Pesquisadora Plena da Fundação Getulio Vargas, com financiamento da União Europeia. Cursou Bioética na Universidade de Georgetown/EUA. Interessada em Bioética, Ciências da Saúde, Educação e Políticas Públicas.

Oncologista clínica formada pela Universidade Federal de Sao Paulo (Unifesp). Fez pos graduação latu sensu no Hospital Albert Einstein, Sao Paulo; 2005 a 2007 fez um Clinical Research Fellowship, Princess Margaret Hospital, Universidade de Toronto, Canada; Doutora em medicina pela Unifesp em 2010. É autora de mais de 150 publicações em periódicos internacionais e recebeu vários prêmios relacionados a sua pesquisa (entre eles, prêmios da ASCO, grants do Canadian National Cancer Institute Research, FAPESP e CNPq). De 2010 a junho/2017 foi oncologista e pesquisadora do Grupo de Tumores Gastrointestinais e Chefe da Pesquisa Clínica do Instituto do Câncer do Estado de Sao Paulo (ICESP), Professora Adjunta de Oncologia, FMUSP, orientadora da Pós-Graduação stricto sensu em Oncologia Clínica, pela Disciplina de Radiologia e Oncologia, FMUSP. Atualmente é Diretora do Departamento de Oncologia Clinica, Líder do Centro de Referencia de Tumores Neuroendocrinos, co-Líder do Centro de Referencia de Tumores Colorretais, do A.C.Camargo Cancer conselheira do Grupo Brasileiro de Tumores Gastrointestinais (GTG). Membro dos Conselhos Cientificos da Sociedade Europeia de Tumores Neuroendocrinos (ENETS), da Sociedade Europeia de Oncologia (ESMO). Interesses: pesquisa clinica em oncologia, tumores gastrointestinais e neuroendócrinos.

Rachel Simões Pimenta Riechelmann

Pós-doutorado (2017) e Doutorado (2013) pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Mestrado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP – 2003); graduado em Biologia pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (1998). Em 2021 desempenhou a função de gestor da Coordenação Nacional de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (CNPICS) do Ministério da Saúde. Atualmente é coordenador das Práticas Integrativas e Complementares em Oncologia do A.C.Camargo Cancer Center, atuando também como docente e pesquisador associado a instituições e grupos de pesquisa, nacionais e internacionais. Experiência nos temas: Práticas Integrativas e Complementares em Oncologia, Psico-oncologia, Oncologia Integrativa, Saúde Integrativa, Espiritualidade e Saúde, Fisiologia do Comportamento e Saúde Coletiva.

Graduação em Medicina pela Faculdade de Medicina do ABC, Especialista em Radiologia e Diagnóstico por Imagem, Mestrado e Doutorado em Oncologia pelo Curso de Pós-Graduação da Fundação Antônio Prudente (A.C.Camargo). Diretor do Departamento de Imagem do A.C.Camargo, Coordenador do Programa de Pós-graduação em Oncologia da Fundação Antônio Prudente (A.C.Camargo) e Membro da Diretoria do Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem. Médico e pesquisador nos seguintes temas: Diagnóstico por Imagem, Radiologia Intervencionista e Oncologia.

Rubens Chojniak

Graduado em Medicina pela Universidade Federal do Espírito Santo (1998), obteve resdidência em Patologia (2001) e título de mestre em Patologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2002) e título de doutor em Oncologia pela Fundação Antônio Prudente (2006). Atuou de 2004 a 2009 como patologista e pesquisador no A.C. Camargo Cancer Center e como patologista e Gerente Médico de Análises Clínicas do Grupo Fleury. 

Atuou como pesquisador visitante no Memorial Sloan-Kettering Cancer Center de Nova Iorque (USA) na área da oncologia molecular mamária entre 2009 e 2011. Entre 2009 e 2016 atuou como médico patologista, professor da residência médica e pesquisador no A.C.Camargo Cancer Center em São Paulo, Brasil. Desde março de 2016 tem atuado como Diretor Médico no AC Camargo Cancer Center com o desafio a estratégia de gestão do corpo clínico, a coordenação da prática assistencial integrada de 740 profissionais em 54 especialidades, além da agenda de inovação tecnológica da instituição. Cursou MBA na área de Managing Health Care Delivery na Harvard Business School. ( 2017-2018), e MBA de Gestão em Saude no INSPER (2017-2019). 

Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Anatomia Patológica, atuando principalmente nos seguintes temas: patologia cirúrgica geral, cancer de mama, hematopatologia, biologia molecular, imunoistoquímica e tissue microarrays. Em fevereiro de 2020 assumiu como Diretor de Operações do A.C.Camargo Cancer Center, coordenando 3000 profissinais da instituição. Desde Maio de 2021 atua como Diretor Geral (CEO) do A.C.Camargo Cancer Center

Dr. Rubens Chojniak
"
Nossos alunos poderão atuar em instituições públicas ou privadas voltadas à atenção oncológica, em instituições de ensino e pesquisa, além da indústria farmacêutica, de serviços ou produtos da área de saúde
Dr. Rubens Chojniak, coordenador do Mestrado Profissional

Qual o passo a passo para admissão?

1. Inscrição

Preenchimento do formulário de inscrição de 22 de maio a 12 de julho 2024.

2. Entrevista

Os candidatos serão entrevistados online de 22 de maio até o dia 19/07/2024.

3. Matrícula

Convocação para realização de matrícula entre os dias 26 e 31/07/2024.

Criação de conta

Formulário

Protocolo

Em caso de dúvidas

Entre em contato pelo e-mail: [email protected] ou pelo telefone: (11) 2189-5098 ou 5076.

Avaliação de conteúdo

Você gostaria de avaliar esse conteúdo?
Esse conteúdo foi útil?
Gostaria de comentar algo sobre esse conteúdo?
Ao continuar você confirma ter ciência de nossa Política de Privacidade e dos respectivos Avisos de Privacidade e Proteção de Dados presentes em nosso Portal de Privacidade.
CAPTCHA
Esta pergunta é para testar se você é humano e para evitar envios de spam