Uma mãe e um filho com a professora da Escola Especializada

Escola Especializada Schwester Heine

A Escola Especializada Schwester Heine, completará 35 anos em 2022. Foi à primeira escola em uma instituição hospitalar privada do país. 

Carinhosamente chamada de Escolinha da Pediatria, ela se tornou referência nacional da Pedagogia Hospitalar. Professores da rede pública Municipal e Estadual da educação básica ministram as aulas, com um projeto pedagógico especialmente desenvolvido para os alunos durante o tratamento oncológico. O objetivo é valorizar a formação das crianças e dos adolescentes e também ajudá-los no retorno e reintegração ao convívio escolar. A iniciativa é desenvolvida em conjunto com as Secretarias Municipal e Estadual de Educação e abrange da educação infantil ao ensino médio.

A Escola foi fundada pela Dona Carmen Prudente, em 1987, junto com a pedagoga Maria Genoveva Vello. Atualmente, o que assegura o atendimento educacional nos hospitais são os direitos conquistados no decorrer desses anos de sua fundação como, por exemplo, a Lei Nº 13.716, de 24 de setembro de 2018, que garante o atendimento pedagógico durante o período de internação e tratamento de saúde do estudante da educação básica, em regime hospitalar, por tempo prolongado. Esse aluno tem o direito ao atendimento educacional na classe hospitalar, interligado à Educação Especial.

Dona Carmen Prudente
"
As crianças conseguiam vencer a doença, mas não conseguiriam vencer na vida sem educação
Dona Carmen Prudente

O Objetivo do atendimento Educacional para os escolares enfermos do A.C.Camargo Cancer Center 

Ser um espaço pedagógico e cultural de formação de sujeitos empoderados para o exercício da plena cidadania e da consciência crítica, no processo de desenvolvimento e de aprendizagem das crianças e jovens em tratamento contra o câncer infantojuvenil no A. C. Camargo Cancer Center, a partir da garantia da continuidade dos estudos contribuindo para seu regresso e reintegração ao convívio escolar, e valorizando o processo como um instrumento de humanização e de interação social.

Caracterização

Em 2021, realizamos 7.511 atendimentos pedagógicos entre atendimentos online e presencial, garantindo assim a continuidade dos estudos, contribuindo para o regresso e reintegração ao convívio escolar dos alunos, sempre por meio de metas traçadas com o intuito de minimizar os prejuízos acadêmicos que o tratamento pode causar, principalmente em decorrência da ausência do estudante na escola regular. 

A classe hospitalar é fundamental para o acompanhamento de crianças e adolescentes desde o início do tratamento, pois carrega consigo estratégias educacionais que englobam a educação infantil até o ensino médio. Além de propostas pedagógicas, introduzimos o lúdico, o brincar e a humanização, construindo um lugar de aprendizado para o futuro e o preparo de cidadãos que irão tornar-se agentes modificadores da sociedade.

O atendimento das crianças e jovens é realizado em diversos locais, as salas de aulas localizam-se nos dois principais ambientes de atendimento pediátrico do hospital: Internação e Ambulatório. 

Na internação, os estudantes são atendidos durante todo seu período de hospitalização. Quando a doença não permite que ele vá até o espaço físico da escola, o professor faz o atendimento no leito. 

O Ambulatório possui sala de aula para realização das atividades, que podem ser agendadas ou não. 

Além disso, as crianças e adolescentes que estão na UTI, isolados por doenças infectocontagiosas, Quimioterapia ou Emergência, tem seu atendimento garantido de acordo com suas necessidades e possibilidades, mesmo que não consigam se locomover por algum motivo, o trabalho pedagógico será realizado no leito, com o deslocamento dos docentes, para que o estudante não tenha nenhum prejuízo. 

Tendências Pedagógicas 

Algumas concepções pedagógicas que sustentam e norteiam a prática educativa e as vivências fundamentais à luz da humanização, centram-se em bases teóricas como: Howard Gardner e as múltiplas inteligências. De acordo com essa teoria o ser humano possui várias inteligências, sendo que umas pode destacar-se mais do que outras; as teorias de Henri Wallon sobre a dimensão afetiva do conhecimento e a relação dialética entre a interação com o meio físico e social e a construção do EU; os pressupostos de  Paulo Freire que consideram a realidade do aluno e traçam um percurso dialético para a aprendizagem significativa, com a pedagogia para a liberdade e a educação crítica da realidade, onde o aluno é protagonista em seu processo de construção educativa cidadã, são conceitos que permeiam nosso Projeto Pedagógico e, consequentemente, nossa prática educacional.

Avaliação de conteúdo

Você gostaria de avaliar esse conteúdo?
Esse conteúdo foi útil?
Gostaria de comentar algo sobre esse conteúdo?
Ao continuar você confirma ter ciência de nossa Política de Privacidade e dos respectivos Avisos de Privacidade e Proteção de Dados presentes em nosso Portal de Privacidade.
CAPTCHA
This question is for testing whether or not you are a human visitor and to prevent automated spam submissions.