Um professor de enfermagem com duas alunas

Técnico em Enfermagem

Obtenha o título de Técnico em Enfermagem em um dos maiores cancer centers da América Latina

A Escola Técnica do A.C.Camargo Cancer Center mantida pela Fundação Antônio Prudente, foi criada em 1990. Desde então foram mais de 1.159 alunos matriculados nos cursos. O programa tem como premissa atender a demanda do mercado de trabalho, qualificado e habilitando profissionais para que possam atuar com polivalência, iniciativa e ética. A formação proporcionará uma efetiva interação e integração entre ensino e prática profissional, a construção de teorias a partir das experiências práticas e científicas do modelo cancer center.

Nossa história

A Escola Técnica A.C.Camargo Cancer Center, mantida pela Fundação Antônio Prudente, foi criada em 1987. Nestes mais de 30 anos, formamos Auxiliares de Enfermagem, Técnicos em Enfermagem e Especialistas em Enfermagem Oncológica, sempre de acordo com as exigências do mercado de trabalho e as necessidades da comunidade.

Nossa Missão

Garantir a formação técnica científica para profissionais de diversas áreas, de acordo com as competências e habilidades necessárias, para desempenhar seu papel com excelência, compromisso e valor humanístico.

Objetivos do curso

1. Compreender o processo saúde/doença com determinação social, reconhecendo no mercado de trabalho a estrutura organizacional formal e informal, a cultura e política institucional, as funções e responsabilidades de cada membro da saúde, enquanto prestadores de serviço à clientela interna e externa;

2. Prestar assistência de enfermagem integral ao cliente em todos os níveis de atendimento à saúde tendo como base a fundamentação técnico-científica específica em Enfermagem, em especial em Enfermagem Oncológica, respeitando normas de segurança no trabalho e ambientais;

3. Participar como agente de transformação nos diferentes processos de trabalho da Enfermagem;

4. Realizar atividades de cunho administrativo relacionado a recursos materiais, ambientais e humanos, conhecendo a dimensão intelectual e operacional deste processo;

5. Desenvolver competências e habilidades técnico-científicas, ético-político-tecnológicas e de pesquisa necessárias para a assistência de Enfermagem especializada ao paciente/cliente oncológico dentro de seu âmbito de atuação. 

Matriz Curricular Habilitação Técnica de Nível Médio de Técnico em Enfermagem

Módulo I Componentes Curriculares Horas de
Teoria
Horas de
Estágio
Unidade I
Instrumentalizando o Cuidado
Anatomia e Fisiologia Humana aplicada à Enfermagem 64 -
Microbiologia e Parasitologia aplicada à Enfermagem 44 -
Noções  de Nutrição e Dietética aplicada à Enfermagem 16 -
Farmacologia I 76 -
Fundamentos de Enfermagem 104 145
Unidade II
Promovendo a Saúde e Aspectos Éticos
Psicologia aplicada à Enfermagem 16 -
Aspectos Éticos e Legais 20 -
Exames Diagnósticos aplicados à Enfermagem 12 -
Biossegurança 20 -
Saúde Coletiva I 40 25
Unidade III
Cuidando do Cliente nas Diversas Fases do Ciclo Vital I
Assistência de Enfermagem ao Paciente Clínico I 104 80
Assistência de Enfermagem ao Paciente Cirúrgico I 108 70
Oncologia I 16  
Assistência de Enfermagem à Saúde da  Mulher I 40 40
Assistência de Enfermagem à Criança e ao Jovem I 40 40
Urgência e Emergência 48 -
  Subtotal 768 400
  Carga Horária Total do Módulo I 1.168

 

Módulo II Componentes Curriculares Horas de
teoria
Horas de
estágio
Unidade IV
Participando do Processo de Gestão em Saúde e Promoção da Saúde
Saúde do Idoso 24 -
Farmacologia II 32 -
Saúde Coletiva II 24 25
Administração aplicada à Enfermagem 44 35
Unidade V
Cuidando do Cliente nas Diversas Fases do Ciclo Vital II
Saúde Mental 40 -
Assistência de Enfermagem do Paciente Cirúrgico  96 80
Enfermagem Centro Cirúrgico e CME 24 25
Unidade VI
Cuidando do Cliente nas Diversas Fases do Ciclo Vital III e em Situação Crítica
Assistência de Enfermagem à Saúde da Mulher II 40 -
Assistência de Enfermagem à Criança e ao Jovem II 40 -
Enfermagem Paciente Crítico 80 80
Oncologia II 36 -
  Subtotal 480 245
  Carga Horária Total do Módulo II 725
  Total Geral Módulo I + Módulo II 1.893

Sistema de avaliação

Será considerado aprovado em cada componente curricular (disciplina), o aluno que obtiver:
1. Frequência igual ou superior a 75% da carga horária total letiva (ou 100% quando for estágio supervisionado); 

2. Média Final é a média aritmética de todas as atividades avaliativas propostas em cada componente curricular (disciplina) igual ou maior que 7,0 (sete).

Com quem vou aprender?

Possui graduação em enfermagem pela Universidade Nove de Julho (2008), pós-graduação em assistência multiprofissional em oncologia pelo Centro Universitário São Camilo (2020), pós-graduação em desenho instrucional pela UniFCV Centro Universitário Cidade verde (2019), pós-graduação em docência em enfermagem pela Unyleya (2018), pós-graduação em gestão e qualidade em saúde pela Pró Saúde Assoc. Benef. de Assistência Social e Hospital (2015), pós-graduação em enfermagem em hemodinâmica e cardiologia pela Universidade Nove de Julho (2011). Possui experiência na posição de enfermeira em pediatria, pronto socorro e clínica médica cirúrgica. Atualmente é responsável técnica e docente da Escola Técnica do A.C.Camargo Cancer Center.

Possui graduação em enfermagem pela Faculdade Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2011), especialização em oncologia de média e alta complexidade pela Universidade Federal de Minas Gerais (2013), mestre pela Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (2017) e doutoranda pela Escola Paulista de Enfermagem da Universidade Federal de São Paulo. Atualmente é professora da Escola Técnica do A.C.Camargo Cancer Center, co-orientadora nos trabalhos de residência de enfermagem no A.C.Camargo Cancer Center, pesquisadora no Grupo de Pesquisa SEGTEC. Com experiência em terapia infusional, atuando principalmente nos seguintes temas: inserções de cateteres de curta e média permanência, uso de tecnologias para punções venosas, segurança em relação ao uso de dispositivos vasculares em adultos e crianças. Com experiência também em oncologia e em docência.

Enfermeiro pela Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG). especialista em oncologia pelo programa de residência multiprofissional do A.C.Camargo Cancer Center. Experiência na área de enfermagem, atuando nos seguintes temas: urgência e emergência, classificação de risco, oncologia, controle de sintomas em oncologia e cuidados paliativos. Trabalhou como enfermeiro de urgência e emergência na Santa Casa Municipal de Passos. Atualmente trabalha como Enfermeiro Educador do A.C.Camargo Cancer Center.

Funcionamento

 Segunda a sexta, das 8h às 16h
E-mail: [email protected]
Telefone: 2189-5000 ramal: 2616
Diretoria: Diretoria de Ensino Centro Sul 
Gerente de Ensino: Bernardo Rodrigues Peixoto 
Supervisora de Ensino: Juliane Aparecida Lima dos Santos 
Responsável Técnica: Eliza Costa Cijevschi
Secretária: Andreza Garcia da Silva 

Endereço
O curso será ministrado fisicamente no Ensino do A.C.Camargo Cancer Center (Rua Prof. Antônio Prudente, 211), com o suporte do ambiente virtual de aprendizagem Moodle e da plataforma de videoconferência Teams.

Avaliação de conteúdo

Você gostaria de avaliar esse conteúdo?
Esse conteúdo foi útil?
Gostaria de comentar algo sobre esse conteúdo?
Ao continuar você confirma ter ciência de nossa Política de Privacidade e dos respectivos Avisos de Privacidade e Proteção de Dados presentes em nosso Portal de Privacidade.
CAPTCHA
Esta pergunta é para testar se você é humano e para evitar envios de spam